Desloratadina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A desloratadina é um remédio antialérgico que age reduzindo os sintomas de alergia ou rinite alérgica, como coceira no nariz, espirros, nariz escorrendo ou aumento da produção de lágrima.

Além disso, a desloratadina também pode ser usada para aliviar sintomas de urticária, como coceira ou sensação de queimação na pele, e não provoca sono como outros antialérgicos.

Este medicamento pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimido ou xarope com o nome comercial Desalex, na forma de genérico com o nome desloratadina ou com os nomes similares Destadin, Deslorana ou Aleradina, por exemplo, e só deve ser usado com indicação e prescrição médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A desloratadina está indicada para aliviar os sintomas associados a rinite alérgica, como:

  • Nariz entupido ou escorrendo;
  • Coceira no nariz, nos olhos ou no céu da boca;
  • Lacrimejamento;
  • Tosse.

Além disso, a desloratadina também pode ser usada para aliviar sintomas de urticária como coceira ou sensação de queimação na pele. Saiba identificar todos os sintomas de alergia.

Qual a diferença entre loratadina e desloratadina?

A loratadina e a desloratadina são antialérgicos da classe dos anti-histamínicos, possuem as mesmas indicações e atuam da mesma forma, impedindo a ação da histamina, que é a substância que provoca os sintomas da alergia.

No entanto, elas apresentam algumas diferenças. A desloratadina é obtida a partir da loratadina, resultando num remédio que tem maior tempo de ação, o que significa que permanece mais tempo no organismo, e além disso a sua estrutura tem menos capacidade de atravessar o cérebro e provocar sonolência em relação à loratadina.

Leia também: Loratadina: para que serve e como tomar tuasaude.com/loratadina-claritin

Como tomar

A desloratadina deve ser tomada por via oral, antes ou após a alimentação, sempre no horário orientado pelo médico. No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

A forma de tomar a desloratadina varia de acordo com a apresentação, e inclui:

1. Desloratadina xarope de 0,5 mg/mL

A desloratadina xarope é vendida em frascos de 60 ou 100 mL, deve ser tomada usando o dosador que vem na embalagem e a dose depende da idade da pessoa que inclui:

  • Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL do xarope, que equivale a dose de 5 mg de desloratadina, uma vez por dia. Não tomar mais que 10 mL em 24 horas;
  • Crianças de 6 a 11 anos: 5 mL do xarope, que equivale a uma dose de 2,5 mg de desloratadina, uma vez por dia. Não dar uma dose maior do que 5 mL no período de 24 horas;
  • Crianças de 1 a 5 anos: 2,5 mL do xarope, que equivale a dose de 1,25 mg de desloratadina, uma vez por dia. Não dar uma dose maior do que 2,5 mL no período de 24 horas;
  • Bebês de 6 a 11 meses: 2 mL do xarope, que equivale a dose de 1 mg de desloratadina, uma vez por dia.

A duração do tratamento com desloratadina deve ser sempre feita de acordo com a orientação médica.

2. Desloratadina comprimido de 5 mg

A desloratadina na forma de comprimidos é encontrada em embalagem com 10 ou 30 comprimidos e deve ser tomada com um copo de água, antes ou após a alimentação e, para uma melhor ação da desloratadina, não mastigar e não partir o comprimido.

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido de 5 mg uma vez por dia.

Os comprimidos de desloratadina não devem ser utilizados por crianças com menos de 12 anos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a desloratadina incluem dor de cabeça, dor muscular, boca seca, cansaço excessivo, insônia, náuseas, vômitos ou diarreia.

Desloratadina dá sono?

A desloratadina é um remédio antialérgico que reduz a ação da histamina no corpo, mas não atua na histamina presente no cérebro e, por isso, não provoca sono como os outros antialérgicos que tem ação no sistema nervoso central, como dexclorfeniramina ou prometazina, por exemplo.

Quem não deve usar

A desloratadina não deve ser usada por crianças com menos de 6 meses de idade, por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que têm alergia à desloratadina ou loratadina.

Além disso, os comprimidos de desloratadina não devem ser usados por crianças com menos de 12 anos e a desloratadina xarope não é indicada para pessoas com diabetes pois contém açúcar na sua composição e pode causar aumento da glicemia, dificultado o controle da diabetes.