Detox corporal é um procedimento estético indicado para eliminar toxinas do corpo, reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, suavizar as celulites e auxiliar na perda de peso, por exemplo.
Esse procedimento pode ser feito utilizando várias técnicas, como esfoliação, drenagem linfática, ultrassom, argila verde e manta térmica, que juntos promovem os benefícios do detox corporal.
O detox corporal deve ser feito em clínicas de estética, por profissionais especializados, que podem indicar o número de sessões de forma individualizada, e deve fazer parte de uma dieta detox e prática de exercícios físicos para melhores resultados.
Para que serve
O detox corporal é indicado para:
- Eliminar toxinas do corpo;
- Reduzir a retenção de líquidos e o inchaço;
- Suavizar celulites;
- Reduzir a inflamação do corpo;
- Aumentar a energia;
- Aliviar a dor muscular.
Além disso, o detox corporal ajuda a reduzir medidas e a contribuir para o emagrecimento, além de promover o bem estar geral.
O detox corporal funciona?
O detox corporal por utilizar diferentes técnicas funciona ajudando a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, além de eliminar toxinas do corpo.
No entanto, para melhores resultados é importante seguir um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos.
Como é feito
O detox corporal é feito através da realização de algumas técnicas, como:
1. Esfoliação corporal
A esfoliação corporal é a primeira etapa do detox corporal e tem como objetivo remover as células mortas da pele, promover a hidratação, melhorar a textura da pele e estimular a renovação celular.
Além disso, a esfoliação corporal ajuda a penetração de produtos na pele, que também podem ser aplicados nessa etapa.
2. Drenagem linfática
A drenagem linfática é a segunda etapa do detox corporal que tem como objetivo eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo, reduzir o inchaço e a retenção de líquidos e facilitar o tratamento da celulite. Saiba como fazer uma drenagem linfática manual em casa.
3. Ultrassom estético
A terceira etapa do detox corporal é o ultrassom estético que ajuda a quebrar as células de gordura acumuladas sob a pele, além de estimular a síntese de colágeno pela pele, deixando-a com aspecto mais firme.
4. Argila verde
A argila verde é usada sobre a pele na quarta etapa do detox corporal e serve para ajudar a eliminar toxinas, promover a renovação celular, reduzir o inchaço, queimar gorduras localizadas e suavizar o aspecto da pele com celulite.
Além disso, a argila verde tem ação anti-inflamatória que ajuda a combater a dor muscular ou nas articulações.
A argila verde pode ser misturada a polpas ou extratos específicos para potencializar seus efeitos. Veja outros benefícios da argila verde.
5. Manta térmica
Após a aplicação da argila verde, a próxima etapa do detox corporal é a colocação da manta térmica.
Para isso, é colocado um filme plástico sobre a pele com a argila verde e uma toalha, e em seguida a manta térmica, que através do aquecimento da pele, potencializa os efeitos da argila verde.
Geralmente, o tempo de uso da manta térmica é de 25 minutos.
O protocolo de detox corporal, pode variar de uma clínica para outra, podendo também ter a massagem modeladora como uma das etapas do detox, e deve ser feito por profissionais especializados nesse tipo de tratamento estético. Saiba como é feita e benefícios da massagem modeladora.
Como obter melhores resultados
Para obter melhores resultados com o detox corporal é recomendado:
- Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, processados e industrializados;
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e com cafeína;
- Aumentar a ingestão de água, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia;
- Parar de fumar ou evitar o uso de cigarros;
- Reduzir o consumo de sal na alimentação, pois aumenta a retenção de líquidos;
- Dormir bem, pelo menos 8 horas por noite;
- Praticar exercícios físicos regularmente.
Além disso, pode-se fazer uma dieta detox orientada por um nutricionista, priorizando alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios. Saiba como fazer a dieta detox.
Quem não deve fazer
O detox corporal não deve ser feito por mulheres grávidas ou por pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, insuficiência renal ou que têm marcapasso.
Além disso, o detox corporal também não deve ser feito nos casos de diabetes descompensada, epilepsia, trombose, tratamento do câncer ou infecções na pele.