Diacereína é um remédio indicado para o tratamento das osteoartrites, pois possui propriedades anti-osteoartrósicas, melhorando a composição das articulações e impedindo a degradação da cartilagem, além de ter efeitos anti-inflamatório e analgésico.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de cápsulas de 50 mg, com o nome comercial Artrodar. Além disso, a diacereína também pode ser manipulada em farmácias de manipulação, conforme a receita do médico. Entenda as principais diferenças entre os remédios de farmácia e manipulados.
A diacereína deve ser usada com indicação médica e as doses e o tempo de tratamento devem ser orientados pelo médico de forma individualizada.
Para que serve
A diacereína é indicada para o tratamento da osteoartrite, artrose ou outras alterações degenerativas da articulação, já que diminui a inflamação e estimula a produção de componentes da matriz cartilaginosa, como colágeno e proteoglicanos. Além disso, tem efeito analgésico, aliviando os sintomas da doença.
Este medicamento pode ser indicado pelo médico no caso de pessoas com osteoartrite que apresentam contraindicações para o uso de remédios anti-inflamatórios esteroides ou paracetamol, como risco aumentado de sangramentos gastrointestinais ou doenças cardiovasculares.
A principal vantagem da diacereína é ter menos efeitos colaterais que os anti-inflamatórios não esteroides comumente utilizados, como irritação do estômago ou sangramentos, no entanto, pode demorar cerca de 2 a 4 semanas para fazer os efeitos pretendidos. Confira também outras opções de remédios para tratar a artrose.
Como tomar
A cápsula de diacereína deve ser tomada por via oral, inteiro, sem abrir, partir ou mastigar, e com um copo de água.
Além disso, é recomendado que a cápsula seja tomada durante uma refeição.
Diacereína 50 mg
A dose normalmente recomendada é de 1 cápsula de 50 mg de diacereína por dia, nas duas primeiras semanas.
Após esse período, a dose recomendada é de por 2 cápsulas de 50 mg por dia, durante pelo menos 6 meses.
É importante seguir as recomendações médicas e realizar o tratamento pelo tempo estabelecido pelo médico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais da diacereína são diarreia, dor abdominal, mudança da coloração da urina para um amarelo intenso ou avermelhado, cólicas intestinais e gases.
Além disso, embora seja menos comum, também podem surgir coceira, bolhas na pele ou manchas vermelhas (eczema) na pele.
A diacereína engorda?
A diacereína não engorda e não costuma ter qualquer efeito direto sobre o peso. No entanto, devido ao seu efeito colateral de diarreia, em alguns casos, a barriga pode ficar menos inchada, o que pode dar uma falsa sensação de perda de peso.
Quem não deve tomar
A diacereína não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham obstrução intestinal, doenças inflamatórias da intestino ou doença hepática grave
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à diacereína ou qualquer outro componente da fórmula.