Preparar a pele corretamente, aplicar um primer, usar uma base e passar um corretivo para manchas são algumas dicas essenciais para conseguir uma maquiagem perfeita e sem falhas.
É ainda importante atentar-se à quantidade de maquiagem aplicada ao longo do dia, pois além de promover a obstrução dos poros, o excesso de produtos na pele pode contribuir para o surgimento de espinhas e cravos. Além disso, é fundamental que o filtro solar seja aplicado a cada 3 horas, para evitar o aparecimento de manchas e atrasar o envelhecimento da pele.
É recomendado que, antes de aplicar a maquiagem no rosto, seja feito um teste de alergia no dorso da mão, para evitar irritação e vermelhidão na pele. Se a pessoa tiver a pele sensível, toda a maquiagem deve ser hipoalergênica.
Passo a passo para fazer a maquiagem
Para conseguir uma maquiagem bonita e duradoura, devem-se cumprir os seguintes passos:
1. Lavar e hidratar a pele
É importante lavar bem o rosto com água fria ou morna, antes de iniciar a maquiagem, com um sabonete neutro e adequado para cada tipo de pele e, em seguida, secar a pele com uma toalha macia e sem esfregar, não friccionando a pele. Por fim, aplicar um demaquilante com água micelar ou água termal, que é uma ótima opção para remover as impurezas da pele. Saiba mais sobre a água micelar.
Para que a maquiagem apresente uma melhor absorção na pele, deixando- a com uma textura macia e com brilho, é fundamental aplicar um sérum ou um creme hidratante natural, pelo menos, 1 vez ao dia. Confira como fazer hidratantes caseiros para o rosto.
2. Passar o primer
O primer é um produto específico que deve ser aplicado após os cuidados de hidratação, que vai ajudar a preparar a pele para receber a maquiagem. Este produto tem como função uniformizar e iluminar a pele, ajudando a fixar os produtos. Em alguns casos, pode também ajudar a controlar a oleosidade ao longo do dia.
3. Aplicar a base e o corretivo
Para dar mais luz à pele, uniformizar o tom e cobrir imperfeições, deve-se passar em todo o rosto uma base líquida, cremosa ou compacta, do tom adequado.
Para escolher o tom da base, no momento da compra, deve-se passar uma pequena quantidade na região do maxilar inferior, espalhar e optar pela cor que se funde melhor com o tom de pele. A base deve ser aplicada, uniformemente, por todo rosto até a região do pescoço, com o auxílio de um pincel ou esponja.
Já o corretivo deve ter cerca de dois tons abaixo do tom de pele, caso seja usado debaixo dos olhos, ou no mesmo tom de pele, caso seja para cobrir imperfeições e deve ser aplicado, após a base. É possível, ainda, utilizar o corretivo para iluminar alguma área do rosto que se deseja destacar, como nariz, olhos ou boca.
4. Aplicar as sombras
Para aplicar as sombras deve-se começar com uma sombra clara, cobrindo toda a pálpebra. Em seguida, deve-se aplicar uma cor ligeiramente mais escura para definir o côncavo, fazendo movimentos suaves para a direita e para a esquerda, contornando a região abaixo do osso. Pode-se escolher um tom mais escuro para o canto exterior do olho e uma cor mais clara para o canto interno, de forma a abrir e iluminar o olhar.
Para terminar, pode-se ainda passar uma cor bem clara e luminosa ou mesmo um iluminador logo abaixo da linha da sobrancelha, para iluminar e levantar o olhar.
5. Definir a sobrancelha
Para definir a sobrancelha, deve-se começar por pentear os pêlos no sentido normal do crescimento e, com um lápis (ou uma sombra do mesmo tom), preencher as falhas, também no sentido de crescimento dos pêlos. Por fim, deve-se aplicar uma máscara de sobrancelhas, para fixar os fios e dar mais volume. Saiba como ter sobrancelhas mais bonitas e mais fortes.
6. Aplicar delineador e máscara de cílios
Para terminar de maquiar os olhos, pode-se escolher usar um delineador, de preferência de cor marrom ou preta, que deve ser usado na pálpebra junto da linha dos cílios. O delineador pode ser em gel, caneta ou lápis, e em caso de gel este deve ser aplicado usando um pincel chanfrado.
Caso haja alguma dificuldade em fazer um risco fino e limpo com delineador, pode-se usar sombra preta ou marrom escura para fazer o risco, usando um pincel chanfrado. Para isso, basta molhar ligeiramente a ponta do pincel na água, em seguida na sombra que se deseja utilizar e, por fim, aplicar no olho tal como se faria com um delineador em gel. Desse modo, a sombra vai ficar bem mais compacta e o risco fica com um efeito ligeiramente esfumado.
No final, deve passar um pouco de rímel nos cílios, fazendo movimentos desde a base até às pontas.
7. Passar um pó compacto
Para fixar toda a maquiagem, deve-se passar um pó compacto em todo rosto, usando um pincel grande e macio. Este pó vai ajudar a fixar a base, dando luz e reduzindo o brilho da pele.
8. Aplicar pó bronzeador e blush
Para terminar a preparação da pele, pode-se passar um pó bronzeador na lateral da face, debaixo do queixo, pescoço e têmporas, para ajudar a definir o contorno no rosto e um blush nas maçãs do rosto, que proporciona uma pele mais saudável e bonita. Para ser mais fácil de aplicar, deve-se sorrir para o espelho para que possa identificar melhor a região das maçãs do rosto.
9. Aplicar batom
A escolha do batom deve compor a maquiagem dos olhos, ou seja, se a maquiagem dos olhos destacar muito o olhar, a cor do batom deve ser mais discreta, aproximando com a cor natural do lábio. Já se a maquiagem dos olhos for sutil, pode-se aplicar uma cor que destaque mais os lábios.
Pode-se também usar um lápis delineador nos lábios antes de passar o batom, para facilitar a sua aplicação e aumentar a durabilidade.
Dicas de maquiagem para o dia
Durante o dia, a maquiagem usada deve ser leve e não muito carregada, pois pode apresentar maiores chances de borrar e derreter. Além disso, quanto mais carregada a maquiagem for, e permanecer na pele por um longo período, maiores as chances de promover o surgimento de cravos e espinhas,
O tipo e cor da pele são outro fator importante. Mulheres morenas podem usar tons dourados, laranjas e pêssego, que vão proporcionar luminosidade, e em peles claras devem-se preferir os tons rosa e laranja claro que ajudam a dar cor ao rosto e a realçar os contornos.
Dicas de maquiagem para a noite
A maquiagem para a noite geralmente tende a ser mais elaborada que a maquiagem de dia, pois a falta de luz permite a utilização de cores mais intensas, brilhantes e escuras, que se destacam no rosto. Boas opções para usar durante a noite, são os olhos pretos esfumados que realçam o olhar com um batom nude ou rosa claro, ou os batons vermelhos que podem ser combinados com uma maquiagem nos olhos menos carregada.
Como remover a maquiagem
Para tirar a maquiagem pode-se aplicar um pouco de óleo mineral, ou o demaquilante, com o auxílio de um algodão, removendo primeiro a maquiagem da região dos olhos e da boca, e, em seguida, de toda a pele.
As loções de limpeza também ajudam a remover a maquiagem, mas no caso de peles sensíveis pode-se optar por usar uma loção caseira, que não agrida a pele. Para fazer a loção caseira, deve-se utilizar:
- 125 ml de água;
- 5 gotas de óleo de rosa mosqueta;
- 1 sachê de camomila.
Preparar o chá de camomila e deixar esfriar. Em seguida, misturar com o óleo de rosa mosqueta num recipiente limpo e aplicar na pele com o auxílio de um algodão, de forma leve e sem friccionar a pele, até remover toda a maquiagem. Essa mistura pode ser conservada na geladeira por, no máximo, 3 dias.