Dieta cetogênica: o que é, como fazer, alimentos e cardápio

Tatiana Zanin
Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
Janeiro 2022

A dieta cetogênica é um tipo de dieta caracterizada pela eliminação de quase todos os alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras boas, além de ser importante manter uma boa quantidade de proteínas na alimentação. Esse tipo de alimentação é útil para baixar de peso, já que o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia em vez dos carboidratos provenientes da alimentação.

A dieta cetogênica é indicada principalmente com o objetivo de controlar e prevenir convulsões ou crises de epilepsia, no entanto pode também ser recomendada para tratar a obesidade, diabetes do tipo 2 e, em alguns casos, câncer, já que as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos, que é o nutriente consumido em quantidades mínimas nesse tipo de dieta. Veja como é a dieta cetogênica para tratar a epilepsia ou para ajudar a tratar o câncer.

É importante que esta dieta seja sempre feita com a supervisão e orientação de um nutricionista, já que, por ser muito restritiva, é necessário fazer uma avaliação nutricional completa para saber se é possível ou não realizá-la de forma segura.

Como fazer a dieta cetogênica

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica da quantidade de carboidratos consumidos na alimentação diária, sendo indicado o consumo de 20 a 50 gramas por dia, o que corresponde a 10 a 15% das calorias totais diárias. No entanto, esta quantidade pode variar de acordo com o estado de saúde, tempo de duração da dieta e objetivos de cada pessoa.

Para compensar essa redução, é indicado aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras, como o abacate, coco, sementes, azeite de oliva, amêndoas e nozes. Além disso, a quantidade de proteínas consumidas deve corresponder à 20% da alimentação diária, sendo recomendado consumir carne, frango ou peixe no almoço e no jantar e incluir ovos e queijos nos lanches.

Quando se inicia esta dieta, o organismo passa por um período de adaptação que pode durar desde alguns dias até algumas semanas, no qual o corpo se adapta para produzir energia através da gordura, em vez dos carboidratos. Assim, é possível que nos primeiros dias surjam sintomas como cansaço excessivo e dor de cabeça, que acabam por melhorar quando o corpo está adaptado.

Outra dieta semelhante à cetogênica é a dieta low carb, no entanto, a principal diferença entre esses tipos de dieta é que na dieta cetogênica há maior consumo de gorduras para compensar a falta de carboidratos. Conheça mais sobre a dieta low carb.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre como funciona a dieta cetogênica:

Dieta cetogênica cíclica

A dieta cetogênica cíclica consiste em seguir a dieta por 5 dias consecutivos, que são seguidos por 2 dias em que é permitido consumir alimentos com carboidratos, como pão, arroz e macarrão. Esta variação permite manter a dieta por mais tempo e favorece a perda de peso, ajudando também a aumentar o fornecimento de energia para a prática de exercícios.

Apesar de haver o consumo de alimentos ricos em carboidratos nesses 2 dias, não é recomendado consumir doces, sorvetes, bolos e outras produtos ricos em açúcares.

Alimentos permitidos e proibidos

A tabela a seguir traz a lista de alimentos que pode e não se pode comer na dieta cetogênica:

PermitidosProibidos
Carnes, ovos e peixes gordos, como salmão, truta e sardinhasArroz, macarrão, milho, cereais, aveia e maisena
Embutidos como presunto, chouriço e baconFeijões, soja, ervilha, grão de bico e lentilha
Azeite de oliva, óleo e manteigaFarinha de trigo
Creme de leite, iogurtes naturais e sem açúcar, leite de coco, leite de amêndoas, nata, queijo cottage, cream cheese, queijo brie, queijo parmesão, queijo feta, queijo cheddar, queijo suíço, queijo mozarela e queijo azulPão e torradas
Amendoim, castanhas, nozes, avelãs, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim, pasta de amêndoa, pasta de castanha de cajuBatata, batata doce e banana
Frutas como morangos, amoras, framboesas, mirtilos, cerejas, abacate e cocoBolos, doces, biscoitos, chocolates, caramelo e caldas doces
Vegetais como espinafre, alface, brócolis, cebola, pepino, abobrinha, couve-flor, aspargos, chicória vermelha, couve de Bruxelas, couve, aipo e pápricaAçúcar, açúcar mascavo, sorvetes, vitaminas e edulcorantes
Sementes de linhaça, chia, girassol e gergelimChocolate em pó, produtos dietéticos e processados
Molhos como maionese e mostardaPizza, lasanha, leite de vaca
Estévia e azeitonaBebidas alcoólicas

Sempre que se consumir um alimento industrializado é muito importante observar a informação nutricional para verificar se contém carboidratos e qual a quantidade, de forma a não ultrapassar a quantidade que foi calculada para cada dia.

Opção de cardápio da dieta cetogênica

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio completo de 3 dias da dieta cetogênica:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãOvos fritos com manteiga + Queijo mozzarellaOmelete feito com 2 ovos e recheio de legumes + 1 copo de suco de morango com 1 colher de chá de sementes de linhaçaVitamina de abacate com iogurte natural e 1/2 colher de sopa de chia
Lanche da manhãAmêndoas + 3 fatias de abacateVitamina de morango com leite de coco + 5 nozes10 Framboesas + 1 colher de pasta de amendoim

Almoço/ Jantar

Salmão acompanhado de aspargos + abacate + azeiteSalada de legumes com alface, cebola e frango + 5 castanhas de caju + azeite de oliva + parmesão e sementes de gergelimAlmôndegas com macarrão de abobrinha e queijo parmesão
Lanche da tarde10 castanhas de caju + 2 colheres de sopa de lascas de coco + 10 morangosOvos fritos na manteiga + queijo de coalhoOvos mexidos com orégano e parmesão ralado

É importante ressaltar que a dieta cetogênica deve ser realizada sob orientação de um nutricionista, já que além de na consulta ser calculada os gramas de carboidrato que devem ser consumidos por dia, é feita uma orientação sobre como verificar a quantidade de carboidratos presentes nos alimentos para evitar que a quantidade diária seja ultrapassada. Além disso, por ser uma alimentação com restrições, o nutricionista pode indicar, em alguns casos, suplemento de vitaminas e minerais, como o cálcio.

Quem não deve fazer esta dieta

A dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, crianças e adolescentes, grávidas e mulheres a amamentar. Além de também precisar ser evitada por pessoas com risco aumentado de cetoacidose, como diabéticos tipo 1, diabéticos tipo 2 descontrolados, pessoas com baixo peso ou com histórico de doenças no fígado, rins ou alterações cardiovasculares, como AVC.

Essa dieta também não é indicada para pessoas com pedra na vesícula ou que estejam fazendo tratamento com medicamentos à base de cortisona. Nestes casos, a dieta cetogênica deve ser autorizada pelo médico e seguida com acompanhamento de um nutricionista.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde em Janeiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista em Janeiro de 2022.

Bibliografia

  • BOISOM, Detlev. New insights into the mechanisms of the ketogenic diet.. Curr Opin Neurol. Vol.30(2). 187-192, 2017
  • WALCZYK, Thomas; WICK, Jeannette Y. The Ketogenic Diet: Making a Comeback. The Consultant Pharmacist. Vol.32(7). 388-396, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • SANYAI Kalra et al. The Ketogenic Diet. US Endocrinology. 2. 14; 62-64, 2018
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Vídeos relacionados

  • CARDÁPIO para DIETA CETOGÊNICA

    07:43 | 560976 visualizações
  • A melhor dieta para emagrecer em 2022

    21:57 | 77716 visualizações
2.9 milhões