A dieta de 1500 calorias é um tipo de dieta com restrição de calorias que pode ser usada por pessoas que desejam emagrecer. Esta dieta diminui a ingestão de calorias diárias, o que faz com que o organismo utilize a gordura corporal como fonte de energia, promovendo, assim, o emagrecimento.
Além de diminuir a ingestão de calorias da dieta, é importante também fazer 5 a 6 refeições distribuídas ao longo do dia, que devem ser em pequenas porções e incluir de preferência alimentos saudáveis.
Antes de iniciar este tipo de dieta, é recomendado passar por uma consulta com um nutricionista, para elaborar um plano alimentar personalizado, prevenindo, assim, a carência de vitaminas e minerais importantes para a saúde e o bem estar.
Como fazer a dieta
Para fazer a dieta de 1500 calorias é recomendado fazer 5 a 6 refeições distribuídas ao longo do dia, que deverão ser em pequenas porções e priorizando alimentos saudáveis, como como frutas e vegetais frescos, leguminosas, proteínas magras, gorduras saudáveis, cereais integrais ou tubérculos. Veja alguns alimentos saudáveis para incluir na dieta.
Durante a dieta, é importante beber o mínimo de 1,5 litros de água por dia, que pode incluir chás sem açúcar, para hidratar e ajudar no controle da fome. Isto porque a água evita que o organismo confunda a sensação de fome com sede, promovendo a saciedade e controlando o apetite. Entenda como beber água pode ajudar a emagrecer.
Além disso, é recomendado também praticar atividades físicas regularmente, como musculação, natação, corrida ou dança, pelo menos 3 vezes na semana, para acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento. Conheça alguns exercícios físicos que ajudam a emagrecer.
Marque uma consulta com o nutrólogo mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para ter mais orientações sobre a dieta de 1500 calorias:
O que comer
Durante a dieta devem ser priorizados os alimentos que contêm poucas calorias e que prolongam a saciedade como:
- Frutas frescas, como morango, pêssego, pera, melão, maçã, kiwi, banana, tangerina, limão, amora, melancia, uvas, cerejas, maracujá e laranja;
- Vegetais frescos, como alface, tomate, vagem, pepino, rúcula, bertalha, espinafre, acelga, agrião, brócolis, couve-flor, abobrinha ou berinjela;
- Gorduras saudáveis, como azeite, abacate, óleo de coco, óleo de abacate, sementes de chia, linhaça ou abóbora;
- Proteínas magras, como peixes, frutos do mar, frango, ovos, tofu, ou carne bovina magra, como músculo, patinho ou alcatra;
- Leguminosas, como feijão, soja, grão de bico, lentilha ou ervilha seca;
- Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral ou milho.
Além disso, as especiarias, como canela, pimenta, cúrcuma e os chás naturais, como chá verde, chá mate, chá preto ou chá de hibisco, são ótimas opções para incluir na dieta, pois também têm poucas calorias e possuem efeito termogênico, acelerando o metabolismo e contribuindo para um emagrecimento mais rápido.
Cardápio da dieta de 1500 calorias
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para a dieta de 1500 calorias:
Este cardápio é apenas um modelo que pode variar de acordo com a idade, o estado de saúde e o gasto calórico total individual. Por isso, é aconselhado realizar uma consulta com um nutricionista para desenvolver um cardápio mais personalizado.
No exemplo do cardápio foram sinalizadas as calorias de cada refeição, que podem ser usadas como base para outras dietas com mais ou menos de 1500 calorias. Desta forma, é possível acrescentar ou retirar refeições do cardápio, de acordo com o total de calorias que se pretende atingir por dia.
O que evitar
Para evitar o excesso de calorias, é aconselhado evitar alimentos muito calóricos ou que podem aumentar o apetite, incluindo:
- Alimentos industrializados, como biscoitos de pacote, refrigerantes, nuggets, molhos e temperos prontos, fast food;
- Alimentos com alto teor de gordura, como frituras, pizza, salgadinhos ou hambúrguer;
- Embutidos, como salsicha, linguiça, lombo, presunto, apresuntado ou mortadela;
- Açúcar, presente em alimentos como, sorvete, bolos, balas ou chocolate;
- Cereais refinados, como arroz branco, pão branco ou macarrão branco.
É importante também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho ou espumantes, pois estas bebidas contêm muitas calorias, dificultando o emagrecimento.
Veja com a nossa nutricionista quais alimentos podem prejudicar o emagrecimento e devem ser evitados: