Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.
O baixo peso do feto por ter diversas causas, como problemas na placenta ou anemia, e pode levar a complicações durante a gravidez e o parto, como parto prematuro e maior risco de infecções após o nascimento.
Proteínas: carnes, ovos e leite
Os alimentos ricos em proteínas são principalmente os de origem animal, como carnes, frango, peixes, ovos, queijos, leite e iogurte natural. Eles devem ser consumidos em todas as refeições do dia e não apenas no almoço e no jantar, pois é fácil incrementar o café da manhã e os lanches com iogurtes, ovos e queijos.
As proteínas são nutrientes necessários para a formação dos órgãos e dos tecidos do corpo, além de serem as responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes no sangue da mãe e do bebê. Veja a lista completa dos alimentos ricos em proteína.
Gorduras boas: azeite, sementes e castanhas
As gorduras estão presentes em alimentos como azeite extra virgem, castanha-de-caju, castanha-do-pará, amendoim, nozes, salmão, atum, sardinha, sementes de chia e de linhaça. Esses alimentos são ricos em ômega-3 e gorduras que favorecem o crescimento corporal e o desenvolvimento do sistema nervoso e do cérebro do bebê.
Além de consumir esses alimentos, também é importante evitar o consumo de gorduras trans e gordura vegetal hidrogenada, que prejudicam o crescimento do bebê. Essas gorduras são encontradas em alimentos industrializados como biscoitos, margarinas, temperos prontos, salgadinhos, massas para bolos e comida pronta congelada.
Vitamina e minerais: frutas, verduras e grãos integrais
As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para bom funcionamento do metabolismo e desenvolvimento do feto, sendo importantes para funções como transporte de oxigênio, produção de energia e transmissão dos impulsos nervosos.
Esses nutrientes são encontrados principalmente em frutas, legumes, verduras e grãos integrais, como arroz integral, pão integral, feijão e lentilhas. Também é importante destacar que algumas vezes o obstetra ou o nutricionista pode prescrever suplementos vitamínicos durante a gestação, para complementar o aporte de nutrientes da dieta. Saiba quais as vitaminas indicadas para grávidas.
Cardápio para o bebê ganhar peso
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para favorecer o ganho de peso do bebê durante a gravidez:
Para ter um melhor controle do crescimento do feto, é importante fazer o pré-natal desde o início da gestação, fazer exames de sangue e ultrassom regularmente e ter o acompanhamento do médico obstetra.