Na dieta para hipertensão é importante priorizar o consumo de alimentos naturais, como frutas, vegetais, cereais integrais, oleaginosas, laticínios e leguminosas, porque são ricos em fibras, minerais, como o cálcio e potássio, e antioxidantes, nutrientes que melhoram a circulação do sangue, ajudando a baixar a pressão arterial.
Além disso, nessa dieta também é recomendado diminuir a ingestão de alimentos industrializados, como refrigerante e fast food, e alimentos ricos em gordura saturada, como carne vermelha, linguiça e bacon, porque podem favorecer o aumento dos níveis de sódio no organismo e facilitar a formação de placas de gordura nas artérias, causando o aumento da pressão arterial.
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, acontece quando o sangue tem dificuldade em circular nos vasos sanguíneos, fazendo com que o coração bata com mais força, o que pode levar a complicações como arritmia, derrame e insuficiência renal. Conheça todas as causas e como evitar a hipertensão.
O que comer
Os alimentos que devem ser priorizados na dieta para hipertensão são os ricos em fibras, minerais, como cálcio, magnésio e potássio, gorduras saudáveis e antioxidantes, como:
- Laticínios com pouca gordura e sem açúcar, como leite semidesnatado ou desnatado, iogurte desnatado, queijo ricota, queijo cottage e queijo Minas;
- Frutas frescas, de preferência ao natural, como uva, tangerina, abacate, morango, acerola, melancia, banana, laranja e pera;
- Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, pão integral e aveia;
- Legumes, como abóbora, pepino, tomate, cebola, alho, pimentão, inhame e cará;
- Verduras, como brócolis, agrião, rúcula, alface, repolho e radicchio;
- Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e tremoço;
- Proteínas com baixo teor de gordura, como tofu, peixe, frango, peru e ovo.
Além disso, alguns alimentos como azeite, semente de abóbora, linhaça e castanha do Pará contêm alto teor de gorduras saudáveis com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que melhoram a circulação de sangue, ajudando a baixar a pressão alta. Veja uma lista dos principais alimentos para baixar a pressão alta.
Alguns chás, como gengibre, chá verde, hibisco e valeriana possuem propriedades diuréticas, antioxidantes e relaxantes, podendo também ser usados para ajudar no controle da hipertensão. Conheça outras opções naturais para controlar a hipertensão.
Marque uma consulta com o nutricionista mais próximo para ter mais orientações sobre o que comer em caso de hipertensão:
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados na dieta para hipertensão são os ricos em gordura saturadas, como laticínios integrais e carnes gordurosas, os alimentos ricos em açúcar e sal, como:
- Alimentos embutidos, como presunto, linguiça, salsicha, mortadela, salame e bacon;
- Alimentos em conserva e enlatados, como atum, milho, azeitona, ervilha, palmito, picles e sardinha;
- Molhos e temperos prontos, como ketchup, shoyu, molho inglês, maionese, molhos de salada e mostarda;
- Alimentos ricos em gordura, como pizza, hambúrguer, biscoitos de pacote e frituras em geral;
- Carnes com alto teor de gordura, como picanha, paleta, fraldinha, cupim e costela;
- Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumante;
- Alimentos ricos em açúcar, como refrigerante, suco de caixinha, achocolatados, bolo, sorvete e geleia;
- Carnes salgadas, como carne seca, carne de sol, charque e bacalhau.
Além disso, é importante evitar laticínios com alto teor de gordura, como queijo parmesão, queijo prato, cheddar, provolone e suíço, além de iogurte integral e leite integral, porque esses alimentos favorecem o ganho de peso e o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a circulação do sangue e causando o aumento da pressão arterial.
Na dieta para combater a hipertensão é recomendado evitar adicionar o sal no preparo dos alimentos, sendo indicado substituir esse ingrediente por ervas aromáticas e especiarias, como alho, cebola, salsa, curry, cúrcuma, alecrim, orégano e manjericão.
Exemplo de cardápio para hipertensão
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para hipertensão:
Este cardápio é apenas um modelo, que pode variar de acordo com o estado de saúde, o peso atual e a idade da pessoa. Por isso, é aconselhado passar por uma consulta com um nutricionista para uma avaliação completa e o planejamento de uma dieta individualizada.
Além da dieta, é fundamental também praticar atividades físicas regularmente, como caminhada, bicicleta ou dança, pelo menos 3 vezes por semana, para evitar o ganho de peso ou auxiliar no emagrecimento, além de melhorar a circulação sanguínea, ajudando, assim, a controlar a hipertensão.