O consumo excessivo de alimentos como alho, carne e brócolis pode favorecer o cheiro forte e ruim no corpo, pois são ricos em substâncias que acabam sendo eliminadas na pele juntamente com o suor.
Por outro lado, alimentos como couve, espinafre e frutas ajudam a melhorar o metabolismo, são de fácil digestão e auxiliam na eliminação de substâncias e toxinas que podem influenciar no odor do corpo.
Alimentos que pioram o cheiro do suor
Os principais alimentos que pioram o cheiro do suor são:
- Alho, cebola e curry, pois são temperos ricos em enxofre, principal substância responsável pelo mau cheiro no corpo;
- Repolho, brócolis, couve-flor, pois são vegetais que também são ricos em enxofre;
- Carnes em excesso, pois o elevado consumo de proteínas aumenta a produção de amônia, substância que deixa o odor do suor mais forte;
- Leite e queijos em excesso, pois também são ricos em proteínas e demoram mais tempo para serem digeridos no intestino, podendo aumentar o cheiro forte no corpo.
Além disso, usar roupas feitas de tecidos sintéticos, como o poliéster, favorecem o acúmulo de umidade nas axilas e dobras do corpo, estimulando a proliferação de bactérias produtoras de substâncias com mau cheiro. A melhor opção é utilizar roupas feitas à base de algodão.
Alimentos que melhoram o cheiro
Por outro lado, alimentos como frutas e vegetais ajudam a eliminar as toxinas do corpo e melhorar o metabolismo, reduzindo a produção de suor e o mau cheiro. Além disso, também é necessário beber bastante água, para que o suor não fique muito concentrado nem com cheiro forte.
Também deve-se aumentar o consumo de alimentos como couve, espinafre, rúcula e agrião, pois são ricos em clorofila, substância que dá a cor verde aos vegetais e que tem alto poder antioxidante e desintoxicante. Veja como preparar um suco rico em clorofila.
Assista o vídeo seguinte e confira de que forma os alimentos influenciam o cheiro do suor:
CHEIRO DE SUOR: alimentação pode influenciar?
07:53 | 39.355 visualizaçõesOutras dicas para acabar com o mau cheiro
Além da alimentação, outros cuidados como evitar usar a mesma roupa duas vezes, remover os pelos das regiões que mais suam e usar desodorantes que sejam antitranspirantes e antibacterianos também ajudam bastante a reduzir o mau cheiro do corpo.
No entanto, em alguns casos o meu cheiro pode ser uma alteração no organismo chamada Bromidrose, que pode até necessitar de tratamento com laser ou cirurgia. Saiba mais sobre a Bromidrose.
Garantir que as bactérias são eliminadas das axilas é uma excelente forma de eliminar o mau cheiro dessa região.