O que é
Dissociação é a desconexão temporária da pessoa com a realidade, o que pode causar perda da memória, sensação de irrealidade, percepções distorcidas do ambiente e mudança repentina da personalidade.
A dissociação normalmente acontece devido a estresse frequente, eventos traumáticos e consumo excessivo de álcool e/ou drogas, mas também pode indicar problemas psiquiátricos, como um transtorno dissociativo. Saiba o que é o transtorno dissociativo.
Em caso de suspeita de dissociação, especialmente se os sintomas forem frequentes, é importante consultar um psiquiatra. O tratamento da dissociação depende da sua causa, e pode envolver medidas de relaxamento, psicoterapia e medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos.
Principais sintomas
Os principais sintomas de dissociação são:
- Não se lembrar de informações pessoais, como seu nome, idade, familiares próximos, história de vida e eventos que esteve presente;
- Esquecer como realizar tarefas habituais, como ler, dirigir e usar o computador;
- Descobrir evidências de ações que não se lembra ter feito, como encontrar objetos que não se lembra ter colocado na sacola de compra ou entre os seus pertences;
- Ir a lugares e esquecer-se de como chegou, podendo nestes momentos não se lembrar quem é e seus objetivos;
- Sensação de que o mundo em volta é irreal, podendo ver objetos mudando de tamanho, formato e/ou cor, perceber o ambiente como se não tivesse vida, sentir as pessoas como se fossem robôs ou que está vivendo em um sonho;
- Percepção alterada de si, como se estivesse se vendo de fora ou flutuando para longe do seu corpo;
- Agir como se fosse outra pessoa, podendo falar com vozes diferentes ou usar outros nomes;
- Dificuldade para falar sobre si, dos seus gostos, crenças ou opiniões e o tipo de pessoa que é, por exemplo.
A pessoa com dissociação pode também pode vivenciar repentinamente sensações relacionadas a traumas do passado, o que é chamado de flashback, especialmente quando percebe algo que lembra aquela situação traumática.
Além disso, esses gatilhos e flashbacks também podem provocar os sintomas de dissociação quando surgem.
Dissociação da personalidade
A dissociação da personalidade, ou transtorno dissociativo de identidade, é quando a pessoa tem 2 ou mais estados de personalidade que se alternam, podendo fazer com que não se lembre de fatos realizados ou presenciados, adote nomes diferentes e aja como se fosse outra pessoa. Entenda melhor o que é o transtorno dissociativo de identidade.
Qual médico consultar
Em caso de sintomas de dissociação, é recomendado consultar o psiquiatra, que é o médico mais indicado para avaliar estes sintomas e descartar doenças, como depressão e ansiedade, que podem causar sintomas parecidos.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o médico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Algumas vezes, o médico também pode indicar exames, como o eletroencefalograma e a dosagem de vitamina B12 e/ou hormônios da tireoide no sangue, além do acompanhamento com um psicólogo para confirmar o diagnóstico.
Possíveis causas
As principais causas de dissociação são:
- Estresse frequente;
- Consumo excessivo de álcool;
- Uso de drogas ilícitas, como maconha e ecstasy;
- Eventos traumáticos no passado;
- Transtornos psiquiátricos, como estresse pós-traumático, ansiedade, depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e transtornos dissociativos;
- Algumas práticas culturais e/ou religiosas.
Assim, a dissociação nem sempre é indicativa de um transtorno psiquiátrico e, algumas vezes, não é considerada um problema, especialmente quando causada por estresse ou relacionada a práticas culturais e religiosas.
Como é feito o tratamento
O tratamento da dissociação pode variar de acordo com a causa. Quando está associada ao estresse frequente, pode ser indicado descansar o suficiente e praticar exercícios físicos regularmente, ou diminuir o consumo de álcool, em caso de ingestão excessiva.
No caso de ser causada por transtornos dissociativos, o tratamento da dissociação pode ser feito com sessões de psicoterapia, especialmente a terapia cognitiva comportamental, e a terapia de hipnose, com o objetivo de aprender a lidar com memórias traumáticas. Veja como é feita a terapia cognitiva comportamental.
Em caso de outros transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, é importante fazer o tratamento de acordo com as orientações do médico, podendo ser indicados medicamentos, como antidepressivos e/ou ansiolíticos, para evitar a dissociação.