A diverticulose é quando existem pequenas bolsas na parede do intestino grosso, conhecidas como divertículos, que podem causar sintomas como dor no abdome, diarreia ou prisão de ventre e sangue nas fezes em algumas pessoas.
Embora não se saiba sua causa exata, acredita-se que a diverticulose seja provocada por alterações nas contrações intestinais e/ou aumento da pressão no interior do intestino, sendo mais frequente em pessoas mais velhas que comem poucas fibras e muita carne vermelha, por exemplo.
Em caso de suspeita de diverticulose, é recomendado consultar um gastroenterologista. O tratamento normalmente é feito com aumento da quantidade de fibras na alimentação e ingestão de água para melhorar o funcionamento do intestino.
Sintomas de diverticulose
Os principais sintomas de diverticulose são:
- Dor no abdome;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Sensação de inchaço na barriga;
- Sangue nas fezes.
No entanto, na maioria das pessoas a diverticulose não leva ao aparecimento de sintomas, que são mais comuns quando os divertículos ficam inflamados ou infeccionam, o que é chamado de diverticulite. Quando isso acontece, também podem surgir sintomas como febre, náusea e vômitos. Conheça mais sintomas de diverticulite.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de diverticulose normalmente é feito pelo gastroenterologista ou proctologista levando em consideração as características dos sintomas e o resultado de exames, como a colonoscopia ou enema opaco, que permitem a visualização dos divertículos no intestino.
Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o gastroenterologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Especialmente nos casos em que se suspeita de divertículos inflamados, o médico normalmente indica a tomografia computadorizada para confirmar o diagnóstico, devido ao risco complicações como perfuração intestinal durante a colonoscopia.
Possíveis causas
Acredita-se que a diverticulose seja causada por anormalidades nas contrações intestinais para transportar as fezes e/ou aumento da pressão dentro do cólon, levando sua parede a se esticar em locais onde é mais fraca, o que pode formar pequenas bolsas conhecidas como divertículos.
Além disso, a diverticulose é mais frequente em pessoas com mais de 60 anos com prisão de ventre e/ou obesidade que consomem bebidas alcoólicas em excesso, fumam e têm uma alimentação com poucas fibras e muita carne vermelha.
Como é feito o tratamento
O tratamento para diverticulose é feito principalmente com uma dieta rica em fibras, que podem ser encontradas em frutas, legumes e verduras. Além disso, o médico pode também indicar suplementos alimentares com fibras, como Metamucil, para melhorar o funcionamento intestinal.
Além disso, em caso de cólicas, o uso de antiespasmódicos e analgésicos, como Butilescopolamina e Paracetamol, pode aliviar os sintomas, devendo ser utilizados de acordo com a orientação do médico. Confira quais são as principais opções de tratamento para diverticulose.
Entretanto, se houver uma diverticulite, pode ser necessário uso de antibióticos e uma restrição da dieta, para descanso do intestino. Em casos mais graves, em que ocorrem crises recorrentes ou complicações, a cirurgia pode ser indicada e envolve a retirada da parte do intestino onde estão os divertículos. Veja mais detalhes do tratamento para diverticulite.