A doença de Blount, também chamada de tíbia vara, é caracterizada pela alteração no desenvolvimento do osso da canela, a tíbia, levando à deformação progressiva das pernas.
Como consequência da deformação, é possível observar os joelhos arqueados, dificuldade para caminhar, diferença no tamanho das pernas e dor.
O tratamento da doença de Blount é feito de acordo com a idade da pessoa e com o grau de deformação da perna, sendo recomendado, nos casos mais graves, a realização de cirurgia sob anestesia geral seguida de sessões de fisioterapia.
Principais sintomas
Os principais sintomas da doença de Blount são:
- Joelhos arqueados, devido à deformação de um ou dos dois joelhos;
- Dificuldade para caminhar;
- Diferença no tamanho das pernas;
- Dor, principalmente em adolescentes.
Diferentemente do joelho varo, a doença de Blount é progressiva, ou seja, a curvatura das pernas pode aumentar com a evolução do tempo e não ocorre a reestruturação com o crescimento, coisa que pode acontecer no joelho varo. Entenda o que é o joelho varo e como é feito o tratamento.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da doença de Blount é feito pelo ortopedista pediátrico por meio de exames clínicos e físicos. Além disso, normalmente é solicitada a realização de raio-x das pernas e do joelho com o objetivo de verificar o alinhamento entre a tíbia e o fêmur.
Consulte o médico mais próximo para avaliar a possibilidade da doença de Blount:
Classificação da doença de Blount
A doença de Blount pode ser classificada de acordo com a idade em que é observada e os fatores associados à sua ocorrência em:
- Infantil, quando se observa em ambas as pernas de crianças entre 1 e 3 anos, sendo mais relacionada à marcha precoce;
- Tardia, quando se observa em uma das pernas de crianças entre 4 e 10 anos ou de adolescentes, sendo mais relacionada ao sobrepeso.
É importante que a doença seja devidamente identificada pelo médico para que o tratamento mais adequado possa ser iniciado.
Possíveis causas
A ocorrência da doença de Blount normalmente está relacionada a fatores genéticos e, principalmente, ao sobrepeso das crianças e ao fato de começaram a andar antes do primeiro ano de vida.
Não se sabe ao certo quais fatores genéticos estão associados à ocorrência da doença, no entanto é comprovado que a obesidade infantil está associada à doença devido ao aumento da pressão sobre a região do osso responsável pelo crescimento.
A doença de Blount pode acontecer tanto em crianças quanto em adolescentes, sendo mais frequente em crianças com descendência africana.
Como é feito o tratamento
O tratamento da doença de Blount é feito de acordo com a idade da pessoa e da evolução da doença, sendo recomendado pelo ortopedista. Em crianças, o tratamento pode ser feito por meio de fisioterapia e uso de órteses, que são equipamentos utilizados para auxiliar o movimento do joelho e impedir que haja mais deformação.
No entanto, no caso de adolescentes ou quando a doença já está muito evoluída, é indicada realização de cirurgia, que é feita sob anestesia geral e consiste em cortar a extremidade da tíbia, realinhando-o e a deixando no lugar correto por meio de placas e parafusos. Após a cirurgia é recomenda a realização de fisioterapia para reabilitação do joelho.
Caso a doença não seja tratada de imediato ou da maneira correta, a doença de Blount pode levar à dificuldade para andar e à artrite degenerativa do joelho, que é uma doença caracterizada pelo enrijecimento da articulação do joelho que pode levar à dificuldade de realizar movimentos e sensação de fraqueza no joelho.