10 sintomas de doença de chagas (e o que fazer)

Os sintomas de doença de chagas incluem febre, dor de cabeça, mal-estar, chagoma, que é uma lesão parecida com um furúnculo na pele, e sinal de Romaña, que é um inchaço das pálpebras dos olhos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A doença de chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que pode ser transmitido através do contato com as fezes do inseto barbeiro infectado, da ingestão de alimentos contaminados com o parasita ou pela transmissão de mulheres infectadas para os bebês, durante a gravidez ou o parto.

Leia também: Doença de Chagas: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/doenca-de-chagas

Na presença de sintomas indicativos da doença de chagas, é importante consultar o clínico geral ou infectologista, para que seja feita uma avaliação completa e, se necessário, indicado o tratamento adequado, que é feito com o uso dos medicamentos antiparasitários benznidazol ou nifurtimox.

Médico escrevendo anotações em uma folha

Sintomas de doença de chagas

Os principais sintomas da doença de chagas são:

  1. Febre persistente;
  2. Dor de cabeça;
  3. Fraqueza excessiva;
  4. Pernas e rosto inchados;
  5. Chagoma, que é uma lesão dolorosa e avermelhada, parecida com um furúnculo na pele;
  6. Sinal de Romaña, que é o inchaço das pálpebras dos olhos;
  7. Diarreia;
  8. Náuseas e vômitos;
  9. Perda do apetite;
  10. Dor no corpo.

Na fase aguda da doença de chagas, que dura cerca de 2 meses após a infecção, a pessoa pode apresentar ou não os sintomas.

No entanto, quando a fase aguda não é tratada, a pessoa pode evoluir para a fase crônica dessa infecção, que pode durar décadas ou a vida toda, favorecendo o surgimento de problemas, como aumento do coração, insuficiência cardíaca, parada cardíaca, aumento do esôfago, fígado, baço ou cólon.

Como saber se tem doença de chagas

Para saber se tem a doença de chagas, deve-se consultar o clínico geral ou infectologista, que irá avaliar os sintomas e sinais apresentados pela pessoa, e outros fatores como hábitos alimentares e lugares que visitou, por exemplo.

Se deseja confirmar o risco de doença de chagas, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O médico também solicita exames de sangue, como o hemograma, PCR e pesquisa do parasita no sangue, como gota espessa e esfregaço sanguíneo corado pelo Giemsa. Além disso, o médico pode também solicitar exames de imagem, como ultrassonografia abdominal, radiografia de tórax e ecocardiograma.

O que fazer em caso da doença de chagas

O tratamento da doença de chagas é feito com o medicamento benznidazol e varia conforme a idade e o peso da pessoa:

  • Adultos: 5 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 1 a 3 vezes ao dia, por 60 dias, ou 300 mg por dia, divididos de 2 a 3 vezes ao dia, pelo máximo de 80 dias;
  • Crianças e adolescentes: de 5 a 10 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 vezes ao dia, por 60 dias.

Quando o medicamento benznidazol não é bem tolerado, o médico poderá indicar o antiparasitário nifurtimox. Geralmente a dosagem recomendada do nifurtimox é de 10 mg por kg de peso corporal por dia, para adultos, e 15 mg por kg de peso corporal por dia, para crianças e adolescentes, divididos em 3 vezes ao dia, por 60 dias.

A doença de chagas tem cura?

A doença de chagas tem cura quando o tratamento é iniciado logo no início desta infecção, na fase aguda.

No entanto, na fase crônica da infecção, a doença de chagas não tem cura, mas o tratamento ajuda a evitar ou impedir a progressão da doença e inibir a  transmissão da infecção da mãe para filho.