Doença de Paget é um distúrbio do crescimento do osso, caracterizado pela destruição do tecido ósseo, que volta a formar-se a seguir mais fraco, amolecido e expandido, causando sintomas como dor ou deformidade no osso, ou fraturas frequentes.
Essa doença normalmente é identificada em exames de imagem para outras condições de saúde, sendo mais comum em pessoas com histórico familiar da doença de Paget, afetando principalmente os ossos do quadril, crânio ou coluna.
O tratamento da doença de Paget do osso, também conhecida como osteíte deformante, é feito pelo ortopedista e normalmente envolve uso de remédios, fisioterapia e/ou cirurgia.
Sintomas de doença de Paget do osso
Os principais sintomas de doença de Paget do osso são:
- Dor nos ossos, principalmente nas pernas;
- Deformidade e dor nas articulações;
- Pernas arqueadas ou coluna encurvada ou "corcunda";
- Deformidade do crânio e da mandíbula;
- Dor de cabeça ou enxaqueca;
- Fraturas ósseas frequentes;
- Perda da audição, causada pelo aumento dos ossos do crânio.
Os sintomas da doença de Paget do osso variam de acordo com o osso afetado, sendo mais comum de acontecer nos ossos da coluna, crânio, quadril ou fêmur na perna.
Geralmente, a doença de Paget não causa qualquer sintoma, sendo identificada em exames de imagem para investigar outra condição.
No caso do surgimento de sintomas, deve-se consultar o ortopedista para que a doença de Paget seja diagnosticada e indicado o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da doença de Paget do osso é feita pelo ortopedista através da avaliação dos sintomas e exames físico, de imagem e laboratoriais.
Marque uma consulta com o ortopedista na região mais próxima de você:
Desta forma, o médico pode indicar a realização de raio X ou cintilografia óssea, por exemplo, para avaliar as características do osso afetado. Entenda como é feita a cintilografia óssea.
Além disso, devem ser solicitados exames laboratoriais, como níveis de fosfatase alcalina, cálcio e fosfato no sangue, além do marcador ósseo N-telopeptídeo.
Normalmente esses exames apresentam valores de cálcio e fosfato normais e fosfatase alcalina e N-telopeptídeo elevados.
Possíveis causas
A causa exata da doença de Paget do osso ainda não é completamente conhecida, mas sabe-se que ocorre devido a um desequilíbrio entre a formação e a degradação do osso, por células ósseas, como osteoblastos e osteoclastos mais ativas.
Isso resulta em uma maior degradação do osso, que quando se forma é estruturalmente maior porém mais fraco e com muita calcificação, resultando nos sintomas.
Quem tem maior risco
Alguns fatores podem aumentar o risco de doença de Paget do osso, como:
- Idade, sendo mais frequente após os 50 anos;
- Gênero, sendo mais comum em homens do que mulheres;
- Fatores genéticos;
- Histórico familiar de doença de Paget do osso.
Além disso, a doença de Paget pode estar relacionada a uma infecção viral latente, isso porque já foram encontrados, em alguns casos, paramixovírus nos ossos afetados.
Leia também: Doença de Paget da mama: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/doenca-de-paget-da-mamaTratamento para a doença de Paget
O tratamento para doença de Paget deve ser feito com orientação do ortopedista e varia de acordo com a gravidade dos sintomas.
Os principais tratamentos para doença de Paget do osso são:
1. Uso de remédios
O uso de remédios para doença de Paget do osso tem como objetivo prevenir a degradação do osso e consequentemente sua formação alterada.
Assim, os principais remédios para doença de Paget do osso são os bifosfonatos, como alendronato ou risedronato na forma de comprimidos, ou pamidronato, ácido zoledrônico ou neridronato aplicados na veia.
Leia também: Pamidronato: para que serve e como usar tuasaude.com/pamidronato-o-que-eCaso a pessoa não tolere o tratamento com bifosfonatos, o médico pode indicar o uso da calcitonina, que é aplicada diretamente no músculo.
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor.
2. Acompanhamento médico regular
O acompanhamento médico regular é indicado a cada 3 meses para que o ortopedista possa avaliar se os medicamentos estão fazendo efeito ou se precisam ser trocados.
Quando a pessoa encontra-se mais estável, o acompanhamento pode ser feito a cada 6 meses ou a cada ano e deve se manter por toda a vida porque a doença não tem cura e pode causar deformidades graves.
3. Fisioterapia
A fisioterapia para doença de Paget do osso é indicada pelo ortopedista e feita pelo fisioterapeuta com exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, para evitar quedas e fraturas, uma vez que o equilíbrio também é estimulado.
Além disso, o fisioterapeuta pode usar aparelhos, como ondas curtas, infravermelho, ultrassom e TENS, para aliviar os sintomas.
O fisioterapeuta também pode indicar a realização de exercícios físicos e o uso de muletas ou andadores para facilitar a caminhada e diminuir o risco de quedas, em alguns casos.
4. Alimentação
A alimentação para doença de Paget do osso deve ser orientada pelo nutricionista, já que é necessário aumentar o consumo de cálcio e vitamina D, para melhorar a saúde óssea, como leite, queijos, iogurte, peixes, ovos e mariscos.
Esses alimentos devem ser consumidos diariamente, devendo-se escolher de preferência produtos lácteos desnatados, para evitar o excesso de gordura na alimentação.
Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de suplementos de cálcio e vitamina D.
Veja no vídeo a seguir mais dicas para tornar os ossos mais fortes e evitar os sinais e sintomas da doença de Paget:
Ossos Fortes Sempre | Tati & Marcelle | Como tratar osteopenia e osteoporose
09:05 | 206.087 visualizações5. Cirurgia
A cirurgia para doença de Paget do osso pode ser indicada pelo ortopedista para realinhar os ossos, corrigir fraturas ou reduzir a compressão dos nervos.
Além disso, a cirurgia pode ser recomendada para substituir a articulação afetada, trocando-a por uma prótese e após este procedimento é necessário retornar à fisioterapia.
Leia também: Como acelerar a recuperação após prótese de quadril tuasaude.com/como-acelerar-a-recuperacao-apos-protese-de-quadrilPossíveis complicações
As principais complicações da doença de Paget do osso são:
- Osteoartrite;
- Vertigem ou zumbido nos ouvidos;
- Síndrome da cauda equina;
- Compressão do nervo craniano;
- Insuficiência cardíaca;
- Osteopetrose.
Além disso a doença de Paget do osso pode aumentar o risco de desenvolvimento de osteossarcoma, que é um tipo de câncer no osso.
Leia também: Osteossarcoma: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/osteossarcoma