O que é:
A doença de Still é uma artrite inflamatória que pode causar sintomas como dor, inchaço e rigidez em articulações como pulsos, joelhos e tornozelos, febre alta, manchas avermelhadas na pele e dor muscular.
Esta artrite também é conhecida como artrite idiopática sistêmica juvenil e a sua causa ainda não é completamente conhecida, mas se acredita ser causada por uma reação anormal do sistema imunológico.
Em caso de suspeita de doença de Still, é recomendado consultar o reumatologista. O tratamento pode envolver medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, corticoides e imunossupressores, para controlar a inflamação e aliviar os sintomas.
Principais sintomas
Os principais sintomas da doença de Still são:
- Febre alta;
- Manchas avermelhadas na pele que não coçam;
- Dor, inchaço e/ou rigidez nas articulações;
- Inchaço de ínguas no corpo;
- Dor muscular;
- Dor de garganta.
Normalmente, as manchas surgem no tronco, pescoço e raiz dos braços ou pernas durante os momentos de febre e desaparecem à medida que a temperatura volta ao normal. Além disso, a dor é mais comum em articulações dos pulsos, joelhos e tornozelos.
Quando grave, a doença de Still pode levar à destruição das articulações devido à inflamação, que também pode afetar órgãos internos, como do coração, resultando em pericardite, por exemplo, que é a inflamação da membrana que reveste o coração. Confira o que é pericardite e os sintomas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da doença de Still normalmente é feito pelo reumatologista levando em consideração os sintomas e resultados de exames de sangue como hemograma, dosagem de enzimas hepáticas e pesquisa de anticorpos específicos.
Caso deseje marcar uma consulta, pode encontrar o reumatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Algumas vezes, o médico também pode indicar exames de imagem, como o raio X ou ressonância magnética, para avaliar as articulações e identificar possíveis alterações.
Possíveis causas
A causa da doença de Still ainda não é completamente conhecida. No entanto, acredita-se que seja causada por uma reação anormal do sistema imunológico a uma infecção viral ou bacteriana, por exemplo, em pessoas com predisposição genética.
Como é feito o tratamento
O tratamento da doença de Still é feito com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno ou naproxeno, e corticoides, de acordo com a orientação do médico, para controlar os sintomas e evitar que a doença piore.
Algumas vezes, também podem ser indicados medicamentos imunossupressores, como o metotrexato, anakinra, infliximab ou tocilizumab, especialmente quando o controle da doença é difícil sem o uso de corticoides.
Além disso, nos casos mais graves, o médico pode indicar a pulsoterapia, que é feita com a pessoa internada no hospital e injeção de corticoides diretamente na veia para controlar a inflamação.
Cuidados com a alimentação
Para complementar o tratamento da doença de Still orientado pelo médico, é recomendado adotar uma alimentação balanceada e evitar o consumo de açúcar ou alimentos muito processados, como enlatados, salgados e produtos de conserva, que podem favorecer a inflamação. Veja como fazer uma alimentação anti-inflamatória.