10 doenças de pele comuns (e o que fazer)

Algumas doenças de pele comuns são dermatite atópica, micose, sarna e psoríase, que podem causar sintomas como vermelhidão, inchaço, coceira, ressecamento e sensação de queimação no local.

Já as doenças de pele causadas por infecções, como catapora e furúnculo, também podem causar aumento da temperatura local, dor, bolhas, crostas na pele e febre. Conheça outros tipos de infecção na pele.

Na presença de sintomas indicativos de doenças na pele, é importante consultar o dermatologista para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento, que pode incluir remédios orais, pomadas, shampoos e cirurgia.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1
Foto de doenças de pele

Tipos de doenças de pele

Os principais tipos de doenças de pele são:

1. Dermatite atópica

A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é uma doença de pele que pode afetar as dobras dos braços e joelhos, bochechas e junto às orelhas dos bebês, ou pescoço, mãos e pés dos adultos.

Alguns sintomas causados pela dermatite atópica são vermelhidão, inchaço e coceira na pele, ressecamento, placas, bolhas e feridas, que podem surgir ao coçar. Conheça todos os sintomas de dermatite atópica.

O que fazer: em caso de suspeita, é aconselhado consultar o dermatologista, que poderá recomendar o uso de pomadas anti-inflamatórias ou imunossupressoras, como betametasona, dexametasona e tacrolimo.

É importante também evitar o uso de produtos químicos com cor e aromas, não tomar banho com água quente e evitar tomar mais de um banho por dia.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dermatite seborreica

Outra doença de pele comum é a dermatite seborreica, uma condição que pode causar vermelhidão, manchas e descamação na pele, no couro cabeludo, lados do nariz, orelhas, barba, pálpebras, sobrancelhas e peito.

A dermatite seborreica, também conhecida como seborreia, caspa, psoríase seborreica ou eczema seborreico, é mais comum em bebês nos primeiros meses de vida, mas também pode surgir em adultos.

O que fazer: após a confirmação dessa condição, o dermatologista pode indicar o uso de corticoides na forma de shampoos ou pomadas.

O médico pode prescrever também pomadas com antifúngicos ou cremes e loções com imunossupressores, que ajudam a eliminar o fungo causador dessa condição ou diminuir a inflamação da pele.

Leia também: Dermatite seborreica: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-dermatite-seborreica

3. Micose

A micose é uma doença de pele comum provocada por fungos, causando coceira, vermelhidão e descamação da pele ou rachaduras entre os dedos dos pés, podendo surgir em qualquer parte do corpo.

Conforme a região do corpo onde o fungo se desenvolve, a micose pode ser classificada em impingem, candidíase, frieira, micose de unha e pano branco, por exemplo.

O que fazer: na presença de sintomas indicativos de micose, é aconselhado consultar o dermatologista para fazer uma avaliação completa e confirmar o diagnóstico.

O tratamento dessa condição pode ser feito com o uso de pomadas antifúngicas, comprimidos orais, como fluconazol e itraconazol ou shampoos, como cetoconazol ou ciclopirox olamina. Veja como é o tratamento da micose de pele.

4. Psoríase

A psoríase é uma doença de pele inflamatória que causa sintomas como placas ou manchas vermelhas na pele, coceira, queimação, pele ressecada ou rachada, principalmente nos braços, cotovelos, mãos, pernas e couro cabeludo.

A causa exata da psoríase ainda não é totalmente conhecida, entretanto, é influenciada por fatores como predisposição genética, estresse, uso de remédios e queimadura solar, por exemplo.

O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo dermatologista, que pode recomendar comprimidos, injeção ou pomadas com corticoides, imunossupressores, hidrocortisona, tacrolimo, metotrexato e ciclosporina, por exemplo.

5. Rosácea

A rosácea é uma doença de pele que causa inflamação e sintomas como vermelhidão, pele mais grossa, sensação de calor ou queimação na pele e pequenos vasos, principalmente nas bochechas e no nariz.

O que fazer: em caso de suspeita de rosácea, é recomendado consultar o dermatologista para fazer uma avaliação completa e confirmar o diagnóstico.

O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, como brimonidina, metronidazol ou ivermectina na forma de pomada ou creme, ou ainda a doxiciclina em comprimidos.

Além disso, é recomendado também evitar a exposição solar, o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de cosméticos.

6. Furúnculo

O furúnculo é uma doença de pele que atinge a raiz do pelo, as glândulas sebáceas e os tecidos ao redor, causando sintomas como caroço com pus, vermelhidão, aumento da temperatura local, sensibilidade ao toque e dor.

Essa infecção é causada principalmente pelo Staphylococcus aureus, uma bactéria encontrada naturalmente nas mucosas. Confira mais sobre a infecção na pele.

O que fazer: o médico poderá indicar a aplicação de compressas mornas sobre o furúnculo, por cerca de 10 minutos e limpar a pele com com água morna e sabonete neutro ou antibacteriano, de 2 a 3 vezes por dia.

O dermatologista também poderá indicar o uso de antibióticos ou analgésicos orais ou pomadas contendo antibióticos.

7. Sarna

A sarna é uma doença de pele infecciosa causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, que provoca coceira intensa na pele que piora à noite, pequenas bolhas vermelhas e linhas brancas na pele.

O que fazer: caso a sarna seja confirmada, o dermatologista pode recomendar o uso de cremes ou loções, como permetrina e crotamiton, ou ivermectina na forma de comprimidos orais.

Durante o tratamento é importante também manter a higiene corporal adequada e lavar todas as roupas com água quente.

8. Melasma

O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas marrons ou cinza-azuladas na pele, no rosto ou em outras partes do corpo, como braços ou pescoço.

Essa doença de pele é mais frequente em mulheres, principalmente durante a gravidez. O melasma também pode surgir devido ao uso de anticoncepcionais, predisposição genética e exposição à luz ultravioleta ou visível.

O que fazer: o dermatologista poderá prescrever cremes clareadores, como hidroquinona ou tretinoína, ou ainda pode recomendar a realização de tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento.

É importante também passar protetor solar com fator mínimo de 30 FPS diariamente, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados, e evitar a exposição ao sol durante o tratamento.

Leia também: Peeling: o que é, para que serve, tipos, como é feito e riscos tuasaude.com/peeling

9. Catapora

A catapora é uma doença de pele infecciosa causada pelo vírus varicela-zóster, que provoca sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, bolhas contendo líquido, coceira intensa e crostas na pele, e febre.

O que fazer: o clínico geral ou pediatra pode indicar o uso de medicamentos como paracetamol e dipirona para aliviar a febre, e antialérgicos para aliviar a coceira.

Além disso, o médico também pode indicar pomadas, cremes ou loções, como Povidine, antialérgico ou clorexidina nas bolhas, para evitar infecção, aliviar a coceira e facilitar a cicatrização.

10. Câncer de pele

O câncer de pele é uma doença que pode causar sintomas e sinais como pintas, manchas transparentes, vermelhas, castanhas ou multicoloridas ou lesões elevadas na pele, que podem coçar, ter crosta e sangrar.

O que fazer: na presença de sintomas indicativos de câncer de pele, é aconselhado consultar o dermatologista para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado.

Conforme o tipo e gravidade dessa condição, o tratamento pode ser feito com cirurgia, sessões de quimioterapia e/ou radioterapia, imunoterapia ou terapia fotodinâmica.

Doenças de pele sexualmente transmissíveis

As doenças de pele que podem ocorrer como resultado de doenças sexualmente transmissíveis são:

  • Condilomas acuminado;
  • Linfogranuloma venéreo;
  • HPV;
  • Sífilis;
  • Herpes genital;
  • Donovanose;
  • Tricomoníase;
  • Eritroplasia de Queyrat.

É importante que, se você notar qualquer alteração incomum nas áreas genitais, consulte um clínico geral ou dermatologista para que seja feito um diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado.

Doenças de pele causadas por estresse

Algumas doenças de pele que podem ser causadas ou agravadas por estresse incluem a rosácea, a psoríase, a dermatite seborreica e a dermatite atópica.

Assim como o estresse, a ansiedade também pode favorecer o surgimento ou a piora de algumas doenças de pele.

Leia também: Ansiedade: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/ansiedade

Doenças de pele que coçam

Algumas doenças de pele que coçam incluem:

  • Catapora;
  • Micose;
  • Sarna
  • Urticária;
  • Dermatite atópica.

Outras doenças de pele que também coçam são a sarna, a dermatite seborreica, a dermatite de contato e a disidrose.

Leia também: Doenças de pele que coçam: 17 causas (e o que fazer) tuasaude.com/doencas-de-pele-que-cocam

Doenças de pele causadas por fungos

As doenças de pele que podem ser causadas por fungos são a dermatite seborreica e a micose, como impingem, candidíase, frieira, micose de unha e pano branco.

Leia também: 10 doenças causadas por fungos: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-causadas-por-fungos

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar

08:27 | 648.996 visualizações

PSORÍASE | Tratamentos Caseiros

05:00 | 706.386 visualizações