As doenças de pele que coçam, como dermatites, urticária, psoríase, micose, pitiríase, sarna ou impingem, podem provocar coceira em todo o corpo ou em regiões específicas, como couro cabeludo, pés, peito, braços ou pernas, por exemplo.
Além da coceira, essas doenças de pele podem ter outros sintomas associados, como manchas branca, rosada ou vermelha, descamação, bolhas ou sensação de queimação.
Leia também: 10 doenças de pele comuns (e o que fazer) tuasaude.com/doencas-de-peleO tratamento das doenças de pele que coçam é feito pelo dermatologista e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de remédios ou cuidados diários com a pele.
![Imagem ilustrativa número 1](https://image.tuasaude.com/media/article/ue/ib/doencas-de-pele-que-cocam_72696.jpg?width=686&height=487)
17 doenças de pele que coçam
As principais doenças de pele que coçam são:
1. Dermatite de contato
A dermatite de contato é uma doença de pele que coça, além de causar outros sintomas como vermelhidão na pele, descamação ou pequenas bolinhas com ou sem líquido, na região afetada.
Essa doença de pele é causada por uma reação inflamatória na pele pelo contato com substâncias irritantes, como cosméticos, detergente, perfume, bijuterias ou tecido da roupa.
O que fazer: ao surgirem os sintomas, deve-se lavar a pele afetada com água e sabão e consultar o dermatologista que pode indicar o uso de pomadas corticoides para aliviar os sintomas.
Além disso, deve-se evitar o contato novamente com a substância irritante, de forma a prevenir novas crises.
2. Micose na pele
A micose de pele é uma doença de pele que coça causada por fungos e pode se desenvolver em qualquer parte do corpo. Veja outras causas de coceira no corpo.
Além da coceira na pele, outros sintomas são manchas ou placas brancas na pele, unha amarelada ou esbranquiçada, ou rachaduras entre os dedos dos pés. Veja todos os sintomas de micose de pele.
O que fazer: deve-se consultar o dermatologista para identificar o tipo de micose de pele e assim indicar o melhor tratamento que é feito com o uso de antifúngicos na forma de pomadas, comprimidos ou esmalte medicamentoso.
Leia também: Tratamento para micose de pele: pomadas, shampoos e esmaltes tuasaude.com/tratamento-para-micose3. Piolhos
Os piolhos são causados por parasitas como Pediculus humanus capitis que afeta o couro cabeludo, Pediculus humanus humanus que afeta qualquer parte do corpo ou Pthirus pubis ou "chato" que afeta a região genital.
Essa doença de pele que coça, chamada pediculose, causa bastante desconforto devido a coceira intensa, além de causar vermelhidão e irritação na pele ou feridas pelo ato de coçar.
O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista e envolve o uso de shampoos, loções ou até comprimidos antiparasitários, o que varia de acordo com a região do corpo afetada.
Leia também: 4 dicas para acabar (de vez!) com piolhos tuasaude.com/4-dicas-para-acabar-com-piolho4. Urticária
A urticária é um tipo de alergia na pele, que causa sintomas como coceira intensa, vermelhidão, descamação ou sensação de ardor ou queimação na pele.
Essa doença de pele que coça pode ser causada por picadas de inseto, medicamentos, alergias a alimentos, tecido da roupa, pólen, látex, suor, ou variações de temperatura, como calor ou frio extremo, por exemplo.
O que fazer: deve-se consultar o dermatologista que pode indicar fazer o teste de alergia para identificar as substâncias que causam os sintomas. Entenda como é feito o teste de alergia.
Além disso, o médico pode indicar o tratamento com remédios antialérgicos, imunossupressores ou terapia biológica, de acordo com a causa da urticária.
Leia também: Tratamento para urticária: 6 principais opções tuasaude.com/tratamento-para-urticaria5. Dermatite atópica
A dermatite atópica é uma doença de pele que coça, causando também outros sintomas como pequenas bolinhas na pele, vermelhidão ou inchaço.
Essa doença de pele que coça pode surgir devido uma alteração genética que afeta a barreira de proteção da pele, aumentando o risco de inflamação, ressecamento ou até infecções, e pode afetar adultos, crianças ou bebês. Veja outras causas de dermatite atópica.
O que fazer: deve-se fazer o tratamento com o uso de remédios na forma de pomadas, comprimidos ou injeção, indicados pelo dermatologista de acordo com a gravidade dos sintomas.
Leia também: 7 pomadas para dermatite atópica (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-dermatite-atopicaAlém disso, deve-se ter cuidados diários com a pele, como evitar tomar banhos muito quentes e aplicar hidratante na pele diariamente.
6. Psoríase
A psoríase é uma doença inflamatória da pele que provoca sintomas como sensação de coceira nas mãos, braços, cotovelos, pernas e couro cabeludo.
Além disso, essa doença de pele que coça também pode provocar o surgimento de manchas vermelhas e ressecadas, leve queimação e/ou dor.
O que fazer: o tratamento que deve ser indicado pelo dermatologista ajuda a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, incluindo o uso de pomadas corticoides, a realização da fototerapia e uma dieta adequada. Conheça todos os tratamentos indicados para a psoríase.
Leia também: Remédios para psoríase: pomadas e comprimidos tuasaude.com/remedio-para-psoriase7. Sarna
A sarna humana é uma doença de pele que coça, também conhecida por escabiose, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei.
Além da coceira intensa na pele, que piora à noite, outros sintomas são bolhas vermelhas na pele, vermelhidão, inchaço ou linhas brancas na pele, que surgem principalmente em regiões de dobra de pele.
A sarna humana pode ser transmitida através do contato direto com a pele ou roupas de pessoas infectadas com sarna.
O que fazer: o tratamento normalmente é feito com o uso de remédios, como permetrina ou benzoíla, indicados pelo dermatologista.
Além disso, deve-se lavar em água quente todas as roupas, lençóis ou toalhas que tenham estado em contato direto com a pele.
8. Impingem
A impingem é um tipo de micose de pele causada por fungos presentes na pele podendo afetar qualquer parte do corpo como pés, virilha, axilas do tronco, pescoço, couro cabeludo ou unhas, por exemplo.
Essa doença pode causar o surgimento de manchas vermelhas na pele que descamam e podem coçar, ou descolamento da unha. Saiba identificar os sintomas da impingem.
O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista e normalmente envolve o uso de cremes e pomadas antifúngicas para eliminar o excesso de fungo na pele e aliviar os sintomas.
Leia também: Pomadas para os 10 problemas de pele mais comuns tuasaude.com/pomadas-para-problemas-de-pele9. Pitiríase
A pitiríase é uma doença de pele que coça e causa outros sintomas como manchas brancas, vermelhas ou rosas na pele, ressecamento, descamação e bolhas.
Leia também: Bolhas na pele: 9 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/bolhas-na-peleEssa doença pode ser causada por fungos, vírus, bactérias, parasitas ou ainda pode surgir devido a uma reação inflamatória a medicamentos.
O que fazer: deve-se fazer o tratamento indicado pelo dermatologista de acordo com o tipo de pitiríase e sua causa.
Assim, o tratamento pode envolver o uso de sabonetes, cremes ou pomadas antifúngicos, e medicamentos orais, como antibióticos, corticoides ou anti-histamínicos, por exemplo.
Leia também: Pitiríase: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/pitiriase10. Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é uma doença de pele que coça e provoca descamação e aparecimento de manchas vermelhas na pele, sendo muito comum no couro cabeludo.
A causa dessa doença de pele que coça não é completamente conhecida, mas estar relacionada com a produção aumentada de sebo no couro cabeludo e infecção causada por fungos.
O que fazer: o tratamento pode ser feito com shampoos anticaspa, que geralmente contêm antifúngicos, e ingredientes que esfoliam a pele e aceleram a renovação celular, indicados pelo dermatologista.
Leia também: Tratamento para dermatite seborreica: shampoos e pomadas tuasaude.com/dermatite-seborreica11. Líquen plano
O líquen plano é uma inflamação da pele ou mucosas que causa coceira intensa, placas vermelhas ou arroxeadas, bolhas ou feridas e inchaço no local afetado.
Essa doença de pele que coça pode afetar qualquer parte do corpo como região genital, tórax, costas, braços, pernas, rosto, pescoço, couro cabeludo ou boca, por exemplo.
Não é conhecida uma causa para este problema, mas geralmente desaparece sozinho após algumas semanas, podendo voltar a surgir várias vezes ao longo do tempo.
O que fazer: o tratamento ajuda apenas a reduzir os sintomas e, na maior parte dos casos, é feito com o uso de corticoides em forma de pomadas ou cremes indicados pelo dermatologista.
No entanto, o médico também pode receitar o uso de um anti-histamínico, especialmente se existir coceira intensa.
Leia também: Tratamento para líquen plano: pomadas e remédios caseiros tuasaude.com/tratamento-para-liquen-plano12. Herpes
A herpes é uma infecção na pele ou mucosas causada pelos vírus Herpes simplex ou varicela-zóster.
Essa doença de pele que coça, além de coceira causa sintomas como vermelhidão e pequenas bolhas com líquido transparente e dolorosas na pele.
A infecção pelo Herpes simplex é mais comum nos lábios, chamada herpes labial, ou na região genital, conhecida como herpes genital. Saiba identificar os sintomas da herpes genital.
Já a varicela zoster, pode causar herpes zoster e afetar principalmente na região do tórax e da barriga.
O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista com o uso de antivirais na forma de comprimidos e/ou pomadas antivirais, pois evitam a multiplicação do vírus, permitindo a cicatrização da pele, além de evitar controlar o aparecimento de outras bolhas e feridas.
Leia também: Bolhas com líquido transparente na pele: 14 causas (e como tratar) tuasaude.com/bolhas-com-liquido-transparente-na-pele13. Catapora
A catapora é uma doença de pele que coça causada pelo vírus varicela-zóster, sendo mais comum na infância, mas também pode afetar adultos de todas as idades.
Além da coceira na pele, essa infecção provoca o surgimento de pequenas bolhas que podem conter líquido e pintinhas vermelhas na pele em todo o corpo.
O que fazer: é recomendado fazer repouso e usar remédios indicados pelo dermatologista ou pediatra, como analgésicos, antitérmicos ou antialérgicos para aliviar os sintomas.
Além disso, deve-se evitar contato com outras pessoas porque a catapora é altamente contagiosa, podendo passar de uma pessoa para outra através do contato direto com o líquido das bolhas ou com gotículas de saliva, tosse ou espirro.
Leia também: Infecção na pele: 16 tipos (e o que fazer) tuasaude.com/infeccao-cutanea14. Brotoeja
A brotoeja é uma doença de pele que coça que surge devido a uma resposta do corpo ao excesso de calor e suor
Outros sintomas da brotoeja são aparecimento de carocinhos vermelhos na pele que coçam e ardem, sendo mais frequente no rosto, pescoço, costas, peito e coxas.
Como tratar: não existe um tratamento específico para a brotoeja. No entanto, o dermatologista pode recomendar alguns cuidados, como tomar banho de água morna/fria e usar um sabonete neutro, sem fragrâncias ou corantes, por exemplo.
Leia também: 7 remédios caseiros para brotoeja (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-brotoeja15. Micose fungoide
A micose fungoide, ou linfoma cutâneo das células T, é um tipo de câncer de pele que provoca coceira na pele, descamação e manchas vermelhas, rosadas ou amarronzadas na pele.
Essa doença de pele que coça é mais comum em pessoas com mais de 50 anos e do sexo masculino, mas também pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade.
O que fazer: o tratamento é feito com uso de pomadas, como corticoides ou imiquimode, radioterapia ou quimioterapia, indicados pelo dermatologista, hematologista ou oncologista.
Leia também: 5 tipos de câncer de pele: como identificar e o que fazer (com fotos) tuasaude.com/tipos-de-cancer-de-pele16. Molusco contagioso
O molusco contagioso é uma infecção na pele causada pelo vírus Poxvirus, que pode provocar coceira pequenas manchas ou bolinhas da cor da pele ou rosadas, que surgem em aglomerados e não causam dor.
Essa doença de pele que coça é mais comum em crianças, podendo afetar qualquer parte do corpo, com exceção das palmas das mãos e das plantas dos pés.
O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo dermatologista, podendo ser recomendado o uso de pomadas ou a realização de crioterapia ou laser, em alguns casos. Saiba mais sobre o tratamento do molusco contagioso.
17. Disidrose
A disidrose é uma doença de pele que coça, além de levar à formação de pequenas bolhas na pele, principalmente na palma das mãos, nas laterais dos dedos ou na sola dos pés.
A causa exata da disidrose não é conhecida, no entanto, é mais frequente durante o verão, podendo também estar relacionada com as alergias de pele, umidade excessiva dos pés ou mãos, ou aumento do estresse físico ou emocional, por exemplo.
O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista que pode indicar a aplicação de compressas frias no local, uso de hidratantes ou antialérgicos ou corticoides tópicos.
Além disso, deve-se evitar o contato com substâncias alergênicas.
Leia também: Remédios para disidrose: pomadas, comprimidos e opções caseiras tuasaude.com/remedio-caseiro-para-disidrose