Dor ao ejacular: o que pode ser (e o que fazer)

A dor ao ejacular é um sintoma que pode ser causado por condições como cistite, uretrite, prostatite ou por infecções sexualmente transmissíveis, como tricomoníase e clamídia.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A dor ao ejacular pode surgir na glande do pênis, testículos, períneo, região pélvica ou abdominal, podendo também ser acompanhada de outros sintomas, como corrimento, coceira na região genital e dor ao urinar, por exemplo.

Na presença de dor ao ejacular, é aconselhado consultar o urologista ou clínico geral, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento correto, podendo incluir o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e, em alguns casos, a cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Causas de dor ao ejacular

As possíveis causas de dor ao ejacular são:

1. Cistite

A cistite é uma infecção e inflamação da bexiga que pode provocar dor ao ejacular, vontade frequente de urinar, dor durante as relações sexuais e febre baixa.

Esse tipo de infecção geralmente é causada pela Escherichia coli, uma bactéria que é encontrada naturalmente no intestino e trato urinário, mas que pode se multiplicar e migrar até à bexiga.

O que fazer: o médico pode indicar o uso de antissépticos, como cystex, e de antibióticos como ciprofloxacino ou amoxicilina. Conheça outros remédios indicados para a cistite.

O tratamento da cistite também pode ser complementado com remédios caseiros, como chá de dente de leão e chá de hibisco.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Uretrite

A uretrite é uma infecção urinária provocada por bactérias transmitidas durante a relação sexual, como Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, por exemplo.

Essa infecção pode causar sintomas e sinais como dor ao ejacular, secreção amarelo-esverdeada, branca ou com sangue, coceira na região genital e dor ao urinar. Conheça todos os sintomas da uretrite.

O que fazer: o tratamento varia conforme a causa dessa condição e normalmente é feito com o uso de antibióticos, como azitromicina, doxiciclina e ceftriaxona, de acordo com a indicação do médico.

3. Prostatite

A dor ao ejacular é um dos sintomas da prostatite, uma inflamação da próstata que leva a um aumento do seu tamanho, podendo causar também dor ao urinar, febre e urina escura, por exemplo.

O que fazer: o urologista pode indicar o uso de antibióticos na forma de comprimidos ou, em casos mais graves, medicamentos que são administrados diretamente na veia, no hospital.

Além disso, o médico pode também prescrever analgésicos e anti-inflamatórios ou bloqueadores alfa, para aliviar os sintomas.

Leia também: Prostatite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/prostatite

4. Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia prostática benigna, ou hiperplasia benigna da próstata, é caracterizada pelo aumento da próstata causando sintomas como vontade frequente para urinar, dor ao ejacular e dificuldade para esvaziar completamente a bexiga.

O que fazer: o tratamento dessa condição geralmente é feito com o uso de medicamentos como tansulosina, finasterida ou tadalafila, que facilitam o ato de urinar, reduzem o tamanho da próstata e aliviam os sintomas.

Entretanto, quando os tratamentos anteriores não melhoram essa condição, o médico pode recomendar a realização de uma cirurgia para retirar o "miolo" da próstata, podendo ser feita por laparoscopia ou de forma clássica, com um corte na barriga.

5. Infecções sexualmente transmissíveis

Infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia e tricomoníase, podem causar dor ao ejacular e urinar, corrimento que pode ter cheiro, coceira, dor pélvica ou abdominal.

O que fazer: para tratar a clamídia, o médico pode prescrever antibióticos, como azitromicina ou doxiciclina. O tratamento também deve ser feito pelo(a) parceiro(a).

Já o tratamento da tricomoníase pode ser feito com metronidazol na forma de comprimidos ou pomada, ou ainda tinidazol em comprimidos, conforme a dosagem e o tempo indicado pelo médico.

6. Câncer de próstata

A dor ao ejacular é um dos possíveis sintomas de câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o tumor maligno da próstata, que também pode causar dificuldade para urinar, sensação constante de bexiga cheia e dor ao urinar, por exemplo.

O que fazer: a cirurgia para retirar a próstata é um dos tratamentos que podem ser indicados pelo médico. O médico também pode recomendar sessões de radioterapia, para complementar o tratamento cirúrgico.

Já a quimioterapia é outro tipo de tratamento que pode ser indicado em casos mais avançados de câncer de próstata.

Leia também: Câncer de próstata: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-de-prostata

7. Efeitos colaterais de medicamentos

Medicamentos antidepressivos, como desipramina, clomipramina, protriptilina, amoxapina, fluoxetina e venlafaxina, podem causar dor ao ejacular como um dos efeitos colaterais.

Além disso, a dor ao ejacular também pode ser um dos efeitos colaterais de medicamentos relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina.

O que fazer: é recomendado consultar o médico que prescreveu esses medicamentos, para avaliar a possibilidade de ajustar a dosagem ou até mesmo mudar para outro tipo de medicamento.

8. Cirurgias

A vasectomia é uma cirurgia, que embora seja rara, pode causar dor ao ejacular, afetando geralmente o escroto.

Além disso, a cirurgia para hérnia inguinal, especialmente quando feita com o uso de tela de polipropileno, pode provocar danos permanentes ao nervo, vaso deferência e cordão espermático, causando dor ao ejacular.

O que fazer: em casos de vasectomia, o médico pode recomendar o uso de anti-inflamatórios não esteroides, antibióticos ou agentes neurotrópicos. Se o tratamento com medicamentos não resultar, o médico pode indicar a cirurgia de reversão de vasectomia, epididimectomia ou denervação microcirúrgica do cordão espermático.

Já no caso da cirurgia de hérnia inguinal, o médico geralmente recomenda uma cirurgia para retirar a tela, para liberar o cordão espermático ou neurectomia.

9. Epididimite

A dor ao ejacular é um dos possíveis sintomas de epididimite, que é a inflamação do epidídimo, um pequeno ducto que liga o canal deferente ao testículo, e que é responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides.

A epididimite também pode causar inchaço do escroto e dor na região genital principalmente ao caminhar ou movimentar a região. Conheça todos os sintomas da epididimite.

O que fazer: o urologista poderá recomendar o uso de anti-inflamatórios e analgésicos como Ibuprofeno ou paracetamol, e antibióticos, como doxiciclina, ciprofloxacino ou ceftriaxona.

Para aliviar os sintomas, é aconselhado também repousar, evitar pegar muito peso e fazer compressas com gelo na região.

10. Obstrução do ducto ejaculatório

A obstrução do ducto ejaculatório é uma condição rara que pode ser causada por malformações congênitas, pedras, fibrose após prostatite ou vesiculite seminal, ou cicatrizes de cirurgia prostática.

Essa condição pode causar sintomas como dor ao ejacular, ejaculação reduzida ou ausente, infertilidade, sangue no esperma e dor na região pélvica.

O que fazer: os tratamentos indicados pelo médico podem incluir a cirurgia de retirada dos ductos ejaculatórios ou a vesiculoscopia seminal, que é uma cirurgia indicada para retirar as pedras da glândula vesícula seminal.

Vídeos relacionados

Prevenção e tratamento do CÂNCER DE PRÓSTATA

05:38 | 1.972 visualizações

Os sintomas de INFECÇÃO URINÁRIA que não pode ignorar

07:32 | 18.185 visualizações

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

14:11 | 200.621 visualizações