Para aliviar a dor de barriga na gravidez pode-se tomar chá de camomila, analgésicos, como paracetamol, probióticos ou até antibióticos receitados pelo obstetra, pois ajudam a reduzir a diarreia, que muitas vezes é acompanhada de dor de barriga na gravidez.
A dor de barriga na gravidez pode ter várias causas que vão desde uma infecção intestinal até as verdadeiras contrações do trabalho de parto. Por isso, é importante estar atenta aos sintomas que acompanham a dor de barriga, como diarreia, prisão de ventre ou excesso de gases. Veja as principais causas de dor de barriga na gravidez.
A indicação dos remédios depende da causa da dor de barriga e, por isso, é recomendado consultar o obstetra ou um clínico geral, para realizar exames, e assim, indicar o tratamento mais adequado que não afete o desenvolvimento do bebê.
O que tomar para dor de barriga na gravidez
Algumas opções do que tomar para aliviar a dor de barriga na gravidez são:
1. Paracetamol
O paracetamol é um analgésico que pode ser usado para dor de barriga na gravidez, pois ajuda a aliviar a dor ou o desconforto abdominal.
No entanto, embora seja vendido sem necessidade de apresentação de receita médica, é importante tomar o paracetamol somente se indicado pelo obstetra de forma a garantir o uso seguro e a dose correta durante a gravidez. Saiba como tomar o paracetamol na gravidez.
2. Probióticos
Os probióticos contendo Lactobacillus spp. ou Saccharomyces spp. podem ser indicados pelo obstetra nos casos de dor de barriga na gravidez causada por gastroenterite.
Esses probióticos ajudam a reequilibrar a microbiota intestinal, promovendo o alívio da diarreia. Conheça mais sobre os probióticos.
Um exemplo de probiótico que pode ser usado na gravidez é o Floratil e tomado somente se indicado pelo obstetra.
3. Amoxicilina
A amoxicilina pode ser indicada para dor de barriga na gravidez, causada por gastroenterite bacteriana, pois ajuda a eliminar as bactérias que estão causando diarreia.
A dose e o tipo de antibiótico depende do diagnóstico do obstetra e se a mulher possui algum tipo de alergia.
A diarreia durante a gravidez deve ser tratada com muito cuidado e sempre com orientação médica, pois alguns remédios podem atravessar a placenta e chegar até o bebê. Veja como usar a amoxicilina na gravidez.
Os remédios antidiarreicos não são recomendados na gravidez, pois além de poderem afetar o bebê, podem impedir a liberação de microrganismos nas fezes, agravando uma possível infecção.
4. Soluções de reidratação oral
As soluções de reidratação oral ou o soro caseiro podem ser usados durante a gravidez para evitar a desidratação causada pela diarreia e/ou vômitos, pois repõem água e sais minerais. Confira todos os sintomas de desidratação.
Nos casos de desidratação grave, pode ser indicado pelo obstetra o internamento hospitalar para receber soro na veia.
5. Chá de camomila
Uma boa opção de remédio caseiro para dor de barriga na gravidez é o chá de camomila, feito com a planta medicinal Matricaria recutita, pois possui ação anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante.
Para fazer o chá de camomila, deve-se adicionar 3 colheres (de chá) de flores secas de camomila em 1 xícara de água fervente, tampar, deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber o chá.
Este chá pode ser tomado até 3 vezes ao dia, ou em pequenas quantidades ao longo do dia, e também após um episódio de diarreia, pois ajuda a manter o corpo hidratado.
É importante verificar o tipo de camomila utilizado, pois existem dois tipos, sendo que o chá de camomila preparado com a espécie Matricaria recutita, pode ser usado com segurança na gravidez. No entanto, a camomila romana da espécie Chamaemelum nobile não deve ser tomada durante a gestação pois pode causar contração uterina.
Cuidados no caso de diarreia na gravidez
No caso de diarreia na gravidez, alguns cuidados são importantes para ajudar a tratar mais rapidamente e aliviar as cólicas abdominais, como:
- Beber bastantes líquidos, como água, água de coco, soro caseiro ou sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Consumir alimentos de fácil digestão, como frutas cozidas e sem casca, ou purê de legumes;
- Consumir alimentos cozidos ou grelhados, como arroz, macarrão ou frango cozido, e evitar frituras;
- Comer em pequenas quantidades, várias vezes ao dia;
- Evitar alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas com casca, gérmen de trigo, leguminosas e frutas secas;
- Evitar consumir alimentos embutidos, leite e derivados, chocolate, bolos, molhos ou doces, pois estimulam o intestino e são de difícil digestão. Confira um cardápio de 3 dias do que comer para diarréia.
Geralmente, a diarreia na gravidez não prejudica o bebê, apenas nos casos em que é causada por uma infecção intestinal grave, e nesse caso, a mulher deve ser tratada com internamento hospitalar.
Nos casos mais simples, quando a diarreia ocorre devido a nervosismo ou porque se ingeriu alimentos impróprios para consumo, não afeta o bebê, mas deve-se ter os cuidados para evitar a desidratação. Saiba identificar os sintomas de desidratação.
Assista o vídeo a seguir com dica de como fazer o soro caseiro corretamente para evitar a desidratação:
COMO FAZER SORO CASEIRO
02:34 | 3.010.382 visualizaçõesQuando ir ao médico
É importante consultar o obstetra ou ir ao hospital nos casos de dor abdominal ou cólicas muito fortes e intensas, pois podem ser confundidas com as contrações do parto. Saiba identificar os sinais das contrações do parto.
Além disso, deve-se procurar ajuda médica no caso de surgimento de sintomas como vômitos, febre acima de 38º ou fezes com sangue.