Dor de cabeça e enjoo: o que pode ser (e como aliviar)

Dor de cabeça e enjoo são sintomas que podem indicar condições como enxaqueca, pressão alta, acidente vascular cerebral, gravidez, dengue, labirintite ou até mesmo gravidez.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

De acordo com a causa de dor de cabeça e enjoo, esses sintomas também podem ser acompanhados de vômitos, mal-estar, visão embaçada, tontura e zumbido no ouvido, por exemplo.

Quando a dor de cabeça e enjoo são frequentes, é recomendado consultar o clínico geral. Entretanto, se surgirem sintomas como confusão mental, alteração da fala, visão embaçada ou febre, é recomendado procurar um atendimento médico de emergência, para identificar a causa exata e iniciar o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser dor de cabeça e enjoo

As possíveis causas de dor de cabeça e enjoo são:

1. Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça moderada a intensa e latejante, que pode ser acompanhada de enjoo, vômitos, mal-estar, formigamento no corpo e sensibilidade à luz.

Como aliviar: o tratamento pode ser feito com o uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos, antieméticos e corticoides, que devem ser prescritos pelo médico, como paracetamol, metoclopramida e prednisona.

Além disso, é recomendado também repousar em um local escuro, utilizar técnicas de relaxamento, como meditação, ioga e massagem. Conheça todos os tratamentos para enxaqueca.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Pressão alta

Dor de cabeça forte e enjoo são um dos possíveis sintomas da pressão alta, que é uma doença crônica caracterizada por níveis de pressão arterial persistentemente acima de 140 x 90 milímetros de mercúrio (mmHg), medida em consultório médico.

No entanto, a pressão alta geralmente não provoca sintomas, podendo surgir principalmente quando a pressão é muito superior à normal. Conheça todos os possíveis sintomas de pressão alta.

Como aliviar: o uso de medicamentos anti-hipertensivos, como captopril, espironolactona e atenolol, podem ser prescritos pelo médico para controlar a pressão arterial.

É importante também manter uma alimentação saudável e pobre em sal, açúcar e gorduras, e praticar exercícios físicos regularmente.

Alguns chás, como de cavalinha, hibisco e capim-limão, também podem ser usados para ajudar a complementar o tratamento da pressão alta, conforme a orientação do médico.

Leia também: Chás para Pressão Alta: 8 melhores opções (e como preparar) tuasaude.com/cha-para-pressao-alta

3. Acidente vascular cerebral

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma condição grave em que ocorre a interrupção ou diminuição do fornecimento de sangue e oxigênio para o cérebro, causando dor de cabeça repentina e enjoo, paralisia e boca torta e rosto assimétrico.

Além disso, o AVC também pode causar confusão mental, dificuldade para falar com clareza e visão embaçada ou dupla.

Como aliviar: na presença dos sintomas de AVC deve-se ir imediatamente ao hospital ou chamar uma ambulância, por ser uma condição grave e que precisa ser tratada o mais rápido possível.

O tratamento é feito no hospital e inclui a administração de medicamentos anti-hipertensivos, anticoagulantes ou antifibrinolíticos.

O médico também pode fazer um cateterismo cerebral, trombólise, cirurgia ou terapia hemostática, um tratamento que é indicado para corrigir problemas na coagulação do sangue através do uso de vitamina K, plasma congelado e transfusão de plaquetas.

4. Gravidez

Dor de cabeça, enjoo e tontura, são alguns dos sintomas comuns durante o primeiro semestre de gravidez, devido às alterações hormonais comuns desse período e aumento do fluxo sanguíneo no corpo.

Outros sintomas que também podem surgir no início da gravidez são cansaço, sono excessivo, sensibilidade nas mamas, dor na parte de baixo das costas e aversão a cheiros fortes.

Como aliviar: algumas para aliviar esses sintomas de gravidez incluem repousar em ambiente tranquilo e arejado, beber água e aplicar uma compressa de água fria na testa ou na nuca.

Além disso, fazer refeições leves e em pouca quantidade, com alimentos de fácil digestão, como vegetais cozidos ou refogados, carnes brancas e frutas frescas, e evitando frituras, alimentos engordurados, comidas apimentadas ou muito condimentadas.

Leia também: 14 primeiros sintomas de gravidez (semana a semana) tuasaude.com/10-primeiros-sintomas-de-gravidez

5. Dengue

A dengue é uma doença causada por um vírus que pode provocar sintomas como dor de cabeça e enjoo, febre alta, dor no corpo, manchas vermelhas na pele e, em alguns casos, dor no abdome, sonolência ou sangramentos.

Como aliviar: o tratamento é feito com o uso de medicamentos antitérmicos, analgésicos e/ou antieméticos, indicados pelo médico para aliviar os sintomas. É importante também fazer repouso e beber bastantes líquidos para ajudar a eliminar o vírus naturalmente.

Já em casos mais graves, o tratamento pode ser feito no hospital, podendo envolver a injeção de soro diretamente na veia e/ou transfusões de sangue ou plaquetas, por exemplo. Entenda como é o tratamento para a dengue.

6. Labirintite

Dor de cabeça e enjoo são alguns dos sintomas que podem surgir na labirintite. Outros sintomas que também comuns da labirintite são tontura ou vertigem, perda do equilíbrio, zumbido no ouvido e perda da audição.

A labirintite é uma inflamação que afeta o labirinto, uma região do ouvido responsável pela audição e equilíbrio, podendo ser causada por infecções virais ou bacterianas, diabetes ou fatores emocionais como estresse e ansiedade, por exemplo.

Como aliviar: o tratamento indicado pelo otorrinolaringologista ou neurologista, pode ser feito com o uso de remédios como flunarizina, dimenidrinato ou dicloridrato de betaistina, que ajudam a aliviar os sintomas dessa condição.

O médico também pode indicar a realização de sessões de fisioterapia para tratar a labirintite, conhecida como terapia de reabilitação vestibular, que ajudam a aliviar sintomas como tontura e problemas de equilíbrio.

7. Hipoglicemia

A hipoglicemia acontece quando os níveis de açúcar no sangue estão mais baixos que o normal, causando sintomas como dor de cabeça e enjoo, além de fome, tremores, cansaço, confusão mental e desmaio.

A hipoglicemia pode ser causada principalmente pelo uso excessivo de medicamentos para controle da diabetes, ou ainda por situações como jejum prolongado e consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

Como aliviar: para aliviar a hipoglicemia é recomendado ingerir de 15 g a 30 g de carboidratos simples, como uma colher (de sopa) de açúcar diluída em água, uma colher (de sopa) de mel, 150ml de refrigerante comum ou suco de laranja integral, por exemplo.

Em seguida, deve-se aguardar 15 minutos, verificar novamente a glicemia e, se continuar baixa, repetir o tratamento anterior. Se o nível de açúcar não melhorar, deve-se ir rapidamente ao hospital ou chamar uma ambulância.

O médico também pode indicar o uso do hormônio glucagon para pessoas com glicose baixa moderada ou grave, que é quando o nível de glicose está abaixo de 54 mg/dL ou a pessoa apresenta alterações cognitivas.

Leia também: Hipoglicemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/tratamento-para-hipoglicemia

8. Ressaca

A ressaca é caracterizada por sintomas como dor de cabeça forte, enjoo e dor nos olhos, além de mal-estar geral, sede excessiva, dor no corpo e dor de estômago. Conheça melhor os sintomas de ressaca.

Os sintomas da ressaca geralmente surgem no dia seguinte à ingestão de bebidas alcoólicas, devido a uma intoxicação no fígado que aumenta a sua atividade para eliminar o excesso de álcool do sangue.

Como aliviar: algumas dicas, como beber bastante água, fazer uma alimentação saudável, beber sucos de frutas e dormir bem, ajudam a aliviar a ressaca.

Além disso, o uso de remédios para a ressaca, como ibuprofeno, metoclopramida e silimarina, também podem ser indicados pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas mais rápido.

Leia também: Melhores remédios para combater a ressaca: de farmácia e caseiros tuasaude.com/remedio-para-ressaca

9. Estresse e ansiedade

Dor de cabeça, enjoo e diarreia, são possíveis sintomas de estresse e ansiedade, uma condição que pode ser causada por fatores como problemas no trabalho ou de saúde, luto, gravidez, traumas, problemas financeiros, por exemplo.

Outros sintomas de estresse e ansiedade podem incluir respiração ofegante, aumento dos batimentos do coração, tremores, tontura, impaciência e alteração do apetite.

Como aliviar: o médico pode recomendar o uso de medicamentos como sertralina, paroxetina e propranolol, para ajudar a aliviar esses sintomas.

Além disso, sessões de psicoterapia indicadas pelo médico e mudanças no estilo de vida, como praticar atividades físicas, ter boas noites de sono e manter uma alimentação saudável, também ajudam a combater o estresse e a ansiedade.

Leia também: Estresse ou ansiedade: qual a diferença? tuasaude.com/stress-e-ansiedade

10. Tumor cerebral

O tumor cerebral é uma condição que surge devido ao crescimento de células anormais no cérebro ou nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo causar dor de cabeça e enjoo, visão embaçada e convulsões.

As causas do tumor cerebral não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que ocorrem devido a mutações genéticas no DNA das células, fazendo com que se multipliquem de forma desordenada.

Como aliviar: o tratamento varia conforme o tamanho, o tipo, o grau e a localização do tumor, onde o médico pode indicar a realização de uma cirurgia para retirar o tumor.

A radioterapia, a quimioterapia e a terapia alvo também são tratamentos que podem ser feitos de forma isolada ou combinados com a cirurgia. Conheça mais sobre o tratamento do tumor cerebral.

Vídeos relacionados

O que fazer para RECUPERAR mais rápido DA DENGUE

07:10 | 188.243 visualizações

Sintomas de PRESSÃO ALTA e o que fazer para controlar

07:08 | 11.463 visualizações

Alimentos que causam ENXAQUECA

04:21 | 199.802 visualizações