A dor de dente pode ocorrer devido a cáries, dentes quebrados ou rachados e má oclusão dentária, mas também pode indicar doenças como sinusite, enxaqueca e, até mesmo, o surgimento de abscessos.
Dependendo da causa, a dor de dente pode ser acompanhada de outros sintomas, como aumento da sensibilidade a alimentos quentes ou frios, dificuldade de mastigar, náusea, vômitos ou febre.
Em caso de dor de dente, especialmente se surgirem outros sintomas, é recomendado consultar um dentista ou clínico geral, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Principais causas de dor de dente
As principais causas de dor de dente são:
1. Cáries
As cáries são a principal causa de dor no dente, e são causadas por bactérias que se acumulam nos dentes e causam o seu desgaste.
É comum sentir dor de dente, ter maior sensibilidade a alimentos frios ou quentes e desenvolver perfurações quando as cáries não são tratadas. Veja como identificar as cáries.
O que fazer: é indicado consultar um dentista para fazer o tratamento da cárie, que envolve sua retirada, a remoção das partes do dente afetadas e a restauração do local. Além disso, nos casos mais graves, pode ser indicado fazer tratamento com canal ou mesmo remover os dentes envolvidos.
2. Dentes quebrados ou rachados
Dentes quebrados ou rachados podem surgir devido a pancadas ou após mastigar alimentos muito duros, por exemplo, causando dor de dente e outros sintomas como dificuldade de mastigar e maior sensibilidade a alimentos frios.
O que fazer: é importante procurar um dentista assim que possível para confirmar a causa e fazer a reparação dos dentes afetados. Além disso, o médico pode indicar o uso de analgésicos por alguns dias. Veja como é feito o tratamento para dentes quebrados.
3. Má oclusão dentária
Má oclusão dentária é quando os dentes estão desalinhados, provocando dor de dente, desconforto ao mastigar e desgaste dentário. Entenda melhor o que é má oclusão dentária e como identificar.
O que fazer: é importante consultar um dentista para confirmar se existe má oclusão. O tratamento geralmente envolve o uso de aparelhos ortodônticos e a dor de dente tende a melhorar quando o alinhamento dos dentes é corrigido.
4. Sinusite
A sinusite é uma condição que causa inflamação dos seios da face, podendo provocar uma dor que é parecida com a dor de dente.
Neste caso, a dor afeta principalmente os dentes de cima (região maxilar) e pode estar associada a outros sintomas como febre, tosse e catarro na garganta. Entenda melhor o que é sinusite.
O que fazer: quando a dor de dente é causada por sinusite, tende a melhorar com o tratamento da infecção. Por isso, é importante consultar um clínico geral ou otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que normalmente envolve o uso de antibióticos.
5. Enxaqueca
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que, algumas vezes, pode causar dor semelhante à dor de dente.
Normalmente, a dor é latejante e afeta apenas um dos lados da cabeça, podendo ser acompanhada de sintomas como náusea e vômitos. Veja como identificar os sintomas de enxaqueca.
O que fazer: medidas como beber bastante líquidos e evitar ficar em jejum são recomendadas porque ajudam a evitar que a dor surja e se agrave.
Além disso, é importante consultar o neurologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que também envolve o uso de medicamentos como analgésicos e anticonvulsivantes.
Leia também: Dieta para enxaqueca: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-enxaqueca6. Abscesso dentário
O abscesso dentário é uma cavidade contendo pus, que pode se formar próximo aos dentes devido à cáries, pancadas ou higiene inadequada da boca, por exemplo, causando dor de dente.
Além de causar dor de dente, o abcesso também pode provocar outros sintomas como vermelhidão da face, dificuldade para mastigar e febre.
O que fazer: em caso de suspeita de abscesso dentário é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação. Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento pode envolver a drenagem do abscesso por meio de cirurgia, medicamentos como antibióticos e analgésicos e, em alguns casos, a remoção dos dentes afetados. Entenda como é feito o tratamento do abscesso.
7. Nascimento dos dentinhos
O nascimento dos dentinhos em bebês pode causar dor de dente devido a erupção do dente pela gengiva, que normalmente começa por volta dos 6 meses de idade.
A dor de dente devido ao nascimento dos dentinhos pode causar sintomas como irritação, salivação excessiva ou vermelhidão nas gengivas, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de nascimento dos dentinhos.
O que fazer: para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos, pode-se fazer uma massagem nas gengivas do bebê, oferecer um picolé feito do leite materno ou utilizar remédios indicados pelo pediatra, como Camomilina C, por exemplo. Veja como usar a Camomilina C.
Leia também: 7 dicas para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos tuasaude.com/como-aliviar-a-dor-do-nascimento-dos-dentes-do-bebe8. Perda dos dentes de leite
A perda dos dentes de leite também podem causar dor de dente, o que normalmente ocorre de forma natural por volta dos 6 anos de idade.
Em alguns casos, o dente de leite pode amolecer e não cair, provocando dor quando o dente permanente começa a apontar, ou quando a criança sofre algum trauma ou pancada na boca, fazendo com que o dente de leite caia antes da hora.
O que fazer: deve-se levar a criança no dentista ou odontopediatra para que seja feita uma avaliação, realização de raio X panorâmico para verificar se existe espaço suficiente para o dente permanente nascer. Caso o dente permanente já esteja apontando e o dente de leite ainda não caiu, o dentista pode remover o dente de leite.
Leia também: Quanto tempo demora para nascer um dente? tuasaude.com/o-que-fazer-quando-o-dente-de-leite-cai-e-nao-nasce-outro9. Doenças gengivais
As doenças gengivais, como a gengivite ou periodontite, podem causar o dor de dente, pois provocam uma inflamação e infecção na gengiva.
Essas doenças são causadas pelo acúmulo de placa ou tártaro entre os dentes e a gengiva, resultando em inflamação, infecção ou na destruição do tecido que sustenta o dente, podendo afetar um ou mais dentes.
O que fazer: deve-se consultar o dentista para que seja feita uma avaliação e diagnosticada a gengivite ou a periodontite. O dentista deve remover completamente todo tártaro acumulado, sendo importante manter uma escovação dos dentes de forma correta, com uma escova macia ou elétrica e utilizar o fio dental diariamente.
Além disso, no caso da periodontite, o dentista pode indicar o uso de antibióticos ou até cirurgia. Veja como é feito o tratamento da periodontite.