A dor em cima da cabeça geralmente é causada por falta de sono, tomar água gelada rapidamente, pancadas ou resfriados, podendo ocorrer acompanhada de outros sintomas como febre, tosse e náusea.
Embora nem sempre seja um problema sério, quando existem outros sintomas como crise convulsiva ou perda da visão, pode indicar doenças mais graves como tumores e ferimentos mais sérios, que podem necessitar ser tratados rapidamente.
Caso a dor em cima da cabeça seja frequente ou acompanhada de outros sintomas é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação, porque a identificação da causa é importante para adequar o tratamento.
O que pode ser a a dor em cima da cabeça
Para saber o que pode estar causando a sua dor em cima da cabeça, por favor responda às seguintes questões:
Esta ferramenta deve ser usada apenas para tentar identificar a possível causa da dor na barriga. Assim, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional responsável por confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento mais adequado.
9 causas de dor em cima da cabeça:
As principais causas de dor em cima da cabeça são:
1. Pancadas e ferimentos
A dor em cima da cabeça causada por pancadas e ferimentos leves geralmente não provoca outros sintomas além de dor e pequeno inchaço. Embora algumas pessoas possam também ter sintomas como dificuldade de concentração e para dormir nos dias seguintes, estes sintomas tendem a passar em alguns dias sem que sejam considerados um problema.
O que fazer: a dor em cima da cabeça devido a pancadas e ferimentos leves tende a melhorar em poucos dias, no entanto, caso a dor persista mais que uma semana é recomendado consultar um clínico geral ou neurologista.
No entanto, caso existam sintomas como vômitos, crise convulsiva ou desmaio imediatamente após a pancada, podem indicar ferimentos mais sérios, sendo importante procurar uma emergência para avaliação.
2. Infecções respiratórias
Infecções respiratórias, como gripe ou COVID-19, além de causar sintomas como tosse, febre e congestão nasal também podem provocar dor no corpo e em cima da cabeça, que tende a piorar ao se inclinar a cabeça para frente. Confira os principais sintomas de COVID-19.
O que fazer: em caso de suspeita de infecções respiratórias como gripe ou COVID-19 é recomendado consultar um clínico geral ou infectologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais apropriado, que pode envolver medicamentos como antitérmicos e analgésicos. Veja mais opções de tratamento para a gripe.
3. Sinusite
A dor em cima da cabeça causada pela sinusite geralmente afeta a parte da frente da cabeça e provoca a sensação de pressão ou aperto. Além disso, outros sintomas como secreção nasal amarelada, febre e nariz entupido geralmente também ocorrem e, embora sejam semelhantes aos sintomas de um resfriado, tendem a ser piores e durar mais tempo. Entenda melhor o que é sinusite.
O que fazer: lavar o nariz com soro fisiológico pode ser útil para aliviar os sintomas, no entanto é importante consultar um clínico geral em caso de suspeita de sinusite, porque o tratamento adequado também pode envolver o uso de medicamentos como antibióticos e descongestionantes nasais. Confira os medicamentos e remédios caseiros para tratar a sinusite.
4. Cefaleia tensional
A cefaleia tensional pode causar dor em cima da cabeça provocando a sensação de aperto ou pressão, e geralmente não é acompanhada de outros sintomas. Normalmente, este tipo de dor tende a ocorrer em momentos de maior ansiedade ou estresse, e pode durar até 7 dias nos casos mais intensos.
O que fazer: técnicas de relaxamento podem ajudar a aliviar a dor em cima da cabeça causada por ansiedade ou estresse, no entanto, em caso de suspeita de cefaleia tensional é importante consultar um clínico geral ou neurologista para uma avaliação. Conheça algumas alternativas de técnicas de relaxamento.
O tratamento, quando indicado, geralmente envolve analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, e antidepressivos, como a amitriptilina, que podem ajudar a diminuir a frequência da dor e a sua intensidade. Veja como é feito o tratamento da cefaleia tensional.
5. Enxaqueca
A enxaqueca é outra causa de dor em cima da cabeça, principalmente se afetar apenas um dos lados. Normalmente, a dor da enxaqueca é latejante, acompanhada por sintomas como náusea, vômitos, intolerância ao som ou luz e tende a piorar com esforços físicos, como andar ou carregar peso. Conheça mais sintomas de enxaqueca.
O que fazer: manter uma rotina de exercícios físicos, alimentar-se com frequência e dormir em horários regulares pode ajudar a aliviar a dor e controlar as crises. Além disso, praticar meditação e yoga também podem ser benéficos.
No entanto, em caso de suspeita de enxaqueca é importante consultar um clínico geral ou neurologista, porque o tratamento apropriado geralmente envolve medicamentos, como os analgésicos e anticonvulsivantes.
Leia também: Dor de cabeça latejante: 7 causas, sintomas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-de-cabeca-latejante6. Ingerir água ou alimentos gelados
Dor em cima da cabeça pode ocorrer após beber ou comer algo gelado devido ao estímulo causado pelo frio, que é conhecido como "congelamento do cérebro". Neste caso, a dor geralmente é percebida na parte da frente da cabeça e normalmente melhora em alguns minutos após o estímulo.
O que fazer: para evitar a dor de cabeça devido ao estímulo causado pelo frio, é recomendado consumir as bebidas ou alimentos muito gelados mais lentamente ou em temperatura natural, ou mesmo evitá-los.
7. Ficar sem dormir
A má qualidade do sono pode causar dor que pode ser intensa e semelhante a um peso ou pressão em cima da cabeça. Além disso, ficar sem dormir é prejudicial à saúde e piora a memória.
O que fazer: dormir o suficiente, reduzir o estresse e manter uma boa postura, mesmo quando sentado, podem ser benéficos para evitar a dor de cabeça. A recomendação é dormir de 6 a 8 horas por noite, preferencialmente em um ambiente escuro, silencioso e confortável. Além disso, o uso de uma cadeira ergonômica caso fique muito tempo sentado durante o dia também pode ajudar. Confira dicas para uma boa noite de sono.
No entanto, caso a dor de cabeça seja frequente, é recomendado consultar um clínico geral ou neurologista para uma avaliação.
8. Neuralgia occipital
A neuralgia occipital acontece quando os nervos que se movem da coluna vertebral para o couro cabeludo são danificados, irritados ou apertados, podendo causar dor na parte de trás da cabeça, ou a sensação pontada no topo da cabeça.
Outros sintomas como aumento da sensibilidade da região afetada e sensações como formigamento ou queimação ao toque da região também podem ocorrer.
O que fazer: aplicar compressas quentes, fazer massagem e fisioterapia podem aliviar os sintomas, no entanto, em caso de suspeita de neuralgia occipital é recomendado consultar um neurologista porque medicamentos como anti-inflamatórios e anticonvulsivantes, ou a injeção de toxina botulínica podem ser indicados. Entenda como é o tratamento para neuralgia.
9. Tumores
Tumores no cérebro podem causar dor em cima da cabeça, no entanto, também costumam provocar outros sintomas como crise convulsiva, náusea, vômitos e episódios de perda transitória da visão. Além disso, a dor de cabeça tende a ser pior pela manhã, ao deitar, tossir ou fazer esforços intensos, como carregar pesos. Veja outros sintomas dos tumores no cérebro.
O que fazer: em caso de suspeita de um tumor cerebral é importante consultar um clínico geral ou neurologista para fazer exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Quando indicado, o tratamento do tumor pode envolver cirurgia e quimioterapia. Veja as principais opções de tratamento dos tumores no cérebro.
10. Prática de atividade física intensa
A prática de atividade física intensa pode levar à dor em cima da cabeça ou nos dois lados, que costuma ser pulsante. Essa dor na cabeça pode ser sentida durante a prática de atividade física ou depois, podendo durar entre minutos ou horas, e melhora com o repouso.
O que fazer: caso seja confirmado que a dor na cabeça seja devido à maior intensidade da atividade física, pode ser indicado fazer alguns ajustes na intensidade ou na forma de treinamento, como ter um tempo adequado para aquecimento e desaquecimento. Em alguns casos, pode ser indicado o uso de remédio de dor de cabeça antes da atividade física.
11. Alterações hormonais
Alterações hormonais, principalmente mudança nos níveis de estrogênio das mulheres, pode levar à dor na parte de cima da cabeça. Queda dos níveis de estrogênio, o que é comum de acontecer antes da menstruação ou durante a menopausa, por exemplo, está associada a uma maior chance de desencadear enxaqueca nas mulheres.
Nos homens, a diminuição dos níveis de testosterona parecem estar associadas à maior chance de dor de cabeça.
O que fazer: de forma geral, não é necessário realizar qualquer tratamento, uma vez que as variações hormonais são consideradas normais. No entanto, mudanças nos hábitos de vida podem ajudar a prevenir ou diminuir a intensidade das dores de cabeça, sendo importante ter uma boa noite de sono, diminuir o consumo de álcool, beber quantidades adequadas de água e evitar o consumo de açúcar, gordura e alimentos fritos.
Quando ir ao médico
É importante procurar um médico em caso de:
- Dor de cabeça frequente, especialmente se não existir histórico de dor de cabeça;
- Piora da dor de cabeça com o tempo;
- Aumento da dor ao deitar ou tossir;
- Crise convulsiva;
- Perda da visão, mesmo que temporária;
- Visão dupla;
- Fraqueza em alguma parte do corpo;
- Histórico de câncer;
- Acordar à noite devido à dor de cabeça.
Nestes casos, exames de imagem como a ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser indicados para afastar causas graves de dor de cabeça, como os tumores no cérebro, e permitir o início do tratamento mais apropriado.