A disfunção temporomandibular (DTM) é uma anormalidade no funcionamento da articulação temporomandibular (ATM), que é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca. A DTM pode ser causada por apertar muito os dentes durante o sono, alguma pancada na região ou o hábito de roer unhas, por exemplo.
Assim, uma anormalidade no funcionamento desta articulação e dos músculos que trabalham no movimento da mandíbula, caracteriza a DTM. Quando isso acontece, é comum sentir desconforto dor de cabeça, dor na mandíbula, dificuldades para abrir a boca e zumbido no ouvido, por exemplo.
Para isso, o tratamento para a DTM é feito com a colocação de uma placa rígida que recobre os dentes para dormir, sendo também importante a realização de fisioterapia com exercícios de reprogramação postural.
Principais sintomas
Os sintomas mais comuns da DTM são:
- Dor de cabeça ao acordar ou ao fim do dia;
- Dor na mandíbula e rosto ao abrir e fechar a boca, e mastigar;
- Maxilar travando e estalando;
- Dificuldades em abrir a boca.
- Um lado do rosto mais inchado;
- Dentes desgastados;
- Desvio da mandíbula para um dos lados, ao abrir a boca;
Além disso, a pessoa com ATM também pode apresentar zumbido no ouvido, vertigem e sensação de rosto cansado.
Como confirmar o diagnóstico
Para confirmar o diagnóstico da DTM, deve-se procurar um cirurgião-dentista especialista em "Disfunção temporomandibular e dor orofacial".
Se deseja confirmar o rico de DTM, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:
Para confirmar a DTM, são feitas perguntas sobre os sintomas do paciente e em seguida, é realizado um exame físico que envolve a palpação dos músculo da mastigação e da ATM.
Além disso, exames complementares como ressonância magnética e tomografia computadorizada, também podem ser solicitados em alguns casos.
Possíveis causas
As principais causas de DTM são:
- Apertar muito os dentes devido à ansiedade, raiva ou bruxismo;
- Mastigação incorreta;
- Pancada no maxilar;
- Dentes tortos, o que acaba forçando os músculos do rosto;
- Hábito de roer unhas e/ ou de morder os lábios;
- Fatores genéticos.
É importante que o médico ou o dentista seja consultado para que seja feita uma avaliação e identificada a causa da disfunção temporomandibular.
Como é feito o tratamento
De modo geral o tratamento é feito com sessões de fisioterapia, massagem para relaxar os músculos do rosto e da cabeça e uso de uma placa de bruxismo, um dispositivo que evita o desgaste dos dentes durante a noite aliviando a dor na mandíbula ou dor de cabeça ao acordar. Conheça mais sobre a placa de bruxismo.
O uso de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares pode também ser recomendado pelo dentista para aliviar a dor aguda. Além disso, o dentista pode sugerir aprender técnicas de relaxamento para controlar a tensão muscular na mandíbula.
Quando surgem alterações em algumas partes da mandíbula, como nas articulações, músculos ou osso, e os tratamentos anteriores não surtirem efeito, a cirurgia poderá ser recomendada. Confira mais detalhes sobre o tratamento da dor na ATM.