A dor na mão pode ser sintoma de doenças como tendinite, síndrome do túnel do carpo ou tenossinovite, principalmente quando se realiza movimentos repetitivos diariamente. Além disso, a dor nas mãos pode ser resultado de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide ou o lúpus.
Quando a dor é persistente ou acontece mesmo em repouso, é recomendado consultar o ortopedista para que seja feita uma avaliação adequada e sejam indicados exames que ajudem a identificar a causa da dor e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.
De forma geral, o tratamento para dor na mão envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides ou imunossupressores. Além disso, dependendo da causa, pode ser necessário realizar sessões de fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia.
Principais causas
As principais causas de dor nas mãos são:
1. Artrite
A artrite é a principal causa de dor nas mãos e corresponde à inflamação das articulações que resulta em dor constante, rigidez e dificuldade de movimentar a articulação. Essa inflamação pode acometer tanto a articulação do punho quanto dos dedos, causando dores e impedindo o movimentos simples, como escrever ou pegar algum objeto.
O que fazer: o mais indicado no caso de artrite é ir a um ortopedista para que seja feita a confirmação do diagnóstico e que possa ser iniciado o tratamento, que normalmente é feito com fisioterapia e o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar as dores.
2. Síndrome do Túnel do Carpo
A síndrome do túnel do carpo é comum em profissões que exigem muito o uso das mãos, como cabeleireiros e programadores, e é caracterizada pela compressão do nervo que passa pelo punho e irriga a palma da mão, causando formigamento e dores finas nos dedos da mão.
O que fazer: o tratamento para a síndrome do túnel do carpo deve ser iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas para evitar a evolução da síndrome e se tornar um problema mais sério. O tratamento é feito com fisioterapia, mas em casos mais graves pode ser recomendada a cirurgia. Entenda melhor sobre o tratamento para a síndrome do túnel do carpo.
3. Tendinite
A tendinite é a inflamação dos tendões das mãos devido a esforços repetitivos, causando inchaço, formigamento, ardência e dor nas mãos mesmo com pequenos movimentos.
A tendinite é comum em pessoas que realizam sempre o mesmo movimento, como costureiras, faxineiras e pessoas que digitam por muito tempo. Veja mais sobre a tendinite nas mãos.
O que fazer: quando os sintomas da tendinite forem percebidos, é importante deixar de realizar a atividade por um tempo, para evitar lesões mais graves. Além disso, é indicado colocar gelo na área afetada para aliviar os sintomas e tomar remédios anti-inflamatórios de acordo com a orientação do médico.
4. Fratura
A fratura na mão, punho ou dedo é comum em pessoas que praticam esportes como handebol ou boxe, por exemplo, mas também pode acontecer devido a acidentes ou pancadas.
Esse tipo de fratura caracteriza-se por alteração da cor, inchaço e dor na região fraturada. Assim, é difícil realizar qualquer movimento quando a mão, dedo ou punho estão fraturados.
Leia também: Fraturas: sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-fraturaO que fazer: é indicado realizar um raio-X para que seja confirmada a fratura, além de imobilização da região fraturada, para evitar que a mão seja usada e acabe por piorar a fratura.
Além disso, pode ser indicado pelo médico o uso de algum medicamento para aliviar as dores, como o Paracetamol. Dependendo da extensão e gravidade da fratura, pode ser recomendado realizar fisioterapia, para auxiliar na recuperação dos movimentos.
5. Gota
A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue que pode levar ao inchaço e dificuldade de movimentar a articulação acometida. É mais comum dos sintomas serem notados no dedo do pé, no entanto a gota também pode acometer as mãos, deixando os dedos inchados e doloridos.
O que fazer: o diagnóstico é feito pelo reumatologista, normalmente a confirmação é feita por exames laboratoriais que indicam a concentração de ácido úrico no sangue e na urina.
De forma geral, o tratamento para gota envolve o uso de medicamentos para aliviar as dores e a inflamação, como o Alopurinol, por exemplo. Entenda melhor como é feito o tratamento da gota.
6. Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune caracterizada por dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade de movimentar a articulação afetada durante cerca de 1 horas após acordar.
O que fazer: é indicado ir ao reumatologista para que seja feito o diagnóstico correto, que normalmente é feito através da observação dos sintomas e testes laboratoriais.
A partir da confirmação do diagnóstico, o médico poderá indicar o uso de anti-inflamatórios, corticoides ou medicamentos imunossupressores. Além disso, é indicado realizar fisioterapia e adotar uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, como atum, salmão e laranja, por exemplo.
7. Lúpus
O lúpus é uma doença autoimune que pode causar inflamação na pele, olhos, cérebro, coração, pulmão e articulações, como as das mãos. Saiba como identificar o lúpus.
O que fazer: o tratamento é feito de acordo com a orientação do reumatologista e normalmente é feito com o uso de anti-inflamatórios, para aliviar as dores e a inflamação, e remédios imunossupressores, além de fisioterapia.
8. Tenossinovite
A tenossinovite corresponde à inflamação do tendão e do tecido que envolve um grupo de tendões, causando dores e sensação de fraqueza muscular, o que pode tornar difícil segurar um copo ou um garfo, por exemplo, já que se torna doloroso.
A tenossinovite pode ser causada por pancada, alteração do sistema imune, infecção e alterações hormonais.
O que fazer: no caso de tenossinovite é indicado deixar a articulação acometida em repouso, evitando realizar qualquer movimento que use essa articulação.
Além disso, pode ser indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou corticoides e a realização de sessões de fisioterapia, para que a recuperação da articulação seja mais rápida.
9. Doença de Raynaud
A doença de Raynaud é caracterizada pela alteração da circulação, devido a exposição ao frio ou alterações emocionais bruscas, o que deixa as pontas dos dedos das mãos esbranquiçados e frios, levando à sensação de formigamento e dor pulsante. Saiba mais sobre a doença de Raynaud.
O que fazer: para aliviar os sintomas, pode-se aquecer as pontas dos dedos, estimulando, assim, a circulação. No entanto, se começarem a ficar escuras, é importante ir ao médico para evitar a evolução para um quadro de necrose, em que é necessário amputar a ponta do dedo.
10. Contratura de Dupuytren
Na contratura de Dupuytren a pessoa apresenta dificuldade para abrir completamente a mão, apresentando dor na palma da mão e a presença de uma 'corda' que parece segurar o dedo.
Geralmente os homens são mais afetados, a partir dos 50 anos de idade, e a palma da mão pode ficar bastante dolorida, havendo necessidade de tratamento, porque quando o tratamento não é iniciado a contratura vai se agravando e os dedos afetados ficam cada vez mais difíceis de abrir.
O que fazer: caso existam sinais indicativos desse tipo de lesão, é recomendado que a pessoa vá ao médico para que seja feita a avaliação da mão e possa chegar a um diagnóstico.
O tratamento mais indicado é a fisioterapia, mas pode-se optar pela injeção de colagenase ou cirurgia para eliminar a contratura da fáscia palmar.
11. Dedo em gatilho
O dedo em gatilho é uma inflamação no tendão responsável por dobrar o dedo, fazendo com que fique sempre dobrado e causando dor intensa na mão, principalmente na base dos dedos e na palma da mão. Veja mais sobre o dedo em gatilho.
O que fazer: é recomendado que o ortopedista seja consultado para que seja feita a avaliação da mão. De forma geral, pode ser recomendada a realização de fisioterapia para fortalecer os músculos da mão, uso de imobilizador de punho e repouso.
Nos casos mais graves, o médico pode indicar a injeção de cortisona para aliviar a dor ou a realização de cirurgia, em alguns casos.
12. Neuropatia periférica
A neuropatia periférica pode causar dor nas mãos, assim como em outras partes do corpo. Alguns sintomas que podem surgir são dor aguda ou sensação de queimação, formigamento ou dormência, e sensação de palma da mão mais ou menos sensível ao toque ou ao calor. Isso acontece devido ao dano nos nervos periféricos.
Leia também: Neuropatia periférica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/neuropatia-perifericaO que fazer: é importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa e, assim, iniciado o tratamento, que pode variar de acordo com a causa da neuropatia.
13. Eritromelalgia
A eritromelalgia é uma condição rara que provoca sintomas como calor, dor e vermelhidão na palma das mãos e na planta dos pés.
Não se sabe exatamente a causa da eritromelalgia, porém o aumento da temperatura corporal causada pelo exercício ou estresse, por exemplo, pode desencadear os sintomas.
O que fazer: é importante que o médico seja consultado para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento, que pode incluir medidas para aliviar os sintomas, como aplicar compressas frias ou uso de medicamentos para controlar a dor e melhorar a circulação.