A dor na parte de trás da cabeça pode ser causada por muitas situações, como enxaqueca, cefaleia de tensão, má postura, pressão alta e torcicolo por exemplo.
Também conhecida como dor na nuca, esse tipo de dor também pode ser acompanhado de outros sintomas como náusea, tontura, vômitos, zumbido no ouvido e sensibilidade à luz e/ou ruídos.
Leia também: Dor na nuca: 10 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-na-nucaQuando a dor na parte de trás da cabeça é intensa e frequente e/ou acompanhada de rigidez no pescoço, visão embaçada, confusão mental ou febre, é aconselhado consultar o clínico geral para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.

O que pode ser a sua dor na parte de trás da cabeça
Se deseja descobrir a possível causa da sua dor na parte de trás da cabeça, por favor responda às questões a seguir:
Principais causas
As principais causas de dor na parte de trás da cabeça são:
1. Enxaqueca
A enxaqueca também pode provocar dor moderada a intensa na parte de trás da cabeça, além de rigidez, náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade a luz e/ou ruídos.
Essa condição pode ser provocada por fatores como estresse, ansiedade, alterações hormonais ou uso prolongado de medicamentos, por exemplo.
O que fazer: na presença de sintomas indicativos de enxaqueca, é aconselhado consultar o neurologista, para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
O médico pode indicar o uso de medicamentos antieméticos, anti-inflamatórios e corticoides, como ibuprofeno, metoclopramida e prednisona.
Dieta adaptada e técnicas de relaxamento, como yoga e meditação também são recomendadas para ajudar no tratamento da enxaqueca.
2. Cefaleia de tensão
A cefaleia de tensão, ou cefaleia tensional, surge devido a contração dos músculos do pescoço ou ao redor do crânio, causando dor em forma de pressão em toda a cabeça, na testa ou na parte de trás da cabeça dos dois lados da nuca.
Esse tipo de dor de cabeça geralmente aparece frequentemente, sendo causada por má postura, estresse, ansiedade e noites mal dormidas, sendo mais frequente em mulheres.
O que fazer: após a confirmação do diagnóstico, o médico poderá indicar o tratamento, que pode ser feito com massagens ou uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos ou antidepressivos.
3. Torcicolo
A dor na parte de trás da cabeça é um dos sintomas do torcicolo que é a contração involuntária forte dos músculos do pescoço, limitando o seu movimento.
Outros sintomas que também podem surgir no torcicolo são dor no pescoço, rigidez e inchaço dos músculos do pescoço, um ombro mais elevado que o outro e dificuldade para mexer a cabeça para o lado.
O que fazer: em caso de suspeita de torcicolo, é aconselhado consultar o clínico geral, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado.
O tratamento poderá incluir o uso de remédios anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos, que devem ser usados conforme orientação médica.
Em alguns casos o médico também poderá indicar injeção de toxina botulínica, exercícios de alongamento, com um fisioterapeuta, ou ainda a cirurgia.
Leia também: Torcicolo: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/torcicolo4. Pressão alta
A pressão alta pode causar dor na parte de trás da cabeça que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor.
Outros possíveis sintomas da pressão alta incluem enjoo e vômitos, tontura, sonolência, visão embaçada, zumbido no ouvido e dificuldade para respirar. Conheça todos os sintomas da pressão alta.
O que fazer: Em casos de confirmação e conforma a causa da pressão alta, o médico poderá indicar o uso de remédios, como hidroclorotiazida, enalapril e atenolol.
Algumas mudanças no estilo de vida também podem ser recomendadas, como fazer ajustes na alimentação e praticar atividades físicas regularmente, pelo menos, 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
5. Má postura
A má postura pode provocar a dor na parte de trás da cabeça, sendo mais frequente em pessoas que trabalham sentadas muitas horas e no computador.
Isso acontece porque ao sentar de forma errada ou quando a altura da tela do computador não é adequada, pode causar tensão muscular e os nervos da coluna fiquem comprimidos.
O que fazer: é recomendado sempre ter atenção à postura ao sentar, encostando totalmente nas costas na cadeira, mantendo a coluna reta e apoiando os pés no chão.
É aconselhado também manter uma distância de um braço estendido entre a tela e a cabeça, manter a tela do computador e na altura dos olhos e deixar os punhos sempre alinhados com o antebraço.
Leia também: 9 exercícios simples para melhorar a postura em casa (e como fazer) tuasaude.com/exercicios-para-melhorar-a-postura6. Estresse e ansiedade
A dor na parte de trás da cabeça pode ser causada pelo estresse e a ansiedade, porque essas condições podem provocar tensão muscular.
O estresse e a ansiedade também podem causar aumento dos batimentos cardíacos, tremores, boca seca, alteração do sono e dificuldade de concentração, por exemplo.
O que fazer: em casos de diagnóstico de estresse crônico, o médico poderá indicar o uso de remédios como sertralina, paroxetina e propranolol.
Além disso, tanto para o estresse como para a ansiedade, o médico pode recomendar sessões de psicoterapia, para ajudar a pessoa a lidar com as emoções e os sentimentos.
Mudanças no estilo de vida, como praticar atividades físicas regularmente, ter boas noites de sono, e manter uma alimentação saudável, também são formas para ajudar a combater o estresse e a ansiedade.
7. Aneurisma cerebral
O aneurisma cerebral é uma dilatação de um vaso sanguíneo no cérebro que pode se romper com o tempo, causando um AVC hemorrágico.
Geralmente, o aneurisma cerebral não causa qualquer sintoma antes de romper. Entretanto, em alguns casos pode provocar uma dor na parte de trás da cabeça constante. Já quando rompe, a dor é muito forte e repentina e pode piorar ao longo do tempo.
O que fazer: se houver sintomas indicativos de aneurisma, é muito importante chamar a ajuda médica ou ir ao hospital, para iniciar o tratamento mais adequado.
O tratamento indicado pelo médico poderá incluir a realização de uma cirurgia para colocar um stent ou para fechar o vaso que está sangrando no interior do cérebro.
O uso de medicamentos como paracetamol, dipirona, ibuprofeno ou levetiracetam, também podem ser prescritos pelo médico para diminuir a dor de cabeça ou controlar as convulsões, por exemplo.
8. Meningite
A meningite é uma condição grave, causada por uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, podendo provocar a dor na parte de trás da cabeça.
Nestes casos, a dor na nuca ou em toda a cabeça é muito forte e é acompanhada de outros sintomas como rigidez no pescoço, febre, manchas vermelhas no corpo, convulsões e confusão mental. Confira os sintomas da meningite.
O que fazer: o diagnóstico da meningite deve ser feito pelo neurologista, infectologista ou clínico geral.
O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível após o surgimento dos primeiros sintomas, onde o médico pode indicar uso de antibióticos, antiparasitários ou antifúngicos, ou ainda antivirais, nos casos mais graves.
Além disso, o médico pode recomendar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
9. Neuralgia occipital
A neuralgia occipital é uma condição rara que causa dor contínua, aguda, em choque, queimação, latejante ou pontada, que começa na parte de trás da cabeça e vai para o couro cabeludo em um ou ambos os lados da cabeça.
Essa condição acontece quando os nervos occipitais, que são os nervos que correm pelo couro cabeludo, estão lesionados ou inflamados.
O que fazer: o médico poderá indicar o uso de almofadas ou bolsas de calor no local da dor. Além disso, medicamentos orais anti-inflamatórios, relaxantes musculares e anticonvulsivantes também podem ser prescritos.
Injeções de toxina botulínica e cirurgia também podem ser recomendadas pelo médico para diminuir a inflamação e aliviar as dores.
Dor na parte de trás da cabeça do lado direito
A dor na parte de trás da cabeça do lado direito pode ser provocada por condições como enxaqueca, cefaleia de tensão, neuralgia occipital e pressão alta, por exemplo.
Leia também: Dor de cabeça do lado direito: 6 causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-de-cabeca-do-lado-direitoDor na parte de trás da cabeça do lado esquerdo
Assim como no lado direito, algumas das possíveis causas de dor na parte de trás da cabeça do lado esquerdo são: pressão alta, cefaleia tensional, enxaqueca e neuralgia occipital. Confira outras causas de dor de cabeça do lado esquerdo.