Dor nas costas: 13 principais causas e o que fazer

As principais causas de dor nas costas incluem problemas de coluna, inflamação do nervo ciático ou pedra nos rins, e para diferenciar a causa deve-se observar a característica da dor e a região das costas que é afetada.

Na maior parte das vezes a dor nas costas é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de pesos ou má postura, e pode ser solucionada com medidas simples como compressas mornas e alongamentos.

No entanto, se a dor surgir de repente, se for muito forte ou se houver outros sintomas associados, como febre ou dificuldade para se movimentar, é aconselhado ir ao médico para que sejam feitos exames e possa ser indicado o tratamento mais adequado.

Dor nas costas: 13 principais causas e o que fazer

1. Lesão muscular

Quando se tem dor nas costas no lado direito ou esquerdo normalmente é indicativo de lesão muscular, que pode acontecer após atividade física ou como consequência da atividade profissional, como é o caso dos jardineiros ou dentistas, por exemplo. Esse tipo de dor geralmente se caracteriza pela sensação de peso e pode ser bastante desconfortável.

O que fazer: para aliviar a dor nas costas devido à lesão muscular, pode-se colocar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia por pelo menos 3 a 4 dias e aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Cataflam, por exemplo. Além disso, durante esse período, é importante evitar fazer muitos esforços para que os sintomas da lesão possam aliviar mais rapidamente.

2. Doenças respiratórias

As doenças respiratórias também podem causar dor nas costas, principalmente ao respirar, já que no processo respiratório há mobilização de todos os músculos do abdômen e das costas.

O que fazer: é recomendado consultar um pneumologista ou clínico geral para que seja feito o tratamento da doença respiratória, principalmente quando há sintomas como falta de ar, tosse, catarro ou febre. No entanto, também pode ser indicado colocar uma compressa morna na região em que é sentida a dor para aliviar os sintomas. Veja como reconhecer os sintomas de infecção respiratória.

3. Pedra nos rins

A presença de pedra nos rins, situação também conhecida como cálculo renal, também pode causar dor nas costas. A dor devido à presença das pedras é conhecida como cólica renal e é caracterizada por ser uma dor muito forte no fundo das costas que impede a pessoa de caminhar ou se mexer. Conheça outros sintomas de pedra nos rins.

O que fazer: nesses casos, é importante ir à emergência ou pronto socorro mais próximo para que sejam feitos exames para identificar a pedra e o seu tamanho e, assim, iniciar o tratamento adequado, que pode ser com o uso de medicamentos que promovem a quebra e favorecem a eliminação das pedras, além de anti-inflamatórios para alívio dos sintomas, ou realização de um pequeno procedimento cirúrgico para remoção do cálculo.

4. Dor ciática

A dor ciática é caracterizada por dor no fundo das costas que irradia para as pernas e é causada pela compressão do nervo ciático, que está localizado na região final da coluna ou nas nádegas, provocando dor em forma de pontada com sensação de formigamento ou dificuldade para ficar sentado ou andar.

O que fazer: é recomendado fazer nesses casos é consultar um ortopedista para que possam ser feitos exames, como ressonância magnética, e seja indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com medicamentos e fisioterapia.

Se acha que pode estar com o nervo ciático afetado, responda as seguintes perguntas:

  1. 1. Dor em formigamento, dormência ou choque na coluna, glúteo, perna ou planta do pé.
  2. 2. Sensação de queimação, fisgada ou perna cansada.
  3. 3. Fraqueza numa ou nas duas pernas.
  4. 4. Dor que piora ao ficar muito tempo parado.
  5. 5. Dificuldade para caminhar ou ficar muito tempo na mesma posição.
Imagem que indica que o site está carregando

5. Infarto

Um dos sinais indicativos de infarto é a dor no peito que pode irradiar para as costas e que piora com esforços, além de poder haver sensação de mal estar ou náusea, principalmente se a pessoa estiver acima do peso e possui pressão ou colesterol altos.

O que fazer: em caso de sinais e sintomas indicativos de infarto, é recomendado procurar ajuda médica o mais rápido possível ou ligar para o número de emergência 192 para que possam ser prestados os primeiros socorros e sejam evitadas as consequências.

6. Hérnia de disco

A hérnia de disco pode levar ao aparecimento de dor no meio das costas que piora ao levantar ou ao ficar muito tempo na mesma posição, sendo mais comum em pessoas com mais de 45 anos de idade. Essa dor também pode irradiar para o lado, costelas ou para baixo, afetando os glúteos ou as pernas.

O que fazer: pode-se colocar uma compressa morna nas costas e evitar ficar muito tempo na mesma posição. Além disso também é recomendado ir ao ortopedista para que seja solicitada a realização de um raio-X ou Ressonância para que seja indicado o melhor o tratamento, o que pode incluir fisioterapia.

7. Contratura muscular

A contratura muscular pode acontecer devido ao cansaço, excesso de atividade física, preocupação ou postura errada ao sentar, por exemplo, podendo resultar em dor na parte de cima das costas e, em alguns casos, também pode haver torcicolo.

O que fazer: exercícios de alongamento são de grande ajuda para esticar os músculos e se sentir mais relaxado. Ficar numa posição confortável e rodar a cabeça lentamente para todos os lados, pode ajudar a descontrair os músculos da parte superior.

8. Gravidez

É comum também que exista dor nas costas na gravidez, principalmente nos últimos meses de gestação devido a sobrecarga da coluna.

O que fazer: para aliviar as dores nas costas durante a gravidez, é recomendada que sejam feitas massagens, alongamentos e, em alguns casos, fisioterapia. Saiba como aliviar a dor nas costas na gravidez.

9. Herpes zoster

O herpes zóster pode causar dor no meio das costas, pois é uma infecção causada pelo vírus da catapora que provoca o aparecimento de bolhas vermelhas na pele, que podem surgir em várias partes do corpo, causando formigamento, sensação de queimação ou dor.

O que fazer: o tratamento do herpes zoster deve ser feito pelo médico que pode indicar o uso de remédios antivirais, como aciclovir, fanciclovir ou valaciclovir, para diminuir a multiplicação do vírus e das bolhas na pele.

10. Má postura

A má postura ao dormir, caminhar, ou até mesmo trabalhar, pode causar dor intensa na região lombar ou na parte superior das costas, além disso, a má postura aumenta o risco de outras alterações na coluna, como escoliose ou torcicolo, por exemplo.

O que fazer: deve-se fazer mudanças no estilo de vida, alterando a postura ao trabalhar, caminhar ou até mesmo ao dormir, optando por posições que distribuem melhor o peso corporal e aliviam a dor nas costas. Além disso, exercícios como ioga ou aqueles indicados pelo ficioterapeuta, podem ser realizados para melhorar a postura.

11. Artrite

A artrite é uma inflamação nas articulações que causa sintomas como deformidade da articulação, inflamação, rigidez ou dificuldade para movimentar, podendo afetar várias partes da coluna, dificultando ou limitando a realização de atividades no dia a dia.

O que fazer: deve-se consultar um reumatologista para avaliar os sintomas e realizar exames laboratoriais e de imagem para confirmar o diagnóstico. Assim, o médico pode indicar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou corticóides, ou em alguns casos, cirurgia.

12. Aneurisma da aorta

 O aneurisma da aorta é uma dilatação das paredes da artéria aorta que se localiza no abdômen ou tórax, e geralmente não causa sintomas, porém quando aumenta de tamanho pode causar alguns sintomas dependendo da sua localização, como dor forte e intensa no peito, ou dor na lateral das costas. Entenda melhor o que é o aneurisma da aorta e outros sintomas

O que fazer: o tratamento do aneurisma da aorta varia de acordo com sua gravidade, localização e a presença de outras doenças associadas, podendo ser indicado pelo médico a cirurgia para remover a parte da aorta que apresenta alteração, e caso necessário, a colocação de um tubo para substituir o vaso sanguíneo.

13. Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante pode causar dor nas costas devido a uma lesão na coluna na região em que as vértebras se juntam, levando ao surgimento de sintomas como dificuldade de movimentação da coluna e dor, que pode piorar quando a pessoa está em repouso e melhora ao se movimentar.

O que fazer: o tratamento deve ser feito com orientação do ortopedista que pode indicar o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da articulação, além de fisioterapia que é essencial para aumentar a flexibilidade e a qualidade de vida. Saiba mais sobre o tratamento da espondilite anquilosante

Quando ir ao médico

É aconselhado procurar um clínico geral quando a dor nas costas é muito forte, surge de forma repentina ou é acompanhada de outros sintomas, como enjoos ou falta de ar. Dessa forma, o médico pode solicitar exames para que seja identificada a causa e, assim, possa ser iniciado o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de analgésicos, como o Paracetamol, anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, ou cirurgia para tratar problemas na coluna, como hérnia de disco, por exemplo.

Durante a consulta é importante dizer ao médico as característica da sua dor, dizendo quando ela surgiu, se dói o tempo todo ou só quando faz determinado movimento, e também o que você já fez para tentar aliviar a dor. Pode ser útil informar ao médico se é sedentário e qual é o seu trabalho. Ao saber estes detalhes o médico pode fazer o diagnóstico mais rápido e indicar o melhor tratamento.

Como aliviar a dor nas costas

O que se pode fazer para aliviar a dor nas costas em casa, antes da consulta com o médico, inclui:

  1. Repousar: deitar no chão ou em um colchão duro por meia hora, todos os dias;
  2. Compressas mornas: colocar uma compressa morna com 3 gotas de óleo essencial de alecrim exatamente sobre o local da dor, durante 15 minutos por dia;
  3. Receber uma massagem: com óleo de amêndoas morno, mas sem forçar muito;
  4. Homeopatia: ingestão de remédios homeopáticos, como Homeoflan ou Arnica Prépós, da Almeida Prado, receitados pelo médico para tratar inflamações nas costas;
  5. Exercícios de Pilates: ajudam a fortalecer os músculos das costas e abdominais, combatendo a causa da dor.

Além disso, é importante seguir alguns conselhos, como adotar a boa postura no dia a dia para proteger a coluna e praticar exercício físico regularmente, como a musculação, por exemplo, que é um bom exercício para melhorar a postura, diminuindo a dor.

Confira outras dicas para aliviar a dor nas costas no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?
Atualizado por Flávia Costa, Farmacêutica - em Janeiro de 2022. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro, Fisioterapeuta - em Janeiro de 2022.

Bibliografia

  • GARCÍA, C. Dolor de espalda. PEDIATRÍA INTEGRAL. XVIII. 7; 413-424, 2014
  • UNIVERSIDAD DE CIENCIAS MÉDICAS DE MATANZAS. Dolor de espalda y malas posturas, ¿un problema para la salud?. 2018. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/pdf/rme/v40n3/rme260318.pdf>. Acesso em 13 Jan 2022
  • RODRÍGFUEZ, L. Dolor de espalda en adolescentes. Revista de Formación Continuada de la Sociedad Española de Medicina de la Adolescencia. VII. 3; 51.e15-51.e23, 2019
  • FREMAP. Guía para el cuidado de la espalda. Disponível em: <https://www.icv.csic.es/prevencion/Documentos/manuales/Guia_para_el_cuidado_de_la_espalda.pdf>. Acesso em 13 Jan 2022
Mais sobre este assunto: