Dor no baço: 4 principais causas e tratamento

Atualizado em setembro 2022

A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque.

Os problemas que afetam o baço, além da dor, também podem causar alterações no exame de sangue, principalmente diminuição no número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

O baço é um órgão que se localiza na parte superior esquerda do abdômen e tem como funções filtrar o sangue e eliminar os glóbulos vermelhos lesionados, além de produzir e armazenar glóbulos brancos para o sistema imune. Conheça outras funções do baço.

Imagem ilustrativa número 1
Anatomia e localização do baço

As principais causas de dor no baço são:

1. Ruptura do baço

Apesar de raro, é possível que ocorra a ruptura do baço devido a acidentes, luta ou como consequência da fratura de uma costela, por exemplo. A ruptura do baço é rara devido à localização desse órgão, que fica protegido pelo estômago e pela caixa torácica, mas quando acontece leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas, como dor no lado esquerdo da parte superior do abdômen, havendo sensibilidade ao toque, tonturas, aumento do ritmo cardíaco devido a hemorragia intraperitonial, palidez ou enjoo.

A ruptura do baço é uma emergência médica porque pode provocar uma hemorragia muito grave, sendo, por isso, necessária uma avaliação pelo médico e início imediato do tratamento. Saiba mais sobre ruptura no baço.

2. Aumento da função do baço

Algumas situações podem levar a alterações das funções do baço, havendo maior ou menor produção de células sanguíneas e, normalmente, essas situações resultam no aumento do baço. As principais causas de aumento da função do baço são anemia perniciosa, talassemia, hemoglobinopatias, artrite reumatoide, lúpus, mielofibrose, anemia hemolítica e trombocitopenias, por exemplo.

Além disso, o baço também pode aumentar devido ao aumento da sua função na resposta a medicamentos e a infecções como AIDS, hepatite viral, citomegalovírus, tuberculose, malária ou Leishmaniose, por exemplo.

3. Problemas de fígado

Problemas no fígado como cirrose, obstrução das veias hepáticas, aneurisma da artéria esplênica, insuficiência cardíaca congestiva ou hipertensão portal também podem provocar o aumento do baço e levar ao surgimento de dores no lado esquerdo superior do abdômen.

4. Doenças que causam infiltração

Algumas doenças podem levar ao aumento do baço e o surgimento de dores, como a amiloidose, leucemia, linfoma, síndrome mieloproliferativas, cistos e tumores metastáticos, que são doenças caracterizadas por infiltração de células o que pode resultar no aumento desse órgão.

Como deve ser o tratamento

O tratamento para a dor no baço é feito de acordo com a causa, sendo importante para isso que seja feito o diagnóstico correto para que seja estabelecido o tratamento mais adequado. Em alguns casos pode ser necessário fazer uso de antibióticos, quando se trata de uma infecção ou quando há risco de infecção, além de quimio ou radioterapia no caso da dor ser devido a algum tipo de câncer.

Em situações mais graves, o médico pode recomendar a remoção do baço, que é conhecida como esplenectomia. Esse procedimento pode envolver a retirada total ou parcial do baço, de acordo com a gravidade da causa, e indicada principalmente em caso de câncer, ruptura do baço e esplenomegalia, que corresponde ao baço aumentado. Entenda como é feita a esplenectomia.