Dor no tornozelo: 13 causas (e o que fazer)

A dor no tornozelo pode ser causada por entorse, tendinite, pisada incorreta, traumas, fraturas, artrose, artrite reumatoide ou síndrome do túnel do tarso, por exemplo.

Essa dor no tornozelo pode ser intensa e/ou repentina e estar acompanhada de dificuldade para movimentar o pé, caminhar ou subir escadas, afetando as atividades do dia a dia.

Por isso, sempre que surgir do no tornozelo, deve-se consultar o ortopedista ou ir ao pronto-socorro para que sua causa seja identificada e indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

13 causas de dor no tornozelo

As principais causas de dor no tornozelo são:

1. Fratura

A fratura no tornozelo pode causar dor intensa no tornozelo esquerdo ou direito.

Além disso, outros sintomas são inchaço e deformidade do local, incapacidade para mexer o pé, presença de hematomas e dormência e formigamento no tornozelo.

O que fazer: deve-se ir para o pronto-socorro imediatamente, para ser identificada a fratura e iniciar o tratamento indicado pelo ortopedista, que é feito com imobilização do tornozelo, remédios analgésicos e anti-inflamatórios e, mais tarde, fisioterapia.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Forma de pisar errada

A forma de pisar errada, como pisar com a parte lateral de fora do pé (pisada supinada) ou pisar com a parte de dentro do pé (pisada pronada) pode causar dor no tornozelo.

Isso porque, dependendo de como a pessoa pisa no chão, pode haver sobrecarga no tornozelo ou em alguma outra parte do pé, como calcanhar, dedos ou sola do pé, podendo resultar em dor.

O que fazer: é recomendado consultar o ortopedista para identificar o tipo de pisada e indicar o tratamento que, normalmente, é feito com reeducação postural global (RPG), com exercícios para corrigir a pisada. Veja como é feita a RPG.

3. Entorse no tornozelo

A entorse no tornozelo é a ruptura ou estiramento dos ligamentos talofibular anterior ou posterior, e/ou calcaneofibular, causando dor no tornozelo e inchaço.

Além disso, outros sintomas são dificuldade para movimentar o pé ou apoiar o pé no chão, ou sensação de instabilidade no tornozelo.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao hospital e realizar o tratamento indicado pelo ortopedista que envolve repouso, aplicação de compressas frias nas primeiras 48 horas, e uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor.

Além disso, o médico pode imobilizar o tornozelo com compressa elástica, bota ortopédica ou gesso, além de indicar fisioterapia para reabilitação ou até cirurgia, nos casos mais graves.

Leia também: Tornozelos inchados: 12 principais causas e o que fazer tuasaude.com/tornozelo-inchado

4. Tendinite calcânea

A tendinite calcânea é a inflamação no tendão de Aquiles ou tendão calcâneo, localizado no calcanhar, que conecta o osso do calcanhar à panturrilha.

Essa inflamação pode causar dor na parte de trás do tornozelo, sensação de queimação ou rigidez do tornozelo e calcanhar, que piora com a atividade física, ou que pode surgir especialmente pela manhã.

A tendinite calcânea, geralmente, é causada pelo estresse repetitivo no tendão, sendo comum em pessoas que praticam corrida, mas também pode ser causada por ganho de peso ou ainda por rigidez nos músculos da panturrilha.

O que fazer: deve-se repousar a articulação do tornozelo e calcanhar, evitando esforços repetitivos, para reduzir a inflamação do tendão e, assim, aliviar a dor e o desconforto. Além disso, pode-se colocar uma bolsa de gelo diariamente.

Em alguns casos, o ortopedista pode recomendar fisioterapia, principalmente quando a inflamação é frequente e não passa ao longo do tempo, ou até uso de remédios anti-inflamatórios ou cirurgia. Veja mais detalhes sobre o tratamento da tendinite.

5. Fratura por estresse

A fratura por estresse é uma pequena rachadura ou microfratura que surge nos ossos do tornozelo, como fíbula, tíbia ou tálus, causando dor no tornozelo que piora progressivamente, inchaço, ou dor que surge mesmo em repouso.

Esse tipo de fratura normalmente está relacionada com o uso excessivo da articulação devido a esportes, como corrida ou atletismo, por exemplo.

O que fazer: deve-se interromper os exercícios, repousar e aplicar compressas frias por 10 minutos no joelho.

Além disso, deve-se consultar o ortopedista para que seja feito o tratamento mais adequado que envolve a imobilização do tornozelo, com uso de bota ortopédica ou gesso, e uso de remédios para aliviar a dor e o inchaço. 

Leia também: 10 dicas para tratar pés e tornozelos inchados tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-tornozelo-inchado

6. Síndrome do túnel do tarso

A síndrome do túnel do tarso é a compressão do nervo que passa pelo tornozelo e sola do pé, devido a fraturas, entorses, diabetes, artrite reumatoide e gota, por exemplo.

Essa condição causa dor no tornozelo e queimação, sensação de formigamento na parte posterior e dentro do pé, e no tornozelo, que geralmente pioram ao pisar e melhoram com repouso.

O que fazer: o tratamento tem como objetivo descomprimir o nervo e, assim, aliviar os sintomas. Desta forma, o ortopedista pode indicar imobilização, uso de remédios anti-inflamatórios, fisioterapia ou até cirurgia.

7. Osteoartrite 

A osteoartrite ou artrose é a degeneração da cartilagem da parte superior do tálus, diminuindo a qualidade, a quantidade e espessura dessa cartilagem, provocando dor crônica no tornozelo. 

Esta degeneração pode causar rigidez no tornozelo pela manhã ou dificuldade para caminhar.

O que fazer: é importante consultar um ortopedista pois o tratamento deve ser feito com analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor.

Além disso, também são recomendadas sessões de fisioterapia e, em alguns casos, o médico pode fazer injeções de corticoide no tornozelo afetado.

8. Bursite no tornozelo

A bursite no tornozelo é a inflamação da bursa retrocalcânea, um pequena bolsa que serve de amortecedor e que fica localizada entre o osso do calcanhar e o tendão de Aquiles.

Essa inflamação causa dor no tornozelo, na parte de trás, além de vermelhidão, inchaço ou sensação de queimação.

A bursite no tornozelo normalmente é causada por uso excessivo ou movimentos repetitivos com o tornozelo, sendo mais comum em atletas, mas também pode surgir devido a gota ou artrite reumatoide, por exemplo.

O que fazer: em caso de bursite no tornozelo, o ortopedista pode indicar o uso de anti-inflamatórios, usar compressas de gelo, diminuir os treinos, fazer sessões de fisioterapia, alongamentos e exercícios. Confira mais detalhes sobre o tratamento da bursite.

9. Gota

A gota é o acúmulo de ácido úrico nas articulações podendo afetar os dedos do pé, dorso dos pés ou o tornozelo.

Essa condição causa inchaço no tornozelo, além de provocar dor, vermelhidão da pele e formação de pequenos caroços duros nas articulações do tornozelo e/ou pés.

O que fazer: deve-se consultar o ortopedista ou reumatologista para iniciar o tratamento mais adequado que pode ser feito com o uso de alopurinol, probenecida ou colchicina que ajudam a diminuir os níveis de ácido úrico e reduzir a dor e o inchaço no tornozelo.

Além disso, é recomendado ter uma alimentação que ajude a regular os níveis de ácido úrico Veja como deve ser a alimentação para gota.

10. Lesão por trauma

A lesão por trauma no tornozelo pode ocorrer por um tombo, contusão, pancada, torção no tornozelo, luxação ou fratura, por exemplo. 

Nestes casos, a dor no tornozelo surge de forma repentina e ser intensa e estar acompanhada de inchaço e dificuldade para movimentar o pé.

O que fazer: no caso de lesões leves, sem fratura, pode-se fazer repouso e usar compressa de gelo 2 a 3 vezes ao dia durante 15 minutos.

Já nos casos de fratura ou luxação, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente para iniciar o tratamento mais adequado. A fisioterapia também pode ser recomendada para ajudar na recuperação e aliviar a dor, mesmo em casos leves.

11. Rompimento do ligamento

O rompimento de algum ligamento do tornozelo, como o ligamento talofibular anterior ou posterior, e/ou calcaneofibular, pode causar dor no tornozelo ou diminuição da amplitude dos movimentos do pé.

Além disso, normalmente antes do surgimento dos sintomas, é comum ouvir ou sentir um estalo repentino no tornozelo ou ter a sensação de que o tornozelo está travado.

O rompimento do ligamento do tornozelo é mais comum de ocorrer devido a um grande esforço repentino durante esportes, como futebol, basquete ou tênis, por exemplo.

O que fazer: o tratamento é feito pelo ortopedista, e geralmente é feito com cirurgia, seguido de alguns meses de fisioterapia e repouso, mas inicialmente pode ser necessário usar uma tornozeleira para evitar os movimentos do tornozelo.

12. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, inflamatória e crônica que provoca rigidez, dor e inchaço nas articulações, podendo afetar o tornozelo.

Essa condição pode afetar o dia a dia e causar dificuldade para andar ou subir escadas, por exemplo.

O que fazer: pode-se usar analgésicos e anti-inflamatórios indicados pelo ortopedista ou reumatologista, além de fazer o tratamento com fisioterapeuta para melhorar a movimentação do tornozelo. Saiba mais sobre o tratamento da artrite reumatoide.

13. Edema ósseo

O edema ósseo é o inchaço no osso da tíbia, fíbula ou tálus, causando dor no tornozelo, inchaço, aumento da temperatura no local ou rigidez do tornozelo.

Geralmente, a dor do edema ósseo piora ao tentar andar e é causada por traumas, acidentes, quedas ou prática de esportes.

O que fazer: deve-se consultar o ortopedista para que seja feito o diagnóstico, que geralmente é com a ressonância magnética, e assim ser indicado o tratamento mais adequado, que envolve repouso, uso de remédios para aliviar a dor, muletas e, em alguns casos, cirurgia.

Vídeos relacionados

Tratamento caseiro para PÉS INCHADOS

03:50 | 2.653.812 visualizações

CALOR ou FRIO para Aliviar a Dor | Como Usar Corretamente

01:39 | 541.557 visualizações