A dor nos ossos pode ser causada por fraturas, osteoporose, infecção ou câncer nos ossos, anemia falciforme, leucemia ou artrite reumatoide, por exemplo.
Dependendo da sua causa, a dor no osso pode ser acompanhada de outros sintomas como febre, hematomas, dificuldade para mexer o membro afetado, rigidez nas articulações, inchaço ou vermelhidão na região afetada.
Leia também: Dor nas articulações: 8 principais causas e o que fazer tuasaude.com/dor-nas-juntasÉ importante consultar o ortopedista ou clínico geral sempre que a dor nos ossos dura mais de 3 dias ou piora ao longo do tempo, ou quando é acompanhada por outros sintomas para que seja identificada sua causa e iniciado o tratamento mais adequado.
11 causas de dor nos ossos
As principais causas de dor nos ossos são:
1. Fratura óssea
A fratura óssea é uma das principais causas de dor no osso e pode acontecer devido a acidentes de trânsito, quedas ou durante a prática de algum esporte, por exemplo.
Além da dor no osso que foi fraturado, é comum também que surjam outros sintomas como inchaço no local, hematomas e dificuldade para mexer o membro afetado.
O que fazer: caso haja suspeita de fratura, deve-se ir ao hospital, pois dessa forma é possível que seja feito um exame de imagem para confirmar a fratura e a gravidade.
No caso de pequenas fraturas, pode ser recomendado apenas repouso do membro afetado, no entanto quando a fratura é mais grave, pode ser necessária a imobilização do membro para favorecer a sua cicatrização. Veja o que fazer em caso de fratura.
2. Osteoporose
A osteoporose pode afetar ossos, como fêmur, quadril ou coluna, e causar dor nos ossos da perna ou dor no quadril, por exemplo
Essa condição ocorre devido a diminuição da massa óssea, sendo mais comum após a menopausa, aumentando o risco de fraturas ósseas. Saiba como identificar a osteoporose.
O que fazer: o tratamento da osteoporose deve ser feito de acordo com a orientação do clínico geral ou ortopedista, sendo normalmente indicado o uso de remédios que estimulam a produção de massa óssea, como os suplementos de cálcio e vitamina D.
Além disso, pode-se fazer uma alimentação mais rica em cálcio e vitamina D, sob orientação de um nutricionista, para complementar o tratamento indicado pelo médico. Veja como fazer uma alimentação para osteoporose.
3. Infecção dos ossos
A infecção nos ossos, também conhecida como osteomielite, também é uma situação que pode causar dor em qualquer osso do corpo, como perna, por exemplo, e causar dor nos ossos da perna.
Além disso, outros sintomas são febre acima de 38ºC, inchaço e vermelhidão no local afetado.
O que fazer: é importante ir ao hospital para que seja iniciado o tratamento imediatamente e possa ser evitada a progressão da doença e o desenvolvimento de complicações, como artrite séptica e, nos casos mais graves, amputação do membro afetado.
Na maioria dos casos, o tratamento para infecção no osso é feito com a pessoa em internamento para que receba antibióticos diretamente na veia e seja possível combater a infecção. Confira mais detalhes do tratamento para infecção no osso.
4. Câncer nos ossos
O câncer nos ossos, também conhecido como câncer ósseo, é um tipo de tumor que tem origem no tecido ósseo e que pode ter como sintoma a dor nos ossos, que pode ser mais intensa à noite ou quando se movimenta.
Além disso, pode haver inchaço nas articulações e maior fragilidade dos ossos, havendo maior risco de fraturas.
O que fazer: é importante consultar o ortopedista ou clínico geral para que seja feito um exame de raio X, ressonância magnética ou cintilografia óssea para observar os ossos e verificar a presença de tumor. Saiba mais sobre o câncer nos ossos.
Caso seja confirmado, a pessoa é encaminhada para o oncologista para iniciar o tratamento que pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, por exemplo.
Leia também: Como é feito o tratamento para câncer nos ossos (ósseo) tuasaude.com/como-e-feito-o-tratamento-para-cancer-nos-ossos5. Metástases ósseas
Alguns tipos de câncer, como o de mama, pulmão, tireoide, rim ou próstata, podem espalhar-se pelo organismo, sendo esse processo conhecido por metástase, e atingir outros órgãos, incluindo os ossos, podendo causar dor.
Além da dor nos ossos, no caso de metástase óssea, é comum o aparecimento de outros sintomas como emagrecimento rápido, cansaço excessivo, fraqueza e perda do apetite, por exemplo.
O que fazer: caso surjam sintomas que sejam indicativos de metástase, é importante que a pessoa consulte o oncologista para que sejam feitos exames e possa ser verificada a gravidade da metástase, bem como iniciar o tratamento mais adequado para evitar que as células cancerígenas se espalhem ainda mais. Veja mais sobre a metástase e o que fazer.
6. Doença de Paget
A doença de Paget, também conhecida como osteíte deformante, é uma doença rara que atinge principalmente da região pélvica, fêmur, tíbia e clavícula, e que é caracterizada pela destruição do tecido ósseo, quem em seguida volta a ser formado, porém com algumas deformidades.
Esse novo osso formado é mais frágil e pode estar associado a alguns sintomas que podem variar de acordo com o local afetado, como dor no osso, alteração da curvatura da coluna, dor nas articulações e maior risco de fraturas.
O que fazer: o tratamento para a doença de Paget pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista, que pode indicar o uso de remédios para aliviar os sintomas e sessões de fisioterapia. Entenda como é feito o tratamento da doença de Paget.
7. Leucemia
A leucemia é um tipo de câncer no sangue que pode causar dor nos ossos e articulações, sangramentos pelo nariz ou gengivas ou perda de peso sem motivo aparente.
O que fazer: o tratamento da leucemia deve ser feito pelo oncologista ou onco-hematologista, que pode indicar a quimioterapia, imunoterapia, terapia alvo, radioterapia, ou transplante de medula óssea.
Leia também: Transplante de medula: o que é, quando fazer e como é feito tuasaude.com/transplante-de-medula8. Artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca e destrói as células que revestem as articulações, como se fossem estranhas ao organismo.
Essa condição pode causar dor nos ossos e articulações, rigidez pela manhã ou dificuldade de movimentar a articulação afetada.
Leia também: 6 principais sintomas de artrite reumatoide (com teste online) tuasaude.com/artrite-reumatoide-sintomasO que fazer: o tratamento da artrite reumatoide é feito pelo reumatologista, e normalmente inclui o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, corticoides, imunossupressores ou agentes biológicos, e fisioterapia. Veja como é feito o tratamento da artrite reumatoide.
9. Osteomalacia
A osteomalácia também pode causar dor nos ossos pois é uma doença óssea que deixa os ossos frágeis e quebradiços, o que pode acontecer devido a baixa ingestão de vitamina D, cirurgia bariátrica ou doenças no fígado.
Essa condição é causada por defeitos de mineralização da matriz do osso devido a deficiência de vitamina D, que é importante para a absorção de cálcio pelo osso,
O que fazer: o tratamento é feito pelo ortopedista com o uso de suplementos com cálcio, fósforo e/ou vitamina D.
Além disso, deve-se fazer uma dieta orientada pelo nutricionista dando prioridade a alimentos ricos em cálcio e em vitamina D.
Leia também: 20 alimentos ricos em vitamina D tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d10. Anemia falciforme
A anemia falciforme é uma doença hereditária que deixa as hemácias do sangue com formato de foice, dificultando o fornecimento de oxigênio para vários tecidos no corpo, inclusive os ossos.
Isso pode causar dor nos ossos devido à diminuição do fornecimento de sangue e oxigênio para os ossos.
Leia também: 6 sintomas de anemia falciforme (e o que fazer) tuasaude.com/anemia-falciforme-sintomasO que fazer: o tratamento é feito pelo hematologista que pode indicar o uso de remédios, transfusão de sangue ou transplante de células tronco hematopoiéticas. Veja os principais tratamentos para anemia falciforme.
11. Osteonecrose
A osteonecrose é a morte do tecido ósseo, causando dor no osso, dificuldade para caminhar ou de realizar as atividades do dia a dia.
Essa condição pode ser causada por fraturas ou luxações, uso de remédios bifosfonatos, como pamidronato ou alendronato, anemia falciforme, insuficiência hepática ou câncer, por exemplo.
O que fazer: o tratamento é feito pleo ortopedista e normalmente envolve o uso remédios analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia ou substituição da articulação por prótese, por exemplo.