Dor nos testículos: 11 principais causas (e como tratar)

A dor nos testículos pode ser causada pela varicocele, hérnia inguinal, epididimite, torção do testículo ou ser consequência de uma pancada direta na região.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Urologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Em casos mais raros, este tipo de dor também pode indicar a presença de câncer de testículo, embora seja mais comum que no câncer o homem não sinta dor, conseguindo identificar somente um nódulo ou caroço endurecido.

Leia também: Câncer de testículo: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-no-testiculo

Se a dor no testículo durar vários dias ou for acompanhada por outros sintomas como inchaço, calor ou aparecimento de uma bolinha, é importante que o urologista seja consultado para que seja feita o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

11 principais causas de dor nos testículos

As causas mais comuns de dor no testículo incluem:

1. Varicocele

A varicocele é uma condição em que as veias dentro do escroto, que é a bolsa que contém os testículos, dilatam. Isso acontece devido ao má funcionamento válvulas dentro das veias, o que impede que o sangue flua corretamente e provoque seu acúmulo.

Além da dor nos testículos, a varicocele pode causar inflamação, sensação de calor, mal estar constante e sensação de peso na região, que pode piorar ao caminhar, ter relações sexuais ou praticar atividade física. Conheça mais sobre a varicocele.

Como tratar: o tratamento da varicocele deve ser orientado pelo urologista, já que pode variar de acordo com os sintomas e com o risco de infertilidade. 

Em caso de dor, alteração na fertilidade ou atrofia testicular, o médico pode indicar a realização de cirurgia, que consiste na ligação das veias afetadas para fazer com que o sangue circule pelos vasos saudáveis.

2. Hérnia inguinal

A hérnia inguinal acontece quando uma porção do intestino, ou outro conteúdo abdominal, consegue passar por um local enfraquecido dos músculos abdominais, entrando no escroto e causando inchaço e dor constante, que pode agravar ao levantar, curvar-se ou ao levantar pesos, por exemplo.

Como tratar: o tratamento para hérnia inguinal é normalmente a cirurgia para recolocar a porção do intestino no local correto e reforçar os músculos abdominais.

Leia também: Hérnia inguinal: sintomas, causas, cirurgia e recuperação tuasaude.com/hernia-inguinal

3. Epididimite

A epididimite é a inflamação do epidídimo, um pequeno ducto que conecta o canal deferente ao testículo, que é responsável por coletar e armazenar os espermatozoides que são produzidos nos testículos.

De forma geral, essa inflamação é causada por uma infecção sexualmente transmissível, como clamídia ou gonorreia, por exemplo. A epididimite provoca sintomas como dor intensa, inflamação do testículo e febre com calafrios.

Como tratar: é necessário consultar o urologista para avaliar a necessidade de iniciar o uso de antibióticos, podendo ser a ceftriaxona ou quinolonas (geralmente ciprofloxacino), podendo variar o período do tratamento. Em alguns casos pode ser necessário realizar cirurgia.

4. Torção do testículo

A torção do testículo é uma emergência médica em que o testículo torce ao redor do cordão espermático, o que reduz o fluxo sanguíneo e pode causar lesões graves caso não seja identificado e tratado rapidamente.

A torção testicular acontece de forma repentina e intensa e pode ser acompanhado por outros sintomas como inchaço do saco escrotal, sensibilidade no escroto e presença de um testículo mais alto que o outro.

Leia também: Torção testicular: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-fazer-em-caso-de-torcao-do-testiculo

Como tratar: em caso de suspeita de torção do testículo é importante ir rapidamente ao pronto-socorro para confirmar o diagnóstico e fazer a cirurgia para recolocar o testículo no local correto, evitando complicações como infertilidade.

5. Prostatite

A prostatite é a inflamação da próstata que normalmente causa sintomas como dor ao urinar, febre, dor perineal e sensação de não conseguir fazer o esvaziamento da bexiga. No entanto, também é comum sentir dor nos testículo, que piora ao palpar a região.

Como tratar: o tratamento para a prostatite varia de acordo com a causa e tipo de prostatite, devendo ser orientado pelo urologista. O tratamento pode envolver o uso de antibióticos, como ciprofloxacino ou levofloxacino, por exemplo, analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides para aliviar a dor e a febre.

6. Caxumba

Embora a caxumba normalmente afete as glândulas parótidas, que se encontram na região lateral do rosto, o vírus que provoca a doença também conseguem se deslocar até aos testículos, provocando inflamação. Dessa forma, pode acontecer de surgir dor nos testículos após uma situação de caxumba, devido à migração do vírus.

Como tratar: o médico pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus. Saiba mais sobre porque a caxumba pode descer até os testículos e o que fazer.

7. Câncer de testículo

O câncer de testículo raramente provoca dor, no entanto, em casos mais avançados a dor pode surgir. Porém, nesses casos também é frequente que antes surjam outros sintomas que indiquem que algo está afetando a região, como inchaço intenso, alterações do tamanho dos testículos e caroços, por exemplo. Confira que sinais podem indicar câncer no testículo.

Como tratar: sempre que existir suspeita de câncer é muito importante consultar um urologista o mais rápido possível, uma vez que o diagnóstico precoce melhora as chances de cura. No entanto, em quase todos os casos é necessário remover o testículo afetado.

Assista o vídeo seguinte e veja como fazer o autoexame do testículo, de forma a identificar possíveis alterações:

Como fazer o AUTOEXAME DO TESTÍCULO

04:31 | 405.382 visualizações

8. Orquite

A orquite é uma inflamação que pode afeta um ou os dois testículos e que pode ser causada por uma pancada, torção do testículo ou uma infecção bacteriana ou viral, principalmente vírus da caxumba.

A orquite pode provocar sintomas como dor, inchaço, vermelhidão e sensibilidade nos testículos. Nos casos mais graves ou não tratados, essa condição pode interferir na fertilidade, apesar de não ser muito frequente.

Como tratar: normalmente é indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol para aliviar os sintomas, de acordo com a orientação do médico.

9. Hidrocele 

A hidrocele é o acúmulo anormal de líquido no saco escrotal, sendo mais frequente de acontecer em recém-nascidos, apesar de também poder acontecer em adultos.

Além da dor nos testículos, também é possível observar inchaço na bolsa escrotal e sensação de peso no escroto.

Como tratar: no caso de homens adultos, é possível que o médico recomende esperar 6 meses para verificar se o líquido é reabsorvido espontaneamente. Caso não seja reabsorvido, o médico pode indicar a realização de cirurgia ou aspiração do líquido

Leia também: Hidrocele: o que é, como identificar e como tratar tuasaude.com/hidrocele

10. Espermatocele

A espermatocele é um pequeno cisto que aparece no epidídimo, que é a região em que o ducto que transporta o sêmen se une ao testículo. Esse cisto pode causar sensação de peso nos testículos, assim como dor no lado do testículo afetado, principalmente quando o cisto é grande. Conheça mais sobre a espermatocele.

Como tratar: a maioria dos casos de espermatocele não causa nenhum tipo de mal-estar e, por isso, geralmente não necessita de tratamento. Nos casos em que há dor, o urologista pode indicar o uso de anti-inflamatórios para diminuir o processo inflamatório da região. No entanto, se os sintomas permanecerem, por ser necessário realizar uma avaliação para verificar a necessidade de fazer cirurgia.

11. Hematocele

A hematocele é o acúmulo de sangue no saco escrotal que pode ser causada por uma pancada forte na região testicular. Essa condição pode provocar inflamação, dor e sensação de pressão na região afetada, além de alterar a forma do testículo. Em alguns casos, principalmente quando não é tratada, pode provocar complicações como infecção.

Como tratar: o tratamento da hematocele depende da gravidade, podendo incluir observação, drenagem ou, nos casos mais graves, cirurgia para evitar complicações a longo prazo.

Vídeos relacionados

Como fazer o AUTOEXAME DO TESTÍCULO

04:31 | 405.382 visualizações