Algumas estratégias simples como fazer alongamentos, usar compressa de água quente ou fazer uma alimentação anti-inflamatória podem ajudar a prevenir ou reduzir as dores nas articulações.
Essas dores podem ser causadas por viroses, tendinite, gota, artrite ou osteoartrose, por exemplo, e, por isso, caso a dor não melhore em 1 mês com medidas simples ou se a dor for persistente ou piorar, é importante consultar um ortopedista para definir a causa específica e indicar o tratamento mais adequado. Saiba quais são as principais causas de dores nas articulações.
Algumas medidas simples podem ajudar a evitar ou melhorar as dores nas articulações e incluem:
1. Fazer compressa de água quente ou fria
Usar compressa de água quente nas articulações ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo no local, a relaxar a musculatura e a soltar as articulações rígidas e pode ser feita de 20 a 30 minutos, 3 vezes por dia, nos casos de gota, artrite reumatóide ou osteoartrose, por exemplo. Outra forma para relaxar os músculos e aliviar as dores nas articulações é tomar um banho longo e quente.
Já nos casos de tendinite, contusões ou torções nas articulações, deve-se usar a compressa fria para ajudar a reduzir a dor, o inchaço e a inflamação nas articulações. Para fazer a compressa fria pode-se embrulhar uma bolsa de gelo de gel ou um saco de vegetais congelados em uma toalha limpa e seca e aplicar nas articulações doloridas, por 15 minutos, para um alívio rápido da dor.
Assista o vídeo com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro sobre como e quando aplicar compressa quente ou fria:
CALOR ou FRIO para Aliviar a Dor | Como Usar Corretamente
01:39 | 540.577 visualizações2. Fazer alongamentos
Fazer alongamentos suaves podem ajudar a manter a mobilidade e a amplitude do movimento e aliviar as dores nas articulações. Além disso, não se movimentar pode piorar a dor.
O ideal é fazer alongamentos com orientação médica e sob a supervisão de um fisioterapeuta que deve indicar alongamentos específicos para a articulação dolorida.
3. Comer alimentos anti-inflamatórios
Alguns alimentos como cúrcuma, vegetais como o brócolis ou espinafre e alimentos ricos em ômega-3 como atum, sardinha, salmão, linhaça ou chia, podem ajudar a diminuir a inflamação nas articulações e, por isso, ajudam a aliviar as dores nas articulações.
Esses alimentos devem ser consumidos diariamente ou, no caso dos peixes, pelo menos de 3 a 5 vezes por semana. Confira a lista completa de alimentos anti-inflamatórios.
4. Fazer massagem
Fazer massagem pode ajudar a controlar a dor e o desconforto nas articulações, além de causar sensação de bem estar e redução do estresse.
A massagem pode ser feita usando um creme hidratante ou óleo de amêndoas ou de côco sobre a pele, fazendo movimentos leves e circulares. Outra opção é usar pomadas contendo capsaicina que tem efeito analgésico diminuindo as dores articulares.
Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de pomadas anti-inflamatórias para dores nas articulações de forma individual.
5. Tratamento natural
Alguns chás como o chá de gengibre ou chá de garra do diabo podem ajudar a aliviar as dores nas articulações por terem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, reduzindo a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas, aliviando as dores nas articulações.
Para fazer o chá de gengibre, deve-se colocar 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada em 1 litro de água fervente e beber 3 a 4 xícaras do chá por dia. Este chá deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou aspirina pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias. Além disso, mulheres grávidas, próximo ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias devem evitar o uso do chá de gengibre.
Já o preparo do chá de garra do diabo deve ser feito com 1 colher (de chá) das raízes secas de garra do diabo em 1 xícara de água e ferver em fogo baixo por 15 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras do chá por dia. Esse chá só deve ser usado por adultos e não deve ser ingerido por mulheres grávidas pois pode causar problemas no feto ou mulheres em amamentação e por pessoas que usam anticoagulantes como a varfarina pois pode aumentar o risco de sangramentos.
6. Reduzir o estresse
Tentar controlar o estresse e a ansiedade é importante para diminuir a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse e que pode levar ao aparecimento de dor por todo corpo e dores nas articulações.
Para ajudar a reduzir o estresse, deve-se dormir de 8 a 9 horas por noite, praticar atividades que ajudam a relaxar o corpo como meditação ou yoga, por exemplo, ou atividades físicas leves, desde que sejam feitas com orientação médica. Veja 7 passos para combater o estresse.