Dormência nas mãos: qual médico consultar?

Os médicos especialistas mais indicados para tratar a dormência nas mãos são:

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ortopedista perto de você! Parceria com Buscar Médico

1. Ortopedista

O ortopedista é o principal especialista indicado para diagnosticar e tratar a dormência nas mãos, pois é o médico que trata dos problemas da coluna, que são a principal causa de dormência nas mãos.

Além disso, o ortopedista também pode identificar se existe algum nervo sendo comprimido ou se se trata de síndrome do túnel do carpo, por exemplo.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Nos casos em que o ortopedista desconfia de alterações nos nervos ou de circulação, poderá também encaminhar para um neurologista ou angiologista. Entenda o que pode ser a dormência nas mãos.

2. Neurologista

A neurologia é a segunda especialidade mais indicada para o tratamento de dormência nas mãos, pois é comum que esse sintoma surja por compressão de algum nervo na região da coluna, do braço ou do punho.

Além disso, a dormência nas mãos também pode ser causado por problemas mais sérios no cérebro ou nos nervos, que podem ser diagnosticados e tratados pelo neurologista.

3. Angiologista

Embora seja menos comum, o angiologista também pode fazer o tratamento da dormência nas mãos, especialmente nos casos em que o sintoma é causado por alterações na circulação dos braços e mãos.

No caso da dormência estar sendo causado por alterações da circulação, é comum o aparecimento de outros sintomas como palidez, pele fria ou dedos arroxeados, por exemplo.

Quando consultar um médico

É aconselhado consultar um médico para tratar a dormência nas mãos quando:

  • A dormência é intensa, muito frequente ou não melhora;
  • Surge fraqueza nas mãos;
  • A dormência dificulta ou impede a realização de tarefas diárias.

Quando associado à dormência nas mãos surgem outros sintomas generalizados como cansaço excessivo, dor no peito, fraqueza generalizada ou dificuldade para falar é importante ir ao hospital, já que podem indicar problemas mais sérios como infarto ou AVC, que devem ser identificados e tratados o mais rápido possível.