Dramin B6 é um antiemético indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos, causados por gravidez, viagens, radioterapia ou cirurgias, pois contém dimenidrinato e vitamina B6 (piridoxina) que agem no centro do vômito no cérebro.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de gotas ou comprimidos, e deve ser usado com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.
O Dramin B6 também pode ser encontrado na forma de injeção, com o nome comercial Dramin B6 DL, usado somente em hospitais, e aplicado diretamente na veia pelo enfermeiro sob supervisão médica.
Para que serve
O Dramin B6 é indicado para prevenir e tratar náuseas e vômitos nas seguintes situações:
- Gravidez;
- Doença do movimentos, como náuseas de viagens, ajudando também a aliviar as tonturas;
- Após tratamentos de radioterapia;
- Pré e pós-operatório.
O Dramin B6 age diretamente no centro do vômito no cérebro, além de regular neurotransmissores cerebrais, como GABA, serotonina e dopamina, que são substâncias responsáveis por transmitir os impulsos nervosos relacionados às náuseas e vômitos.
Dramin B6 serve para labirintite?
O Dramin B6 serve para labirintite ou transtornos que causam vertigem, prevenindo e controlando os sintomas de náuseas, vômitos ou tonturas.
Leia também: Remédios para labirintite: de farmácia e caseiros tuasaude.com/remedio-para-labirintiteComo usar e posologia
A forma de usar o Dramin B6 varia de acordo com sua apresentação, que inclui:
1. Dramin B6 comprimidos
Os comprimidos de Dramin B6 contêm 50 mg de dimenidrinato e 10 mg de vitamina B6 (cloridrato de piridoxina), devendo ser tomados por via oral, antes ou durante as refeições, e engolido com água.
Caso a pessoa pretenda viajar, deve ingerir o medicamento pelo menos meia hora antes da viagem.
A posologia do Dramin B6 para adultos ou crianças com mais de 12 anos são de 1 a 2 comprimidos, a cada 4 horas, conforme orientação médica.
A dose máxima diária não deve ultrapassar 400 mg de dimenidrinato por dia, o que corresponde a no máximo 8 comprimidos por dia.
Em pessoas com insuficiência hepática, a dose deve ser reduzida.
2. Dramin B6 gotas
O Dramin B6 gotas contém 25 mg de dimenidrinato e 5 mg de vitamina B6 para cada mL da solução, e pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade.
As doses normalmente recomendadas de Dramin B6 gotas variam com a idade e incluem:
É importante que o Dramin B6 gotas, seja utilizado somente com indicação do pediatra, calculando a dose de acordo com a idade e orientando o tempo de tratamento.
3. Dramin B6 DL
O Dramin B6 DL contém dimenidrinato, cloridrato de piridoxina (vitamina B6), glicose e frutose na sua composição, devendo ser aplicado na veia diluido em soro fisiológico estéril 0,9%, pelo enfermeiro sob supervisão médica.
A posologia do Dramin B6 DL varia de acordo com a idade, e inclui:
A aplicação do Dramin B6 DL na veia deve ser feita de forma lenta, por no mínimo 2 minutos e, em pessoas com insuficiência hepática, as doses devem ser reduzidas, já que o dimenidrinato é metabolizado pelo fígado.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Dramin B6 são sonolência, sedação e dor de cabeça, por isso, deve-se evitar dirigir veículos ou operar máquinas enquanto a pessoa tiver esses sintomas.
O Dramin B6 dá sono?
Sim. Um dos efeitos colaterais mais comuns é a sonolência, por isso, é muito provável que a pessoa sinta sono durante algumas horas, depois de tomar o Dramin B6.
Quem não deve usar
O Dramin B6 não deve ser usado por pessoas com alergia aos componentes da fórmula e em pessoas com porfiria.
Além disso, os comprimidos não devem ser usados em crianças com menos de 12 anos e a solução oral em gotas não deve ser usada em menores de 2 anos.