O que é:
O Drenison é um corticóide indicado para o tratamento de doenças inflamatórias ou alérgicas da pele, como dermatites, psoríase, líquen plano, lúpus eritematoso discóide ou queimaduras de sol, pois contém fludroxicortida na sua composição, que ajuda a aliviar a coceira, vermelhidão ou inchaço da pele.
O Drenison pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de creme, pomada, loção ou adesivo oclusivo. Além disso, esse remédio também pode ser encontrado associado à outra substância, o sulfato de neomicina, como o nome Drenison N, indicado para inflamações ou alergias da pele associadas a infecções.
Este medicamento deve ser usado com indicação do clínico geral ou dermatologista, nas doses e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico.
Para que serve
O Drenison é indicado para o tratamento de vários problemas de pele, como:
- Dermatite moderada a grave;
- Dermatite atópica;
- Dermatite esfoliativa;
- Dermatite numular;
- Lúpus eritematoso discóide e cutâneo;
- Queimaduras solares,
- Dermatoses;
- Líquen plano ou estriado;
- Líquen simples;
- Psoríase;
- Alopecia areata;
- Granuloma anular;
- Pênfigo;
- Sarcoidose.
O Drenison tem ação antialérgica, anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora, que ajuda a aliviar os sintomas como coceira, vermelhidão ou inchaço na pele.
Esse remédio deve ser usado somente com indicação do dermatologista, que deve orientar as doses e o tempo de tratamento, de acordo com a condição a ser tratada.
Como usar
O Drenison deve ser usado sobre a pele da região afetada e a posologia depreende da sua apresentação, que inclui:
1. Drenison creme ou pomada 0,125 mg/g
O Drenison creme ou pomada deve ser usado aplicando uma pequena quantidade ou uma camada fina, sobre a área da pele afetada, de 2 a 3 vezes ao dia, ou conforme indicação do médico. Em crianças, deve ser aplicada a menor quantidade possível, durante um curto período de tempo, de acordo com orientação do pediatra.
No caso de psoríase ou outras dermatoses, o médico pode recomendar cobrir a área em que foi aplicado o creme ou pomada de Drenison, com uma gaze estéril e esparadrapo ou filme plástico de polietileno. É importante antes de aplicar o creme ou a pomada, remover as escamas superficiais da pele cuidadosamente.
2. Drenison loção 5 mg/mL
O Drenison loção deve ser usado sobre a pele aplicando uma pequena quantidade sobre a área afetada e friccionando levemente, 2 a 3 vezes ao dia, ou conforme critério médico. Em crianças, deve ser aplicada a menor quantidade possível, durante um curto período de tempo.
3. Drenison oclusivo 4 mcg
O Drenison oclusivo é um curativo adesivo que pode ser usado no tratamento da psoríase ou outras condições resistentes, da seguinte forma:
- Limpar gentilmente a pele, removendo escamas, crostas e exsudatos secos e qualquer produto anteriormente colocado, com a ajuda de um sabonete antibacteriano, e secar bem;
- Raspar ou prender o cabelo na área a tratar, para melhorar a adesão do curativo na pele;
- Remover a fita da embalagem e cortar um pedaço que seja um pouco maior do que a área a cobrir, e arredondar os cantos;
- Retirar o papel branco da fita transparente, com o cuidado de evitar que a fita cole nela mesma;
- Aplicar a fita transparente, mantendo a pele lisa e pressionar a fita no lugar.
A fita deve ser substituída a cada 12 horas, devendo-se limpar a pele e deixar secar por 1 hora antes de aplicar uma nova. Porém pode ser deixada no local por 24 horas, se recomendado pelo médico e se for bem tolerada e aderir satisfatoriamente.
Se ocorrer uma infecção no local, o uso do curativo oclusivo deve ser interrompido e a pessoa deve ir ao médico.
4. Drenison N
O Drenison N deve ser usado aplicando uma fina camada do creme sobre a pele, de 2 a 3 vezes por dia, conforme indicação médica.
O creme ou a pomada de Drenison N contém 0,125 mg de fludroxicortida e 3,5 mg de sulfato de neomicina, devendo ser usada com indicação médica.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o Drenison creme, pomada e loção são coceira, irritação e secura da pele, dermatite de contato alérgica, queimadura, infecção nos folículos pilosos, excesso de pelos, acne, cravos, descoloramento e alterações na pigmentação da pele e inflamação da pele ao redor da boca.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso do oclusivo são maceração da pele, infecção secundária, atrofia da pele e surgimento de estrias ou brotoejas.
Em crianças, o uso do Drenison pode interferir no crescimento ou desenvolvimento, ou no ganho de peso da criança, por isso o tratamento é feito com orientação do pediatra e pelo menor tempo possível.
Quem não deve usar
O Drenison não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula e que tenham uma infecção na região a tratar.
Além disso, este medicamento também não deve ser usado em mulheres grávidas, lactantes, sem recomendação do médico.