O que é:
O ópio é uma substância produzida a partir da papoula Papaver somniferum que provoca efeitos no corpo como sensação de relaxamento, sonolência, alívio da dor e alucinações leves, podendo levar à dependência quando usada regularmente.
No caso de dependência, ao se parar o uso do ópio repentinamente podem surgir sintomas de abstinência, como tremores, pressão alta, suor frio, diarreia, náuseas e vômitos.
Em caso de suspeita de abstinência do ópio, é recomendado consultar o psiquiatra para uma avaliação. O tratamento normalmente é feito com a pessoa internada e envolve o uso de medicamentos como analgésicos e antieméticos para controlar os sintomas.
Uso do ópio como droga
A droga ópio pode ser encontrada na forma de barras, pós, comprimidos e cápsulas, por exemplo, existindo preparações especiais para ser ingerido, fumado e inalado. Além disso, a própria planta da qual o ópio é feito ou suas sementes também pode usadas para fazer chás e outras misturas.
No entanto, atualmente quase não se consome mais o ópio como droga, sendo mais frequente o abuso de medicamentos, como morfina e codeína, que são produzidos a partir da mesma planta que o ópio é extraído.
Efeitos do ópio
Os principais efeitos do ópio no corpo são:
- Sensação de relaxamento;
- Sonolência;
- Ação analgésica;
- Diminui o reflexo da tosse;
- Alucinações leves;
- Náusea;
- Prisão de ventre;
- Coceira no corpo.
Além disso, quando usado em doses muito elevadas, o ópio pode causar overdose, provocando sintomas como queda da pressão arterial, diminuição da respiração, suor intenso, vômitos dolorosos, convulsões e morte.
Os efeitos do ópio no corpo duram de 3 a 4 horas, dependendo da quantidade que foi consumida e, com o tempo, podem ser necessárias quantidades cada vez maiores para causar os mesmos efeitos, o que leva ao vício e dependência. Conheça os sintomas de dependência.
Sintomas de abstinência
Os sintomas de abstinência são mais comuns em pessoas que fazem uso frequente do ópio e param o consumo repentinamente, sendo os principais:
- Arrepios;
- Sensibilidade à luz;
- Tremores;
- Aumento da pressão;
- Diarreia;
- Náusea e vômito;
- Suor frio;
- Ansiedade;
- Cólicas abdominais e musculares;
- Perda de apetite;
- Dificuldade para dormir.
Quando o ópio é usado regularmente, os sintomas de abstinência podem surgir a partir de algumas horas após o último consumo. No entanto, não é possível prever quando a pessoa se torna dependente e por isso estes sintomas podem surgir mesmo após poucos usos da droga. Veja os principais sintomas de abstinência.
O que fazer em caso de abstinência
Em caso de suspeita de abstinência do ópio é recomendado procurar a ajuda de um profissional da saúde, preferencialmente o psiquiatra. O tratamento é feito com a pessoa internada e pode envolver medicamentos, como antidiarreicos, antieméticos e analgésicos, para controlar os sintomas.
Nos casos mais graves, o médico também pode indicar o uso de medicamentos opioides, como metadona ou buprenorfina, que são retirados gradualmente ao longo de algumas semanas, para ajudar a pessoa a se livrar do desejo de consumir a droga. Entenda melhor como é feito o tratamento para parar de usar drogas.