Dry needling, ou agulhamento a seco, é um tratamento que pode ser indicado para ajudar a aliviar dores, como dor miofascial, enxaqueca e dores musculares, além de ajudar na recuperação de lesões.
Feito de forma similar à acupuntura, o dry needling consiste em aplicar agulhas próximo ou sobre um ponto-gatilho, que é um nódulo de tensão muscular, promovendo o relaxamento e inibindo a concentração de substâncias inflamatórias.
Leia também: Acupuntura: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/acupunturaO Dry needling deve ser feito somente por médicos ou fisioterapeutas em consultórios, hospitais e clínicas especializadas. No entanto, esta técnica é complementar a outras terapias e, por isso, não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

Para que serve
As principais indicações do dry needling são:
1. Aliviar as dores
O dry needling ajuda a aliviar as dores, pois inserir a agulha em um ponto-gatilho alivia a tensão e provoca uma contração local, inibindo substâncias inflamatórias relacionadas com a dor, como citocinas, interleucinas e substância P.
Assim, o dry needling pode aliviar diversos tipos de dor, como dor miofascial, dores de cabeça, enxaqueca, dores musculares e lombalgias, por exemplo.
Leia também: Dor miofascial: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/dor-miofascial2. Ajudar na recuperação de lesões
Por melhorar a circulação de sangue, diminuir a tensão muscular e provocar microlesões que estimulam o reparo do colágeno, o dry needling ajuda na recuperação de lesões, como tendinopatia, distensões e osteoartrite.
Além disso, o dry needling também ajuda a diminuir a inflamação local, ajudando no processo de cicatrização.
3. Diminuir a tensão muscular
Por agir sobre os pontos-gatilhos no músculo, provocando o relaxamento e estimulando a liberação de endorfinas, o dry needling ajuda a diminuir a tensão muscular.
Leia também: Tensão muscular: o que é, sintomas, causas e como aliviar tuasaude.com/tensao-muscular4. Ajudar a melhorar os movimentos
Os pontos-gatilhos miofasciais podem causar limitação nos movimentos e nas funções dos músculos e articulações.
Assim, a aplicação do dry needling pode ajudar a melhorar a amplitude e a fluidez dos movimentos, ajudando na recuperação de problemas musculares ou articulares.
Tipos e como é feito
Conforme os objetivos, os tipos e formas de aplicar o dry needling são
1. Dry needling superficial
O dry needling superficial age acima do ponto-gatilho, podendo ser indicado quando a região da dor está sensível ou quando a aplicação é feita em regiões consideradas de risco, como pulmões e grandes vasos sanguíneos.
Como é feito: após esterilizar a área, o fisioterapeuta localiza o ponto-gatilho e posiciona uma agulha estéril, com um tubo-guia de plástico, sobre a área a ser tratada. A agulha é inserida na pele, entre 5mm e 10mm de profundidade, não chegando no tecido muscular.
Nesta técnica, o fisioterapeuta pode manter a agulha fixa ou fazer movimentos de rotação ou ainda aplicar correntes eletroterapêuticas. Por ser mais superficial, este tipo de dry needling é menos doloroso.
2. Dry needling profundo
O dry needling profundo está associado à diminuição da dor, aumento da amplitude de movimento e redução na concentração de substâncias inflamatórias.
Como é feito: o fisioterapeuta esteriliza a região e, em seguida, insere uma agulha estéril na pele, chegando no tecido muscular para entrar no ponto-gatilho, podendo também aplicar correntes eletroterapêuticas, causando espasmos musculares.
Por atingir regiões mais profundas, este tipo de dry needling pode causar um pouco mais de dor em algumas pessoas.
Modelos de dry needling
Os modelos de dry needling são:
-
Modelo trigger point, que consiste na manipulação de pontos-gatilhos, bandas tensas e alterações miofasciais;
-
Modelo neuropático, que é usado para controlar a dor miofascial, articular e de condições traumato-ortopédicas, inibindo e controlando a dor.
Além disso, existe também o modelo regenerativo, que atua no estímulo do aumento da circulação de sangue para promover a reparação dos tecidos e a cicatrização.
Qual a diferença entre dry needling e acupuntura?
A acupuntura é um tratamento baseado na medicina tradicional chinesa, feito com a aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de promover o equilíbrio do fluxo energético, tratando, assim, as dores.
Leia também: Acupuntura: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/acupunturaO dry needling é uma técnica que também é feita com a aplicação das mesmas agulhas da acupuntura.
Entretanto, o dry needling é baseado na medicina ocidental e usado somente para tratar as dores, inibir os pontos-gatilhos e melhorar os movimentos, fazendo parte de um programa de fisioterapia.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais mais comuns do dry needling são dor durante e após o tratamento, rigidez, hematomas, sangramento e infecção no local, cansaço e desmaio.
Quem não pode fazer
O dry needling não é indicado para crianças menores de 12 anos, pessoas com fobia à agulha, linfedema, histórico de reação exagerada a procedimentos anestésicos e estados de inconsciência, ou confusão mental.
Já mulheres grávidas ou pessoas que usam anticoagulantes ou que tenham o sistema imunológico comprometido, distúrbios vasculares, epilepsia ou alergia ao metal da agulha, devem sempre consultar o médico antes de fazer o dry needling.