A equinácea purpúrea é um medicamento fitoterápico, feito com a planta Echinacea purpúrea (L.) Moench, que ajuda a aumentar as defesas do organismo, prevenindo e combatendo o aparecimento de resfriados, por exemplo.
Este remédio é ingerido por via oral, sendo mais eficaz quando tomado desde o surgimento dos primeiros sintomas da infecção. Normalmente a dose recomendada é de 2 cápsulas por dia ou segundo a recomendação médica.
O preço da equinácea purpúrea é de aproximadamente 18 reais, podendo variar de acordo com o local de venda.
Indicações
As cápsulas de equinácea purpúrea estão indicadas para uso preventivo e coadjuvante de resfriados, infecções do trato respiratório e urinário, abscesso, úlceras, furúnculos e carbúnculos porque contém propriedade antiviral, antioxidante, anti-inflamatória e anti-fúngica, sendo excelente para combater o vírus influenza A, herpes simplex e coronavírus.
Como tomar
O modo de uso das cápsulas de equinácea purpúrea consiste em:
- 1 a 3 cápsulas gelatinosas duras ao dia,
- 1 a 3 comprimidos revestidos por dia,
- 5 ml de xarope, 2 a 3 vezes ao dia.
Os comprimidos e cápsulas, não devem ser partidos, abertos ou mastigados e o tratamento com este remédio não deve ser feito por um período superior a 8 semanas, pois o efeito imunoestimulante pode reduzir com o uso prolongado.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais podem ser febre passageira e distúrbios gastrintestinais, como náusea, vômito e gosto desagradável na boca após a toma. Podem ainda ocorrer reações alérgicas diversas, como coceira e agravamento de crises asmáticas.
Quando não tomar
A equinácea purpúrea está contraindicada em pacientes com alergia a plantas da família Asteraceae, com esclerose múltipla, asma, colagenose, HIV positivo ou tuberculose.
Este remédio também está contra-indicado para grávidas, lactantes e em menores de 12 anos.