Eczema: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

O eczema é um tipo de dermatose caracterizada por uma inflamação na pele que causa sintomas como ressecamento, coceira, inchaço, bolhas e vermelhidão na pele, podendo acontecer em pessoas de qualquer idade, sendo mais frequentes em crianças.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora a causa ainda não seja conhecida, acredita-se que o eczema, que também é conhecido como dermatite atópica, pode ser provocado por fatores como alergias a substâncias ou a medicamentos, mudanças de temperatura do ambiente, ou ser desencadeado pelo estresse, por exemplo.

Leia também: Dermatite atópica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dermatite-atopica

O tratamento do eczema é feito pelo dermatologista, podendo ser indicado o uso de pomadas e cremes, e medicamentos orais contendo corticoides, anti-histamínicos e imunossupressores, ou sessões de fototerapia, por exemplo.

Foto de eczema

Sintomas de eczema

Os principais sintomas de eczema são:

  • Pele ressecada;
  • Descamação da pele;
  • Coceira intensa;
  • Inchaço na pele;
  • Vermelhidão;
  • Bolhas na pele, que podem romper e liberar um líquido;
  • Formação de feridas na pele;
  • Mudança na cor de uma área da pele, ficando mais clara ou escura que o normal.

Na fase crônica do eczema as bolhas começam a secar e há a formação de crostas, além de também poder ser notado aumento da espessura da pele do local.

Sintomas de eczema no bebê

Nos bebês e crianças pequenas, os sintomas de eczema são mais comuns nas bochechas, na parte externa dos cotovelos e nos joelhos. Os bebês com eczema podem esfregar-se na cama ou em outros objetos para tentar aliviar a coceira.

Em crianças mais velhas, o eczema geralmente surge nas mãos, nos pés, nos braços e na parte de trás dos joelhos.

Sintomas de eczema na pele negra

Os sintomas de eczema nas pessoas de pele negra incluem espessamento da pele e placas marrom-avermelhadas, roxas, cinzas ou vermelhas escuras. Além disso, nas pessoas de pele negra, a coceira é mais intensa.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do eczema é feito pelo dermatologista através da avaliação dos sintomas e sinais apresentados, do histórico de saúde e do exame físico da pessoa, onde são observadas as características das lesões da pele.

Se deseja confirmar o risco de eczema, marque uma consulta com o especialista mais próximo de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode indicar a realização de testes de alergia com o objetivo de identificar o fator responsável pelo eczema. Veja como é feito o teste de alergia.

Possíveis causas

As causas do eczema ainda não estão bem esclarecidas, no entanto, os fatores que podem aumentar o risco dessa condição são:

  • Histórico familiar de eczema dermatite, alergias e asma;
  • Calor ou frio extremos;
  • Baixa umidade do ar;
  • Alergia a alimentos, ácaro, mofo, pólen, poeira e pelos de animais;
  • Produtos de limpeza, como detergente e sabonete;
  • Roupas, cintos, bijuterias ou alguns tipos de tecido, como lã e jeans;
  • Medicamentos, como antibióticos, fenitoína, carbamazepina e lamotrigina;
  • Produtos cosméticos, como maquiagem, perfume, shampoo, desodorante, sabonete e creme depilatório.

Além disso, o eczema também pode surgir devido a fatores emocionais, como estresse, ansiedade ou depressão, ou ainda devido a alterações hormonais do ciclo menstrual ou da gravidez.

O eczema é uma condição inflamatória não contagiosa, ou seja, não é transmitida através de pessoa para pessoa.

Tipos de eczema

Os principais tipos de eczema, conforme a causa e os sintomas são:

1. Eczema de contato

O eczema de contato, ou dermatite de contato surge após o contato com um objeto ou material irritante ou alergênico, causando uma resposta exagerada do sistema imunológico. As regiões mais comuns do eczema de contato são as mãos, o rosto, o pescoço e os pés.

Leia também: Dermatite de contato: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dermatite-de-contato

2. Eczema numular

Ainda não se sabe a causa do eczema numular, conhecido também por eczema discoide ou dermatite numular. Porém, alguns fatores que podem provocar esta condição são dermatite atópica, ressecamento da pele, alergias, banhos frequentes com água quente ou estresse emocional, por exemplo.

Esse tipo de eczema é caracterizado pela presença de manchas rosas, vermelhas ou marrons no formato de moedas na pele, além de coceira intensa e queimação. Conheça todos os sintomas do eczema numular.

3. Eczema disidrótico

O eczema disidrótico, ou disidrose, pode ser causado por alergias de pele, eczema atópico, dermatite de contato, umidade excessiva nas mãos ou nos pés e aumento do estresse físico ou emocional.

Os sintomas desse tipo de eczema incluem o surgimento de pequenas bolhas preenchidas de líquido na palma das mãos, nas laterais dos dedos ou na sola dos pés.

A disidrose, ou eczema disidrótico, é uma doença da pele que causa a formação de pequenas bolhas preenchidas de líquido, que geralmente aparecem na palma das mãos, nas laterais dos dedos ou na sola dos pés.

Leia também: Disidrose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/disidrose

4. Eczema palpebral

O eczema palpebral, também chamado de eczema ao redor dos olhos ou dermatite palpebral, é uma condição causada pelo contato das pálpebras com alguma substância alérgica.

Os sintomas do eczema palpebral são vermelhidão, descamação, inchaço, queimação e coceira nas pálpebras. Conheça todos os sintomas do eczema palpebral.

5. Eczema atópico

O eczema atópico, ou dermatite atópica, está normalmente associado com a asma e a rinite e os sintomas costumam aparecer no rosto e nas dobras dos braços e das pernas, além de haver coceira intensa.

Leia também: Dermatite atópica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dermatite-atopica

6. Eczema de estase

O eczema de estase, também conhecido por dermatite de estase, é uma inflamação na pele causada principalmente pela má circulação nas pernas, promovendo o acúmulo de sangue e fluídos que vazam das veias e pressionam a parte interna da pele.

Os sintomas presentes nesse tipo de eczema são inchaço, coloração arroxeada ou marrom, coceira, feridas com pus e crostas nas pernas e tornozelos. Conheça melhor sobre a dermatite de estase.

7. Eczema perianal

O eczema perianal é uma dermatose perianal é caracterizada por vermelhidão, inchaço, coceira ou alteração na pele ao redor do ânus, entre as nádegas.

Alguns fatores relacionados com esse tipo de eczema são idade avançada, incontinência fecal, imobilidade, hiperidrose, obesidade e má higiene anal, que alteram a barreira cutânea no ânus, favorecendo a inflamação.

8. Eczema asteatótico

O eczema asteatótico, também conhecido como eczema craquelé, é um tipo eczema causado pela perda de água da pele devido à uma predisposição genética e lesões por fatores ambientais, como baixa umidade ou banho excessivo, principalmente com sabonetes e detergentes.

A pessoa com esse tipo de eczema pode apresentar placas de pele em forma de diamante, separadas por faixas vermelhas formando uma rede nas pernas.

9. Eczema por medicamentos

O eczema por medicamento acontece quando a pessoa faz uso de algum medicamento que leva ao desenvolvimento de uma reação alérgica, causando o surgimento do eczema na pele

Como é feito o tratamento

O tratamento do eczema deve ser feito pelo dermatologista, podendo ser indicado o uso de pomadas, medicamentos orais e fototerapia.

1. Pomada ou creme para eczema

O dermatologista pode recomendar o uso de cremes ou pomadas contendo corticoides, como betametasona ou dexametasona, para diminuir a inflamação e a coceira na pele.

Além disso, pomadas e cremes contendo antibióticos ou inibidores da calcineurina, como tacrolimus e pimecrolimus, também podem ser prescritos pelo médico para combater a infecção bacteriana e diminuir a inflamação.

2. Medicamentos orais

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos orais, como:

  • Corticoides, como a prednisona ou prednisolona;
  • Anti-histamínicos, como difenidramina ou hidroxizina;
  • Imunossupressores, como como ciclosporina, azatioprina, micofenolato ou metotrexato;
  • Terapia biológica, como o dupilumabe na forma de injeção.

Em alguns casos, o médico pode indicar também o uso de antibióticos orais para prevenir ou tratar infecções bacterianas na pele.

3. Fototerapia

A fototerapia com radiação ultravioleta A ou B (UVA ou UVB) pode ser indicada pelo médico para o eczema moderado que não melhorou com outros tratamentos, pois ajuda a reduzir a inflamação da pele.

A fototerapia pode ser usada junto com um remédio por via oral ou tópico, o psoraleno, sendo esse tratamento chamado PUVA, e que consiste em tomar ou aplicar o psoraleno na forma de pomada sobre a pele, e 2 horas depois expor a área que será tratada à radiação ultravioleta.

Leia também: Fototerapia: o que é, para que serve e como funciona tuasaude.com/fototerapia

Cuidados diários

Alguns cuidados diários que ajudam a evitar a piora dos sintomas ou prevenir que surjam novamente, são:

  • Tomar banhos curtos, por até 5 minutos, e com água morna;
  • Secar a pele após o banho, com uma toalha macia, limpa e seca, sem esfregar a toalha com força na pele;
  • Aplicar hidratante neutro e sem perfume, conforme recomendado pelo médico, diariamente após o banho, com a pele ainda úmida;
  • Evitar coçar o local da pele afetada;
  • Usar sabonetes e detergentes neutros, para evitar irritação da pele;
  • Evitar perfume ou loções perfumadas na pele;
  • Usar roupas largas e de algodão, evitando as apertadas e com tecido áspero;
  • Usar umidificador de ambiente, quando o clima estiver muito seco ou frio;
  • Evitar ambientes muito quentes.

É importante que esses cuidados sejam continuados mesmo quando os sintomas do eczema desaparecem, para evitar que a pele fique muito ressecada e o surgimento de novas crises.

Vídeos relacionados

6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

08:27 | 540.141 visualizações