O eczema numular é uma inflamação que pode causar o surgimento de sintomas, como manchas rosas, vermelhas ou marrons no formato de moedas na pele, além de coceira intensa e queimação.
Acredita-se que esse tipo de eczema, que também é conhecido como dermatite numular ou eczema discóide, pode ser provocado por fatores como dermatite atópica, ressecamento da pele, alergias, banhos frequentes com água quente ou estresse emocional, por exemplo.
Leia também: Dermatite numular: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/dermatite-numularEm caso de suspeita de eczema numular, é recomendado consultar o dermatologista, para que seja feita uma avaliação completa e seja indicado o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de medicamentos orais, como corticoides e anti-histamínicos, pomadas e, em alguns casos, sessões de fototerapia.
Sintomas de eczema numular
Os principais sintomas de eczema numular são:
- Pequenas bolhas, que podem romper e formar crostas;
- Manchas rosas, vermelhas ou marrons na pele, em forma de moeda;
- Coceira intensa;
- Queimação ou ardência na pele;
- Descamação.
As manchas características do eczema numular podem surgir em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas pernas, braços, mãos e tronco.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do eczema numular deve ser feito pelo dermatologista, a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.
Se deseja confirmar o risco de eczema numular, marque uma consulta com o dermatologista mais perto de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode realizar a dermatoscopia, que é um exame feito com um aparelho que permite observar estruturas microscópicas da pele e fazer uma avaliação mais detalhada. Entenda melhor para que serve e como é feita a dermatoscopia.
Possíveis causas
A causa exata do eczema numular é desconhecida, no entanto, os fatores que podem aumentar o risco dessa condição são:
- Dermatite atópica;
- Pele muito seca;
- Alergias;
- Banhos frequentes com água quente;
- Calor e baixa umidade;
- Estresse emocional;
- Lesões na pele, como queimadura, picada de inseto ou arranhão.
Além disso, o uso de sabonetes que causam irritação ou ressecamento na pele e de alguns medicamentos, como antivirais, interferon, isotretinoína, retinoides e ribavirina, também podem estar relacionados com o surgimento do eczema numular.
Como é feito o tratamento
O tratamento do eczema numular deve ser indicado pelo dermatologista, que pode indicar o uso de medicamentos orais, pomadas e fototerapia.
1. Medicamentos orais
Os anti-histamínicos, como hidroxizina ou difenidramina, são medicamentos orais que podem ser prescritos pelo médico para aliviar a coceira intensa, principalmente à noite.
Em casos de infecção bacteriana, o médico também pode prescrever o uso de antibióticos orais, como cefalosporina, flucloxacilina, dicloxacilina, eritromicina e trimetoprima + sulfametoxazol.
Além disso, o médico também pode recomendar a administração de injeções de corticosteroides nas lesões, em casos de eczemas mais resistentes.
2. Pomadas e cremes
A aplicação na pele de pomadas com corticosteroides, 1 a 2 vezes ao dia, pode ser recomendada para diminuir a inflamação e a coceira.
Além disso, pomadas e cremes contendo inibidores da calcineurina, como tacrolimo e pimecrolimus, também podem ser prescritos pelo médico para diminuir a inflamação.
Além disso, se a pele também apresentar sinais de infecção bacteriana, o médico poderá indicar o uso de pomadas contendo antibióticos.
3. Fototerapia
A fototerapia de luz UVB de banda estreita, é um tratamento que consiste em aplicar luzes de ultravioleta artificial de forma controlada no local a ser tratado, ajudando a diminuir a inflamação da pele. Geralmente é recomendado fazer de 2 a 3 sessões de fototerapia por semana.
Leia também: Fototerapia: o que é, para que serve e como funciona tuasaude.com/fototerapiaCuidados durante o tratamento
Alguns cuidados importantes durante o tratamento do eczema numular são:
- Hidratar a pele com vaselina ou creme hidratante, conforme a indicação médica, ao longo do dia;
- Tomar banhos curtos, por até 5 minutos e com água morna;
- Usar sabonetes hidratantes suaves;
- Evitar usar pano, esponja ou bucha nos banhos;
- Usar um umidificador no quarto e outros ambientes;
- Usar roupas largas de algodão, evitando roupas apertadas e tecidos irritantes.
Além disso, é recomendado também evitar ambientes muito quentes, como saunas e estufas, e evitar ficar próximo a lareira, aquecedor ou outra fonte de calor.