Edema de glote: o que é, sintomas, causas e o que fazer

O edema de glote é uma complicação que pode surgir durante uma reação alérgica grave e que se caracteriza pelo inchaço na região da garganta. Esta situação é considerada uma emergência médica, pois o inchaço que afeta a garganta pode obstruir o fluxo de ar para os pulmões, impedindo a respiração.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os sintomas da reação alérgica grave, também chamada de anafilaxia, surgem rapidamente, após alguns minutos a poucas horas da exposição à substância causadora da alergia, incluindo dificuldade para respirar, sensação de bola na garganta ou chiado ao respirar.

Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia

É importante que em caso de edema de glote, a pessoa seja encaminhada para o hospital para que sejam tomadas as medidas mais adequadas para desobstruir as vias aéreas e prevenir complicações.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os sintomas do edema de glote são:

  • Sensação de bolo na garganta;
  • Dificuldade para respirar;
  • Chiado ou um barulho estridente durante a respiração;
  • Sensação de aperto no peito;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade para falar.

Existem outros sintomas que normalmente acompanham o edema de glote e que são associados ao tipo de alergia, como urticária, com vermelhidão ou comichão na pele, olhos e lábios inchados, língua aumentada, coceira na garganta, conjuntivite ou crise de asma, por exemplo.

Leia também: Sintomas de alergia (pele, alimentar, respiratória e medicamentos) tuasaude.com/sintomas-de-alergia

Principais causas

O edema de glote pode ser causado por:

  • Uso de determinado medicamento;
  • Consumo de alimentos;
  • Picada de inseto;
  • Alterações da temperatura;
  • Predisposição genética, como no caso dos portadores de angioedema hereditário.

Nesses casos, o edema de glote acontece entre 5 a 30 minutos após a substância alergênica, podendo ser mais ou menos intenso de acordo com o grau de exposição e o nível de sensibilidade da pessoa.

O que fazer

Em caso de edema de glote, os seguintes passos devem ser seguidos:

  1. Chamar ajuda médica ligando para o SAMU 192;
  2. Perguntar se a pessoa tem algum medicamento para alergia, para que tome enquanto espera o socorro. Algumas pessoas com alergias graves podem até possuir uma caneta de epinefrina, que deve ser administrada em situação de alergia grave;
  3. Manter a pessoa preferencialmente deitada, com as pernas elevadas, para facilitar a circulação sanguínea;
  4. Observar os sinais vitais da pessoa, como batimentos cardíacos e respiração, pois caso fiquem ausentes, será necessária a realização de massagem cardíaca. Confira o passo-a-passo de como fazer a massagem cardíaca.

Após avaliação da equipe médica e confirmação do risco de edema de glote, é indicado o tratamento, feito com medicações que irão diminuir rapidamente a ação do sistema imune, e incluem aplicação de injeções contendo adrenalina, anti-alérgicos e corticoides. 

Como pode haver uma intensa dificuldade para respirar, pode ser necessário o uso de máscara de oxigênio ou, até mesmo, a intubação orotraqueal, em que se coloca um tubo através da garganta da pessoa para que a sua respiração não fique bloqueada pelo inchaço.