Eletrococleografia é um exame indicado para diagnosticar a síndrome de Ménière ou neuropatia auditiva pois avalia o potencial elétrico da cóclea, que é uma estrutura presente no ouvido interno, na forma de caracol, e do nervo auditivo, responsáveis pela audição.
Esse exame geralmente solicitado pelo otorrinolaringologista para identificar a causa de sintomas como vertigem, tontura, zumbido no ouvido ou perda da audição, por exemplo.
Leia também: Zumbido no ouvido: 9 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/zumbido-no-ouvidoA eletrococleografia (ECOG) pode ser feita gratuitamente pelo SUS ou realizada em clínicas particulares ou hospitais, e o resultado deve ser interpretado pelo médico que solicitou o exame.
Para que serve
A eletrococleografia serve para medir o potencial elétrico da cóclea e do nervo auditivo, através de estímulos sonoros, que são medidos por meio de eletrodos.
O resultado o exame de eletrococleografia deve ser interpretado pelo otorrinolaringologista, junto com o exame clínico e outros exames que avaliam a audição, como audiometria ou impedanciometria.
Leia também: Impedanciometria: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/impedanciometriaQuando é indicada
A eletrococleografia é indicada para o diagnóstico de:
- Síndrome de Ménière;
- Hidropisia endolinfática;
- Neuropatia auditiva;
- Fístula perilinfática;
- Tumor benigno das células do nervo vestibular;
- Síndrome de deiscência do canal semicircular superior (SDCSS).
Além disso, esse exame pode ser feito durante cirurgias no ouvido interno para monitorar a função auditiva e danos na cóclea ou nervo auditivo.
Outra indicação é verificar a função e integridade da cóclea em pessoas com indicação para o uso de implante coclear.
Leia também: Implante coclear: o que é, como funciona e quando usar tuasaude.com/implante-coclearComo deve ser o preparo
Para se preparar para o exame de eletrococleografia, é importante não ter cera no ouvido já que pode interferir no resultado e, por isso, o médico pode realizar uma lavagem do ouvido.
Leia também: Lavagem de ouvido: para que serve, como fazer e riscos tuasaude.com/lavagem-de-ouvidoAlém disso, é recomendado evitar sons altos por pelo menos 24 a 48 horas antes da eletrococleografia.
Também é recomendado não aplicar cremes hidratantes, sérum, protetor solar ou óleos faciais ou maquiagem no rosto no dia do exame.
Como é feito
O exame de eletrococleografia é feito pelo otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, sendo um exame que não causa dor e dura cerca de 30 a 60 minutos.
Para fazer a eletrococleografia, o médico deve seguir alguns passos:
- Solicitar a pessoa para sentar na cadeira ou deitar na mesa de exame;
- Limpar suavemente o canal auditivo, para colocar as sondas que serão conectadas a uma máquina;
- Colocar um eletrodo na testa conectado à máquina e um fone de ouvido;
- Fornecer um estímulo sonoros através do fone de ouvido;
- Captar e registrar as medições e a resposta da cóclea em resposta ao som;
- Retirar o fone de ouvido, o eletrodo e as sonda.
Após a eletrococleografia, a pessoa é liberada para ir para casa, podendo seguir suas atividades normais, não necessitando cuidados especiais após o exame.
Resultado da eletrococleografia
O resultado da eletrococleografia é fornecido com base nos potenciais detectados durante o exame, como:
Além disso, o resultado pode ser dado avaliando a relação entre o potencial de soma e o potencial de ação (PS/PA), sendo que valores acima de 0.40 podem indicar a doença de Meniére, por exemplo.
É importante que o resultado da eletrococleografia seja interpretado pelo otorrinolaringologista que solicitou o exame, que também deve levar em consideração o resultados de outros exames auditivos, sintomas e exame físico.