Elotin é um remédio indicado para o tratamento da otite externa ou inflamações no ouvido externo causadas por bactérias, pois possui ação antibacteriana, anti-inflamatória e analgésica.
Esse remédio contém na sua composição fluocinolona acetonida, neomicina, polimixina B e lidocaína, que ajudam a aliviar a dor de ouvido, coceira ou sensação de ardor no ouvido, podendo ser usado por adultos ou crianças.
Leia também: Otite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/otiteO Elotin pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de solução em gotas para pingar no ouvido, e deve ser usado somente com indicação do otorrinolaringologista ou pediatra.

Para que serve
O Elotin gotas é indicado para:
- Otite externa;
- Inflamações no ouvido causadas por eczema ou alergias;
- Síndromes otológicas externas.
O Elotin também pode ser indicado para inflamações no ouvido que melhoram com corticoides e com suspeita ou presença de infecção por bactérias.
Leia também: 8 remédios para otite (e como usar) tuasaude.com/remedio-para-otiteEsse remédios só deve ser usado com indicação do otorrinolaringologista ou pediatra, já que possui antibióticos na sua composição, e o uso incorreto pode provocar resistência bacteriana. Entenda o que é resistência bacteriana.
Como funciona
O Elotin possui fluocinolona acetonida + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B + cloridrato de lidocaína, com ação antibiótica, anti-inflamatória e analgésica.
Esse remédio promove a eliminação de bactérias no ouvido externo e ao mesmo tempo reduz a inflamação e os sintomas, como dor de ouvido, coceira ou sensação de ardor.
Leia também: 9 remédios para dor de ouvido (e opções naturais) tuasaude.com/remedio-para-dor-de-ouvidoPosologia
O Elotin deve ser usado aplicando 3 ou 4 gotas no canal auditivo, ou seja, no ouvido, 2 a 4 vezes por dia, conforme orientação do médico.
O tempo de tratamento com Elotin deve ser indicado pelo médico.
Como usar o Elotin gotas
Para aplicar o Elotin gotas, deve-se:
- Lavar as mãos com água e sabonete neutro;
- Aquecer o frasco do Elotin entre as mãos, para que não seja aplicado frio, pois pode provocar desconforto;
- Deitar ou sentar confortavelmente com a cabeça inclinada, com o ouvido afetado voltado para cima;
- Remover a tampa do frasco do Elotin;
- Puxar o lobo da orelha, delicadamente, um pouquinho para trás;
- Pingar as gotas prescritas pelo médico no canal auditivo;
- Permanecer deitado ou com a cabeça inclinada por cerca de 5 minutos, para manter as gotas dentro do ouvido, e favorecer a absorção do Elotin corretamente;
- Tapar o frasco do Elotin;
- Lavar as mãos novamente com água e sabonete neutro.
Caso os dois ouvidos estejam afetados, deve-se repetir o procedimento da mesma forma para o outro ouvido.
Ao usar o Elotin, deve-se evitar o contato do frasco com o ouvido, pois pode provocar contaminação da solução em gotas.
Geralmente, os remédios em gotas para o ouvido têm a validade de 1 mês após aberto, devendo-se descartar qualquer quantidade não utilizada após esse período.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Elotin são dor ou desconforto no ouvido, zumbido, diminuição da audição, coceira no ouvido, vermelhidão ou sensação de ardor.
Além disso, também podem surgir dor de cabeça, tontura, paralisia facial, sensação de queimação ou dormência, alteração no paladar ou sonolência.
O Elotin também pode causar dermatite alérgica ou acneiforme, atrofia ou nódulos na pele do ouvido, irritação, secura, foliculite ou hipertricose.
Esse remédio também pode provocar reações alérgicas ou anafilaxia em algumas pessoas, devendo-se nesses casos ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de anafilaxia.
Quem não deve usar
O Elotin é contraindicado nas seguintes situações:
- Perfuração no tímpano;
- Infecções por fungos ou vírus no ouvido não tratadas;
- Herpes simples ou catapora;
- Alergia aos componentes do Elotin.
Além disso, o Elotin não deve ser usado na gravidez, principalmente no 1º trimestre. Caso seja necessário seu uso após o 2º trimestre, o médico deve avaliar os benefícios do tratamento para a gestante e os riscos para o bebê.
O Elotin não deve ser aplicado nos olhos.