A cesárea cicatriza em torno de 6 a 10 semanas após o parto. No entanto, este tempo pode variar um pouco, conforme o organismo de cada pessoa.
Os diferentes tecidos que são cortados na cirurgia cicatrizam em diferentes momentos. A pele costuma cicatrizar rapidamente e, por isso, os pontos costumam ser retirados 7 a 15 dias após a cirurgia, caso não haja nenhuma complicação. Já a parte do corpo que mais demora para concluir o seu processo de cicatrização é o útero.
Para que o processo de cicatrização e a recuperação da cesárea aconteça mais facilmente, algumas medidas são recomendadas:
- Cuidar da cicatriz: manter a região da cicatriz limpa e seca, lavando diariamente apenas com água e sabão neutro. É normal que haja alguma coceira ou desconforto nessa região até a cicatrização total, mas é importante evitar mexer ou coçar a região dos pontos para impedir o risco de inflamações ou infecções.
- Evitar levantar pesos ou realizar esforços físicos: nas primeiras semanas após a cesárea é importante evitar esforços desnecessários. Não levante nada mais pesado que o seu bebê e evite subir e descer escadas tanto quanto possível.
- Fazer pequenas caminhadas: é importante manter-se ativa, mas com cuidado nas primeiras semanas após o parto cesárea. Caminhar alguns minutos dentro de casa pode ajudar no controle de alguns sintomas como constipação ou gases.
- Manter-se hidratada e alimentar-se de forma saudável: beber bastante líquidos e comer alimentos nutritivos como legumes, verduras e frutas contribuirá para uma recuperação mais rápida.
Siga sempre as recomendações do seu médico e procure atendimento de um ginecologista se notar que a cicatrização não está acontecendo corretamente ou existirem sintomas, como dor forte, febre, barriga inchada, presença de vermelhidão ou secreção no local da cicatriz.