Endolimax nana é um protozoário que parasita o cólon do intestino, mas não causa problemas de saúde, no entanto, em alguns casos pode levar ao surgimento de sintomas como cólicas intestinais ou diarreia.
Esse parasita é transmitido através do consumo de água ou alimentos contaminados com cistos do Endolimax nana, e por isso, apesar de não causar sintomas, pode acontecer junto com outras infecções parasitárias, como a amebíase.
Leia também: Amebíase: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-amebiaseO tratamento do Endolimax nana nem sempre é necessário uma vez que vive no intestino sem causar problemas, no entanto, o gastroenterologista, clínico geral ou pediatra pode indicar o uso de remédios para eliminar outros parasitas, como o metronidazol, por exemplo.
Sintomas de Endolimax nana
Os principais sintomas de Endolimax nana são:
- Cólicas intestinais;
- Diarreia;
- Náuseas.
Além disso, o Endolimax nana pode causar urticária ou poliartrite, devido a uma resposta do sistema imunológico que resulta em eosinofilia, que é o aumento de eosinófilos no sangue, que são células que agem contra parasitas. Veja como entender o resultado dos eosinófilos no sangue.
No entanto, os sintomas do Endolimax nana são raros, e por isso, geralmente a infecção é descoberta em exames de fezes de rotina.
Além disso, os sintomas são mais comuns em pessoas com infecção grave ou que apresentem outras infecções parasitárias associadas.
Leia também: 10 sintomas de vermes intestinais tuasaude.com/sintomas-de-vermesComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do Endolimax nana é feito pelo clínico geral, gastroenterologista ou pediatra através do hemograma e exame parasitológico de fezes. Saiba como é feito o exame parasitológico de fezes.
Marque uma consulta com um gastroenterologista na região mais próxima:
Na maioria das vezes, a presença de cistos do Endolimax nana é descoberto nas fezes quando o exame é indicado para o médico identificar a causa de sintomas relacionados a outros parasitas intestinais, como a amebíase.
Como acontece a transmissão
A transmissão do Endolimax nana acontece por via fecal-oral, através do consumo de água ou alimentos contaminados com cistos maduros desse parasita.
Por isso, geralmente, a infecção pelo Endolimax nana é mais comum de acontecer em regiões que não têm saneamento básico adequado, o que favorece o contato dos alimentos e da água com as fezes.
Além disso, objetos ou superfícies contaminados com os cistos de Endolimax nana quando levados à boca ou quando não se lava bem as mãos após o contato com esses objetos também podem transmitir o parasita.
Como é feito o tratamento
O tratamento da infecção pelo Endolimax nana deve ser orientado pelo clínico geral, pediatra ou gastroenterologista, e nem sempre é necessário, uma vez que raramente causa sintomas.
No entanto, como pode estar associado a outras infecções, como a amebíase, o médico pode indicar o tratamento com remédios como o metronidazol, por exemplo. Saiba como usar o metronidazol.
Leia também: 10 principais remédios para vermes (e como tomar) tuasaude.com/remedios-para-vermesComo prevenir
Para prevenir a infecção pelo protozoário Endolimax nana, é recomendado:
- Lavar bem as mãos com água e sabonete frequentemente, especialmente antes e após ir ao banheiro ou trocar fraldas;
- Não ingerir carnes cruas, devendo-se cozinhá-las bem antes de consumir;
- Higienizar bem verduras, legumes e frutas antes de consumir;
- Evitar tocar objetos e superfícies e levar a mão à boca;
- Beber água filtrada ou potável.
Caso não seja possível em regiões com poucas condições de saneamento básico, deve-se ferver a água antes de utilizar para beber ou lavar alimentos.
Leia também: Como tornar a água boa para beber (9 métodos caseiros) tuasaude.com/como-tornar-a-agua-boa-para-beber