Apesar da probabilidade de engravidar depois dos 40 anos ser menor, isso é possível e pode ser seguro se a mulher seguir todos os cuidados que o médico indicar fazendo o pré natal com todos os exames necessários.
Nessa idade, a mulher que engravida precisa ser vista pelo médico de forma mais frequente e as consultas podem acontecer 2 a 3 vezes por mês e ainda precisa fazer exames mais específicos para avaliar tanto a sua saúde, como a do bebê.
1. Engravidar aos 40 anos é perigoso?
Engravidar aos 40 anos de idade pode ser mais perigoso que engravidar no início da vida adulta. Os riscos de engravidar aos 40 anos de idade incluem:
- Aumento das chances de desenvolver diabetes gestacional
- Aumento das chances de ter eclampsia, que consiste em pressão alta típica da gravidez;
- Maiores chances de ocorrer um aborto;
- Maior risco do bebê ter alguma deficiência;
- Maior risco do bebê nascer antes das 38 semanas de gestação.
Saiba mais detalhes sobre os riscos de engravidar depois dos 40.
2. Qual a probabilidade de engravidar aos 40 anos?
Apesar das chaces da mulher conseguir engravidar aos 40 anos de idade serem menores que aquelas que conseguem engravidar aos 20, elas não são inexistentes. Se a mulher ainda não tiver entrado na menopausa e não tiver nenhuma doença que afete o aparelho reprodutor, ela ainda tem chances de conseguir engravidar.
O que pode dificultar a gravidez aos 40 é o fato dos óvulos já não responderem tão bem aos hormônios responsáveis pela ovulação, devido a idade. Com o envelhecimento dos óvulos, há uma maior chance de ter um aborto espontâneo e do bebê sofrer de alguma doença genética, como a síndrome de Down, por exemplo.
3. Quando fazer tratamentos para engravidar depois dos 40 anos?
Caso após algumas tentativas a mulher não conseguir engravidar, ela pode optar pelas técnicas de fertilização assistida ou adotar uma criança. Algumas técnicas que podem ser usadas quando a gravidez natural não acontece são:
- Indução da ovulação;
- Fertilização in vitro;
- Inseminação artificial.
Estes tratamentos são indicados quando o casal não consegue engravidar sozinho após 1 ano de tentativas. Eles são uma boa alternativa para quem tem dificuldade em engravidar mas também podem ser bastante desgastantes pois a cada ano que passa as chances da mulher conseguir engravidar ou manter uma gravidez vão sendo reduzidas e cada um destes tratamentos só devem ser realizados 1 vez por ano.
Dicas para engravidar mais rápido
Para engravidar mais rapidamente é importante ter relações sexuais durante o período fértil, porque é o momento em que as chances de engravidar são maiores. Para saber quando é o seu próximo período fértil insira seus dados:
Além disso, outras dicas que podem ajudar, são:
- Realizar um check-up antes de começarem as tentativas para engravidar;
- Verificar a taxa de fertilidade através dum exame de sangue para checar os níveis de FSH e/ou estradiol no início do ciclo menstrual. Os níveis destes hormônios podem sugerir que os ovários já não respondem aos hormônios que induzem a ovulação;
- Começar a tomar ácido fólico cerca de 3 meses antes de começarem as tentativas para engravidar;
- Evitar o estresse e a ansiedade;
- Praticar exercícios físicos de forma regular e se alimentar bem.
Saiba quais os alimentos que contribuem para aumentar a fertilidade, no vídeo seguinte: