Quando golfar é normal e quando pode ser grave

É normal o bebê golfar durante o primeiro ano de vida devido ao trato gastrointestinal ainda imaturo e tamanho pequeno do estômago e, na maioria dos casos, as golfadas desaparecem até os 12 meses de idade.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

No entanto, o golfo do bebê, também conhecido como refluxo, algumas vezes pode ser indicativo de problemas, como a doença do refluxo gastroesofágico ou infecções, especialmente caso surjam outros sintomas, como febre, recusa de alimentos e perda de peso. Entenda melhor o que é o refluxo no bebê e suas causas.

Em caso de golfo do bebê, é importante consultar um pediatra especialmente caso surjam outros sintomas. Para evitar a golfada, podem ser indicados alguns cuidados como evitar dar mamadeiras muito cheias ou quando o bebê não está com fome. 

Imagem ilustrativa número 1

É normal o bebê golfar?

Na maioria dos casos, é normal o bebê golfar devido a um trato gastrointestinal imaturo e ao tamanho do estômago, que é pequeno e se enche rapidamente quando o bebê é alimentado. Saiba qual o tamanho do estômago do bebê em cada mês.

É normal o bebê começar a golfar por volta das 2 a 3 semanas de vida. Os golfos tendem a se intensificar até o 4º ou 5º mês e desaparecer gradualmente até os 12 meses de idade, na medida em que o trato gastrointestinal amadurece e o estômago aumenta de tamanho. 

Embora possa ser desconfortável, o golfo do bebê que é considerado normal não causa outros sintomas, como choro ou irritabilidade intensos, nem faz com que o bebê passe a recusar alimentos. Além disso, o bebê tende a crescer e se desenvolver normalmente apesar de golfar.

Quando o golfo pode ser um problema

O golfo do bebê pode ser indicar um problema em caso de:

  • Golfos com cor esverdeada ou com sangue;
  • Início dos golfos após os 6 meses;
  • Persistência dos golfos após 1 ano de idade;
  • Recusa de alimentos e/ou dificuldade para ganhar peso ou perda de peso;
  • Irritabilidade e/ou choro intenso, especialmente após as golfadas;
  • Crescimento anormal da cabeça;
  • Atraso do desenvolvimento.

Nestes casos, é importante consultar o pediatra, que é o médico mais indicado para avaliar o crescimento do bebê e identificar alterações no seu desenvolvimento. Além disso, caso surjam sintomas como golfadas com sangue, inchaço da barriga, convulsão, febre ou sono excessivo, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o médico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como evitar a golfada

Para evitar a golfada do bebê, é importante evitar dar a mamadeira ou amamentar sem que o bebê esteja com fome ou dar grandes quantidades de leite de uma só vez, devendo permitir que o bebê faça pausas para arrotar durante a mamada.

Além disso, outros cuidados para evitar a golfada incluem colocar o bebê para arrotar depois de comer e assegurar que apenas o vai deitar passados 30 minutos, não sendo recomendado balançar o bebê excessivamente após a alimentação. Confira mais dicas para diminuir o golfar do bebê.