O intestino inflamado pode acontecer devido ao consumo de alimentos e água contaminados com bactérias ou vírus, ou ser consequência da realização de radioterapia ou uso frequente de medicamento, causando sintomas como diarreia intensa, febre, náusea, vômito, perda do apetite e presença de muco nas fezes, que podem durar até 15 dias.
A inflamação do intestino, também chamada de enterite, deve ser identificada logo nos primeiros sintomas, pois assim é possível evitar que aconteça a perda excessiva de líquidos e a pessoa fique desidratada.
Assim, nos primeiros sinais e sintomas da enterite, é importante que o gastroenterologista ou clínico geral seja consultado, pois assim é possível identificar a causa da inflamação e iniciar o tratamento mais adequado, o que pode ser feito com repouso, alimentação leve e de fácil digestão e uso de antibióticos, em alguns casos.
Principais sintomas
Os principais sintomas de intestino inflamado são:
- Diarreia intensa;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Dor abdominal e cólica;
- Náusea e vômito;
- Dor ao defecar;
- Sangue e muco nas fezes;
- Dor de cabeça.
Quando a inflamação no intestino não é identificada e tratada, há maior risco de desidratação devido à perda excessiva de líquidos, o que pode provocar outros sinais como tonturas, sede constante, urina amarelo escura, cãibras e desequilíbrio, por exemplo. Veja como identificar a desidratação.
Teste online de sintomas
Para saber quais as suas chances de ter doença inflamatória intestinal, selecione os sintomas que apresenta:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da inflamação do intestino deve ser feito pelo gastroenterologista ou clínico geral a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.
Além disso, o médico pode solicitar a realização de exame de sangue e fezes com o objetivo de identificar o agente causador da enterite. Em alguns casos, pode também solicitar a realização de colonoscopia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Marque uma consulta com o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para avaliar a possibilidade de inflamação no intestino:
Principais causas
A inflamação no intestino pode ser classificada em tipos de acordo com a causa, sendo os principais:
- Enterite bacteriana, que é causada por bactérias, principalmente Escherichia coli, Salmonella sp., Campylobacter jejuni e Clostridium perfringens, e que acontece após o consumo de água e alimentos contaminados, principalmente leite e derivados não pasteurizados, carne de porco mal cozida ou alimentos contaminados devido à manipulação ou conservação dos alimentos;
- Enterite viral, que pode ser causada pelo adenovírus e rotavírus, e que também pode acontecer após o consumo de água e alimentos contaminados;
- Enterite após radiação, que acontece como consequência da radioterapia, em que pode haver destruição de células saudáveis, favorecendo a inflamação do intestino;
- Enterite autoimune, em que a inflamação da mucosa do intestino está relacionada com doenças intestinais autoimunes, principalmente doença de Crohn.
Além disso, a inflamação do intestino pode acontecer devido ao uso de medicamentos de forma frequente, principalmente Ibuprofeno e Naproxeno sódico, ou de drogas ilícitas, como cocaína.
Como é feito o tratamento
O tratamento para intestino inflamado deve ser indicado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa e causa da inflamação. De forma geral, é indicado que a pessoa fique em repouso, beba bastante líquidos ao longo do dia e tenha uma alimentação leve e de fácil digestão, assim é possível evitar mais inflamação no intestino e favorecer a recuperação.
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos, no caso de enterite bacteriana, pois assim é possível promover a eliminação do agente infeccioso. Nos casos mais graves, pode ser necessária hospitalização para ser feita hidratação do organismo por via endovenosa.
Veja mais detalhes sobre a alimentação durante o tratamento do intestino inflamado: