Enterogermina é um probiótico que ajuda a recuperar a flora intestinal bacteriana, sendo indicado para situações como diarreia, disbiose, virose e prisão de ventre, por exemplo.
O probiótico Enterogermina é composto por Bacillus clausii, bactérias benéficas que chegam vivas ao intestino e contribuem para o equilíbrio e restauração da flora bacteriana intestinal.
Leia também: Flora intestinal: o que é, para que serve e como repor tuasaude.com/flora-intestinalExistem três tipos deste suplemento, o Enterogermina, com 2 milhões de Bacillus clausii, o Enterogermina Plus, com 4 milhões e o Enterogermina Adulto, que contém 5 milhões. Esse probiótico pode ser adquirido em farmácias na forma de frascos ou sachês, devendo ser usado conforme a orientação do médico ou nutricionista.

Para que serve o Enterogermina
Enterogermina é indicada para:
- Tratar diarreia, prisão de ventre ou viroses;
- Ajudar no tratamento da disbiose;
- Melhorar a absorção de nutrientes;
- Fortalecer as defesas naturais do organismo.
Esses benefícios do Enterogermina são possíveis, porque esse suplemento contém Bacillus clausii, um probiótico que ajuda a restaurar a flora bacteriana do intestino.
Leia também: Probióticos: o que são, benefícios (e como tomar) tuasaude.com/o-que-sao-os-probioticosTipos e como tomar
A forma de tomar e a posologia do Enterogermina depende da apresentação, conforme indicado a seguir:
1. Enterogermina
O Enterogermina é um suplemento na forma de solução em frascos, podendo ser usado por bebês, crianças e adultos.
Como tomar: para tomar esse suplemento, basta agitar bem o frasco, girar a tampa para abrir e engolir o conteúdo.
Para bebês e crianças até os 18 anos, é indicado tomar 2 frascos ao dia, num intervalo de 3 a 4 horas. Já adultos podem tomar de 2 a 3 frascos por dia, com intervalos entre 3 a 4 horas.
Entretanto, a dosagem indicada para cada pessoa deve ser tomada conforme a indicação do médico ou nutricionista.
Composição: este suplemento contém 2 bilhões Bacillus clausii e água purificada.
2. Enterogermina Plus
O Enterogermina Plus também é encontrado na forma de frascos, em líquido. No entanto, a dosagem normalmente recomendada é menor.
Como tomar: adultos, bebês e crianças podem tomar 1 frasco por dia. Para tomar este suplemento, deve-se agitar o frasco, abrir a tampa superior e engolir o conteúdo.
No entanto, a quantidade a ser tomada deve ser indicada sempre pelo médico ou nutricionista, de acordo com os objetivos e necessidades de cada pessoa.
Composição: o Enterogermina Plus contém 4 bilhões de Bacillus clausii e água purificada.
3. Enterogermina Adulto
O Enterogermina Adulto é vendido da forma de grânulos em sachês, que se dissolvem facilmente na boca.
Como tomar: para usar esse suplemento, basta agitar bem o sachê, rasgar a linha demarcada e despejar o conteúdo diretamente na boca. Também pode-se diluir o suplemento num copo de água e tomar em seguida.
É indicado tomar 1 sachê por dia. Entretanto a dosagem diária deve ser sempre recomendada pelo médico ou nutricionista conforme as necessidades diárias.
Composição: o Enterogermina Plus contém 5 bilhões de Bacillus clausii, celulose, sílica, xilitol e aromatizante sabor laranja.
Possíveis efeitos colaterais
O Enterogermina pode causar efeitos colaterais em pessoas com hipersensibilidade aos componentes do produto, podendo provocar urticária, com sintomas como coceira, vermelhidão e irritação na pele.
Leia também: Urticária: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/urticariaQuem não pode usar
Mulheres grávidas ou em período de amamentação, assim como pessoas imunocomprometidas ou com problemas graves de saúde, só devem usar o Enterogermina com a prescrição do médico ou nutricionista.
Já o Enterogermina Adulto não deve ser usado por pessoas com menos de 19 anos.
Dúvidas comuns sobre o Enterogermina
Algumas dúvidas comuns sobre o Enterogermina são:
1. Enterogermina serve para diarreia?
O Enterogermina serve para diarreia, porque favorece a restauração da saúde da flora bacteriana intestinal, diminuindo a duração e melhorando a consistência das fezes.
Leia também: Diarreia: sintomas, causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/diarreia2. Pode tomar o Enterogermina por quantos dias
O Enterogermina pode ser tomado todos os dias.
Entretanto, os probióticos devem ser usados de preferência sob a recomendação do médico ou nutricionista e em situações que provocam um desequilíbrio da flora intestinal.
3. Diferença entre Floratil e Enterogermina
O Floratil é um medicamento que contém 250 mg do probiótico Saccharomyces boulardii CNCM I-745 liofilizado e excipientes, como estearato de magnésio e lactose.
Este medicamento é indicado para a prevenção da diarreia causada por antibióticos, para ajudar no tratamento da diarreia causada pelo Clostridium difficile, devido ao uso de antibióticos e quimioterápicos, e ajudar na restauração da microbiota intestinal.
Já o enterogermina é um suplemento alimentar composto pelo probiótico Bacillus clausii, sendo indicado para recuperar a flora intestinal, em caso de diarreia, virose, disbiose e prisão de ventre
4. Existe um Enterogermina genérico?
Não existe um genérico do Enterogermina. Entretanto, o mesmo probiótico do Enterogermina pode ser encontrado em produtos manipulados em farmácia de manipulação ou em outras marcas, como Biovicerim e Tamarine Germina.
5. Enterogermina serve para vômito?
Embora não seja diretamente indicado para vômito, o Enterogermina pode ser indicado para ajudar a equilibrar a microbiota intestinal, aliviando também esse sintoma.
Leia também: 6 dicas para curar uma virose mais rápido tuasaude.com/como-curar-uma-virose-mais-rapido6. Enterogermina serve para gases?
O Enterogermina serve para aliviar os gases, mas somente quando este sintoma é provocado por alterações na flora intestinal, como diarreia, disbiose ou prisão de ventre, por exemplo.
7. Grávida pode tomar Enterogermina?
A grávida pode tomar o Enterogermina, mas somente com a indicação e orientação de um médico.