Enxaqueca crônica é uma forte dor de cabeça, do tipo latejante, que acontece geralmente apenas em um lado e caracteriza-se por crises que duram de 3 a 72 horas, com ou sem aura, por um período de 15 dias seguidos e se repetem por mais de 3 meses.
Muitas vezes, as crises de enxaqueca aguda evoluem com piora da frequência e intensidade, gerando a enxaqueca crônica, sendo que, pode ser causada pelo uso excessivo de medicamentos analgésicos orais que a pessoa toma para passar a dor de cabeça.
A enxaqueca crônica não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados com a realização do tratamento indicado por um neurologista, que pode recomendar medicamentos anti-inflamatórios e à base de triptamina, como o sumatriptano e zolmitriptano.
Sintomas de enxaqueca crônica
Os principais sintomas de enxaqueca crônica são:
- Dor de cabeça intensa que não passam há mais de 15 dias e duram mais de 3 meses;
- Sono de má qualidade;
- Insônia;
- Dores no corpo;
- Irritabilidade;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Alterações do apetite e do humor;
- Náuseas ou vômitos.
Em alguns casos, pode surgir um tipo de reação do corpo, chamado de fotossensibilidade, que é quando os olhos ficam sensíveis ao entrar em contato com a luz das lâmpadas, do sol, ou até mesmo da tela do celular ou do computador, provocando piora da crise de enxaqueca crônica.
Isso também pode acontecer com sons, chamado de fotossensibilidade.
A prática de exercícios ou, simplesmente, a realização de movimentos como agachar, subir e descer escadas também pioraram as dores de cabeça durante uma crise de enxaqueca crônica. Veja mais outros sintomas que podem indicar enxaqueca.
Teste online de sintomas
A enxaqueca crônica é um tipo de enxaqueca. Para saber a possibilidade de ter enxaqueca, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um neurologista ou clínico geral.
Como confirmar
O diagnóstico da enxaqueca crônica é feito pelo médico a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e duração da dor de cabeça.
Em alguns casos, para descartar outras alterações neurológicas, pode ser recomendado realizar uma tomografia magnética ou uma ressonância.
Caso tenha interesse, marque uma consulta com o médico mais próximo para investigar a causa da dor de cabeça:
Possíveis causas
As causas de enxaqueca crônica ainda não são bem definidas, entretanto, sabe-se que alguns fatores podem levar ao surgimento desta condição, como:
- Automedicação relacionada com o uso excessivo de analgésicos;
- Problemas reumatológicos ou ortopédicos;
- Alterações psiquiátricos, como depressão ou ansiedade;
- Consumo exagerado de cafeína e derivados.
A enxaqueca crônica também pode estar associada à apneia obstrutiva do sono e obesidade, sendo que é mais frequente em mulheres do que em homens. Entenda mais porque mulheres têm mais enxaqueca.
Como é feito o tratamento
O tratamento para enxaqueca crônica deve ser indicado pelo neurologista e é baseado no uso de remédios anti-inflamatórios, analgésicos, triptanos e até anticonvulsivantes, que promovem um relaxamento na região da cabeça, como o topiramato e ácido valproico.
Um remédio para enxaqueca crônica que também pode ser usado e que tem mostrado eficácia é a toxina botulínica tipo A, principalmente em caso de enxaqueca crônica refratária.
No entanto, alguns remédios caseiros podem ser utilizados para auxiliar o tratamento da enxaqueca crônica, como sementes de girassol. Confira outras opções de remédios naturais para a enxaqueca.
Além disso, para melhorar os benefícios do tratamento, reduzir os sintomas e evitar crises de enxaqueca crônica é importante fazer atividade física regular, comer alimentos saudáveis, manter peso ideal, controlar o estresse, fazer relaxamento, fisioterapia, acupuntura e psicoterapia.
Assista o vídeo seguinte e saiba o que fazer para prevenir a enxaqueca: