Epilação: o que é, como é feita e cuidados

Epilação é a remoção dos pelos do corpo pela raiz ou bulbo piloso, localizados dentro da pele, podendo ser feito em qualquer região do corpo que tenha pelos, como virilhas, axilas, pernas, barba ou buço, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A epilação pode ser feita utilizando diferentes técnicas como cera quente ou fria, laser, uso de pinça, de linha ou de máquinas depilatórias, sendo um método de remoção de pelos com resultados mais duradouros.

Dependendo da técnica utilizada, a epilação pode ser feita pela própria pessoa ou pelo dermatologista ou profissionais especializados em epilação, sendo importante alguns cuidados após a epilação, como evitar usar roupas apertadas, hidratar a pele e proteger a pele do sol, por exemplo.

Dermatologista fazendo epilação a laser na axila de uma mulher

Para que serve

A epilação serve para remover o pelo desde a raiz ou bulbo piloso, que se encontram dentro da pele.

Esse tipo de tratamento estético pode ser feito em diversas regiões do corpo, como:

  • Virilhas;
  • Região íntima;
  • Axilas;
  • Buço;
  • Pernas e coxas;
  • Sobrancelhas;
  • Braços;
  • Nádegas e região perianal.

Além disso, a epilação pode ser feita no tórax, costas, abdômen, barba, mãos, pés ou região entre as sobrancelhas, por exemplo.

Dependendo da região do corpo a se tratada, podem ser utilizadas técnicas epilatórias diferentes.

Qual a diferença entre depilação e epilação?

Apesar do termo depilação ser usado qualquer método de remoção de pelos, existem diferenças entre a depilação e a epilação.

Leia também: Depilação: principais tipos, como fazer e cuidados tuasaude.com/depilacao

A epilação remove o pelo pela raiz, tendo resultados mais duradouros, enquanto a depilação remove o pelo somente que está na superfície da pele.

Além disso, as técnicas utilizadas são diferentes, pois a depilação pode ser feita com o uso de cremes depilatórios, lâminas ou barbeadores, e a epilação pode ser feita com cera, laser, pinça ou aparelhos depilatórios, por exemplo.

Como é feita

A epilação pode ser feita utilizando diferentes técnicas, como:

1. Cera

A epilação com cera quente ou fria pode ser feita em qualquer parte do corpo que tenha pelos.

Normalmente, a epilação com cera quente é mais confortável e menos dolorida do que com a cera fria, pois a temperatura da cera quente promove a dilatação dos poros da pele, facilitando a retirada do pelo, o que não acontece com a cera fria.

Na epilação com cera, os pelos normalmente voltam a crescer cerca de 2 a 4 semanas após sua remoção e, quando feito de forma regular, os pelos crescem mais finos e fracos.

Leia também: Cera caseira para depilação: como fazer e cuidados tuasaude.com/cera-caseira-para-depilacao

2. Pinça

A epilação com pinça é um método simples de remoção dos pelos fio a fio que pode ser feita pela própria pessoa ou como complemento da depilação com cera, quando ficam pelinhos que não conseguem ser removidos com a cera.

Além disso, o uso da pinça pode ser feito em regiões com poucos pelos, como sobrancelhas, buço ou queixo, por exemplo.

3. Aparelhos elétricos

Os aparelhos elétricos para epilação possuem pequenos discos ou molas que funcionam como pinças elétricas, retirando o pelo pela raiz. Saiba como usar o aparelho elétrico para epilação.

Esse tipo de epilação é prático e pode ser feito pela própria pessoa, no entanto, costuma ser doloroso e pode causar irritação na pele e quebrar o pelo favorecendo desenvolvimento de pelo encravado.

Leia também: Pelo encravado: sintomas, causas, tratamento (e como tirar) tuasaude.com/pelo-encravado

4. Linha

A epilação com linha, também chamada epilação egípcia, é feita com uma linha fina de costura de 100% algodão, que é torcida formando um oito e deslizada sobre a pele, para remover o pelo desde a raiz.

Esse tipo de epilação normalmente é feito em regiões do corpo como sobrancelhas, buço ou pelinhos do rosto, embora possa ser feito em qualquer parte do corpo que tenha pelos.

4. Laser

A epilação a laser é um dos métodos mais duradouros para remoção de pelos, pois utiliza feixes de luz que danificam a raiz do pelo de forma permanente. Veja como é feita a epilação a laser.

Geralmente, são necessárias cerca de 4 a 6 sessões, dependendo da região do corpo a ser tratada, e podendo ser necessárias sessões de manutenção.

Assista o vídeo a seguir e esclareça as suas dúvidas sobre a epilação a laser:

DEPILAÇÃO A LASER: tudo o que precisa saber

08:01 | 367.859 visualizações

5. Luz pulsada

A epilação por luz pulsada, também chamada de fotoepilação, é outra técnica que promove resultados mais duradouros, pois utiliza luz intensa pulsada (LIP), que ajuda a destruir lentamente as células que produzem os pelos.

Geralmente, são necessárias cerca de 10 sessões, tendo melhores resultados em pessoas com pele clara e pelos escuros. Saiba mais sobre a epilação com luz pulsada.

7. Eletrólise

A epilação por eletrólise, também chamada de eletrólise ou epilação elétrica, é uma técnica que utiliza uma corrente elétrica que destroi as células germinativas do pelo, na sua raiz, sendo também uma técnica duradoura.

Esse tipo de epilação pode ser feito para remover pelos brancos, sendo necessárias várias sessões, o que varia de pessoa para pessoa, além de ser recomendadas sessões de manutenção que podem ser feitas 1 ou 2 vezes por ano.

Cuidados após a epilação

Alguns cuidados são importantes após a epilação, como:

  • Evitar banhos muito quentes, para não irritar a pele;
  • Aplicar uma loção calmante na pele epilada, como Aloe vera;
  • Manter a pele hidratada, usando cremes hidratantes;
  • Evitar se expor ao sol cerca de 24 horas apos a epilação com cera ou no intervalo das sessões de epilação a laser, eletrólise ou luz pulsada;
  • Usar protetor solar diariamente, com no mínimo FPS 30, e reaplicar sempre que necessário;
  • Evitar roupas muito apertadas, pois podem irritar a pele e causar foliculite;

Além disso, no caso da epilação a laser, luz pulsada ou eletrólise, é recomendado não fazer epilação com cera ou arrancar os pelos com pinça, durante o tratamento.

Leia também: 6 hidratantes caseiros para o corpo e como preparar tuasaude.com/solucao-caseira-para-pele-seca-e-extra-seca

Riscos da epilação

A epilação pode ter alguns riscos como irritação, queimaduras na pele, formação de queloides, manchas ou vermelhidão na pele, infecções, pelo encravado ou foliculite, por exemplo. Saiba como identificar e tratar a foliculite.

Além disso, no caso da epilação com cera, dependendo do tipo de cera, pode ocorrer alergia na pele.

Leia também: Alergia na pele: sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/alergia-na-pele

Vídeos relacionados

Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

07:21 | 71.638 visualizações

DEPILAÇÃO A LASER: tudo o que precisa saber

08:01 | 367.859 visualizações

Como escolher o PROTETOR SOLAR

05:19 | 73.728 visualizações